segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Cultura Afro e Turismo de Base Comunitária aumentam renda de famílias cariocas

Aulas de moda étnica, artesanato, culinária africana, serigrafia, costura e cerâmica negra. Tudo no mesmo lugar e gratuitamente. Com apoio do Ministério do Turismo (MTur), em quatro meses, 250 moradores da Vila do João, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ), já participaram de oficinas de capacitação oferecidas pela ONG Ação Comunitária do Brasil. O projeto “Vila do João: uma fusão entre Brasil e África” está entre as 50 ações de Turismo de Base Comunitária (TBC) selecionadas em 2008 pelo edital nº 001/2008.

Durante as oficinas, os alunos aprendem a confeccionar produtos voltados para o setor turístico. De acordo com Ana Paula Degani, técnica do projeto, os cursos são direcionados para a gestão de empreendimentos baseados nos preceitos da economia solidária e do comércio justo, que valorizam e resgatam a cultura afro-brasileira, sobretudo a angolana, visando a promoção das culturas supracitadas. A Vila do João é a maior comunidade angolana do estado do Rio de Janeiro.

Segundo Degani, depois do término das oficinas, os alunos participam de um grupo produtivo em que dão continuidade ao trabalho em cooperação. “Incentivamos a formação desses grupos porque após o aprendizado sempre existe o desejo de criar, e os lucros são divididos igualmente”, explica a técnica. As confecções são expostas e comercializadas nos corredores culturais do Rio de Janeiro, no Shopping da Gávea e na Vitrine Social da ONG, que fica no centro da capital.

Com a capacitação, os turistas que visitam a Vila do João tem a oportunidade singular de conhecer o bufê Marea, especializado em culinária étnica; artigos de cerâmica negra da Maré; bonecas banto, feitas de retalhos e criadas em homenagem à beleza da figura negra; artigos de vestuário e de decoração em que são utilizadas técnicas de pintura típicas da África, como o Batik Tie-Dye; entre outros. As atividades resgatam a memória afro e fortalecem a identidade local, favorecendo a alteridade entre visitantes e anfitriões.

“A gente vê o aumento da qualidade de vida dessas famílias. Com a venda dos produtos, há um incremento na renda. Além disso, eles passam a valorizar a comunidade a qual pertencem e reconhecem o seu próprio potencial”, acrescenta a técnica, orgulhosa do trabalho desenvolvido pelos aprendizes. Atualmente, cerca de 50% dos educadores dos cursos e oficinas desenvolvidos pela ONG são ex-educandos, moradores das áreas onde atuam.
Fonte: MTur

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Especialistas discutem necessidades e desenvolvimento dos transportes no Brasil


A relação entre turismo e transportes foi tema do primeiro dia de debates da I Semana Temática em Transportes da Universidade de Brasília (UnB). O evento teve início nesta quarta-feira (25) e, até a próxima sexta-feira (27), reunirá especialistas de ambos os setores. O objetivo é discutir necessidades e o desenvolvimento dos transportes no Brasil.



O diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo (MTur), Ricardo Moesch, foi um dos palestrantes com o tema “Plano Nacional de Turismo e Infraestrutura de Transporte”. Na oportunidade, Moesch falou sobre a atuação do MTur, da Embratur e a Lei Geral do Turismo (nº 11.771) – que foi sancionada em 17 de setembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



Ele ressaltou a importância das transportadoras turísticas estarem registradas no Cadastur, o Sistema de Cadastro dos Empreendimentos, Equipamentos e Profissionais da Área de Turismo. Segundo o diretor, todo operador e prestador de serviços turísticos no Brasil deve, obrigatoriamente, ter registro no sistema e renová-lo a cada dois anos. “O cadastro garante mais segurança e tranqüilidade para o turista”, afirmou Moesch.

Fonte:MTur

Dubai World entra em concordata, pánico nas finanças mundiais de Turismo.

O mundo financeiro está a enfrentar um novo choque depois que ontem o Dubai World, maior investidor da cidade-Estado que se catapultou nos últimos anos aos píncaros da modernidade no sector do Turismo, pediu uma moratória de seis meses para a sua dívida, que segundo a imprensa internacional ascende a 60 mil milhões de dólares.
As agências internacionais noticiavam hoje de manhã que os bancos europeus têm estado a ser penalizados nas bolsas pela situação do Dubai World e da sua subsidiária de desenvolvimento imobiliário, Nakheel.
As notícias referem que o conjunto de interesses representados pelo que se tem chamado de Dubai Ink têm um endividamento que atinge os 80 mil milhões de dólares e que já foi o Abu Dhabi, exportador de pretóleo, que no início do ano teve que ir em seu socorro, ficando com dez mil milhões de dólares de obrigações.
Um grupo de análise de risco de crédito no Dubai baseado em Wagington, citado pelas agências internacionais, comentou que o anúncio da moratória não é explícito, mas avançou desde logo que se não for voluntária o Dubai World entrará em default, com repercussões negativas muito graves.
As notícias salientam que a moratória surgiu depois de meses de desmentidos por parte do Dubai de dificuldades causadas pela crise financeira global, que levou a adiamentos no desenvolvimento de alguns dos seus projectos mais emblemáticos, como a ilha artificial em forma de palmeira.
Outros projectos, porém, estão em vias de se concretizarem, como é o caso do edifício Burj Dubai, com mais de 800 metros de altura, que tem abertura prevista há para o próximo mês de Janeiro.
Alguns analistas citados pelas agências internacionais dizem que quase seguramente o Dubai terá que abandonar o modelo de desenvolvimento que tem seguido, assente na promoção imobiliária financiada com forte recurso ao crédito.
Fonte: PressTur

Quintas do Rio Bengo, Angola

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Aeroportos das cidades-sede terão R$ 5,5 bi até 2013

BRASÍLIA - Três comissões da Câmara dos Deputados (Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Viário e Desporto e Turismo) realizaram uma reunião ontem (terça, dia 24) com a Infraero e a Anac para definir os investimentos para a Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o presidente da Comissão de Desporto e Turismo da Câmara, deputado Afonso Hamm, o cronograma apresentado pela Infraero prevê o investimento de R$ 5,5 bilhões em 15 aeroportos das 12 cidades-sede, até 2013.

No entanto, uma das perguntas da reunião não foi respondida: o pico da Copa do Mundo vai ter vazão? A resposta desta dúvida pode sair hoje porque o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está em reunião com representantes dos ministérios da Defesa, do Turismo e do Planejamento para discutir o assunto.

Fonte: Panrotas

Brasil atrai investidores internacionais

São diversos os grupos hoteleiros internacionais que planeiam abrir as suas primeiras unidades no Brasil. Com a realização dos dois grandes eventos internacionais, o Mundial de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, a América Latina é alvo de todas as atenções.

Um dos investidores é a Sotheby’s International Realty, com escritórios em Atlanta (EUA), Londres, Portugal, Grécia, Alemanha e África do Sul, e que vai enviar os seus representantes ao Brasil para que nos próximos meses verifiquem quais as oportunidades no sector imobiliário de luxo nas cidades do Rio de Janeiro e em São Paulo.

Também o grupo Jumeirah planeia abrir seus primeiros hotéis no Brasil. A prioridade passa por operar hotéis em São Paulo e Rio de Janeiro, as maiores cidades do Brasil, e também o segmento dos resorts.

O grupo Four Seasons prevê chegar a acordo com os responsáveis de três projectos para os próximos 18 meses, incluindo hotéis em São Paulo e Rio de Janeiro e um resort de praia.
Fonte: Ambitur

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Bahia mostra potencialidades no Festival do Turismo de Gramado




A Secretaria de Turismo e a Bahiatursa vão mostrar o que a Bahia tem de melhor durante o 21º Festival do Turismo de Gramado, que começa amanhã e vai até 22 de novembro no Centro de Feiras e Eventos Serra Park, no Rio Grande do Sul. A Bahiatursa terá um estande na área LGBT da Feira, onde será lançado o Guia baiano de turismo voltado ao público LGBT.

No estande baiano, uma baiana caracterizada estará recebendo os visitantes e distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim. O diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa vai estar presente na Feira e deve participar juntamente com o trade gaúcho de rodadas de negócios, além de reuniões e atividades do Festival. A idéia é atrair novos e bons negócios para o turismo baiano.

O evento, voltado para profissionais de turismo, é considerado um dos mais importantes do setor, e espera esse ano a participação de mais de 13 mil convidados.
Fonte: Decom Bahiatursa

Biblioteca Pública Municipal ganha CDC

Seguindo orientação do Sr. Prefeito Municipal de Ilhéus, Sr. Newton Lima, a bibliotecária chefe Sra. Regina Macedo Figueroa, elaborou e enviou projeto de parceria para inclusão digital ao Ministério do Planejamento.

Este projeto de Nº 1185/2009 foi aprovado em 16/10/2009 pela Coordenação Nacional do Ministério, nos seguintes termos: informamos que o projeto de inclusão digital proposto pela Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, foi aprovado, salientando ser o único a ser aprovado no Nordeste. Consta a doação de dez (10) computadores, um (01) servidor e uma (01) impressora a jato de tinta. A SECTI, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação é a entidade Estadual responsável pela entrega do material

Na quinta-feira dia 26 ás 17 horas, será realizada a inauguração do CDC, Centro Digital de Cidadania pelo Prefeito Municipal Sr. Newton Lima em parceria com o Excelentíssimo Sr. Governador Jaques Wagner, estando presentes o Secretário de Cultura, Márcio Meirelles, Secretário de Ciência é Tecnologia, Sr. Eduardo Ramos, Coordenadora dos CDC na Bahia, Sra. Rúbia Carvalho, Presidente da Fundação Pedro Calmón, Prof. Ubiratan Castro, Gerente da GESB, Maria Cristina Santos dentre outras autoridades já confirmadas. Após a inauguração do CDC acontecerá o lançamento do catálogo online do acervo da Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho.

Este projeto coloca a biblioteca mais perto dos usuários, democratizando o acesso a informação neste caso o acesso aos livros e a internet de forma eficiente e gratuita, conforme o Prefeito Newton Lima deseja e exige.

Ariel Figueroa
Consultor e Articulista
www.colunadeturismo.com.br

domingo, 15 de novembro de 2009

Robert Parker recebe primeira garrafa de vinho brasileiro

O norte-americano Robert Parker, considerado há 30 anos o crítico de vinhos mais influente do mundo, terá a oportunidade de degustar, pela primeira vez, um vinho brasileiro. No Wine Future Rioja,The common goal is to establish guidelines for the challenges and opportunities that the industry is facin reunidas nesta quinta e sexta-feiras (días 12 e 13), em o maior evento vinícola do ano, realizado na cidade de Logroño, na Espanha, a gerente de Promoção Comercial do projeto setorial integrado Wines From Brazil (WFB), Andreia Gentilini Milan, presenteou Parker com uma garrafa do Salton Talento 2005. “Espero que ele deguste e goste”, comentou Andreia, que aproveitou a oportunidade para entregar um kit com o material promocional de 38 vinícolas brasileiras integrantes do WFB.

“Nunca coloquei uma gota de vinho brasileiro na boca. Trabalho com vinhos há 25 anos e jamais recebi algum telefonema de um importador oferecendo degustação de vinhos brasileiros. Nem fui procurado por um representante do governo brasileiro responsável pela promoção de vinhos”, disse ele em entrevista à revista Veja, em 2003. De lá até hoje, ele permanecia virgem em relação aos vinhos made in Brasil.

Segundo Andreia, Parker degusta cerca de 6 mil vinhos por ano. Nada demais, visto que, no passado, sua média era de 10 mil degustações ao ano. Ele escreve sobre vinhos desde 1978 e publica o imprescindível jornal The Wine Advocate (O Advogado do Vinho).

No Wine Future Rioja, o crítico norte-americano conduziu uma degustação de 20 vinhos da variedade Grenache (em frencês), originária da Espanha (onde é conhecida como Garnacha). Todos os rótulos, vindos da França, Espanha, Austrália e Estados Unidos (Califórnia) tinham mais de 90 pontos, a maioria entre 94 e 98. Comentando o que mais valoriza nos vinhos, Parker disse que não dá muita importância para a cor dos vinhos. “No nariz, aroma é o onde está o encanto do vinho, puro, intenso, revelando a sua personalidade. Na boca, dou muita importância a textura do vinho, se é intenso, saboroso e aromático e não muito pesado. Deve ser limpo e puro”, ensinou.

Parker ainda comentou que o consumo de vinho nos Estados Unidos está despertando paixões, especialmente em relação aos tintos, apesar de os brancos também estarem experimentando um notável crescimento.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO IBRAVIN
OAJ Comunicação & Marketing
>>>Orestes de Andrade Jr.
(+55 51 8111.7199
(+55 51 3276.7035
*imprensa@ibravin.org.br
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Kiaroa recebe prêmio internacional


Fonte foto: flickr.com
Mais uma vez o Kiaroa Eco-Luxury Resort, na Península de Maraú (BA), foi premiado pelo júri do World Travel Awards. O resort boutique foi eleito pela segunda vez consecutiva o "leading green hotel" da América do Sul, e selecionado entre os 25 mais sustentáveis do mundo.

Flavio Marega, ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Londres, representou o resort no evento de premiação, recebendo o troféu das mãos do fundador e presidente do World Travel Awards, Graham Cooke.

A premiação marcou a abertura do World Travel Mart (WTM), a maior feira mundial da indústria do turismo, realizada anualmente em Londres. Esta foi a 16ª edição do World Travel Awards, que contou com mais de 183 mil votantes e 3.600 candidatos em diversas categorias. As cerimônias de entrega ocorreram simultaneamente em Londres, Dubai, Durban (África do Sul) e Riviera Maia (México) entre os dias 7 e 8 de novembro.
Fonte: HN(Délia Coutinho)

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

MAHALO PAN & GAMES - ILHÉUS BAHIA BRASIL


Fonte: www.jornalbahiaonline.com.br

Salvador Convention capta nove eventos em outubro


Foto: periclesvc2008.blogspot.com
O Convention Bureau de Salvador e Litoral Norte captou nove eventos só no mês de outubro, sendo dois internacionais. Juntos, os congressos vão trazer mais de 9,1 mil turistas para a cidade baiana e movimentar mais de US$ 11,4 milhões, além de gerar 37 mil room nights até outubro de 2011.



Entre os eventos estão a XXI Reunião Anual da Sociedade Latino Americana de Endocrinologia Pediátrica, para 2010, e o XXXV Congresso Brasileiro de Pediatria, em 2011.



Nos primeiros nove meses do ano, a entidade atraiu 54 eventos, sendo nove internacionais e seis dentro dos parâmetros da ICCA (International Congress and Convention Association). A expectativa é que esta captação traga 44 mil turistas, gerando 177,5 mil room nights e US$ 55,4 milhões.



"Estamos trabalhando para trazer cada vez mais eventos de maior qualificação, com um público de maior poder aquisitivo que vai gastar mais, beneficiando a economia local", destaca Mario Bruni, presidente da entidade.

Fonte HN(Ana Lucia Silva)



Serviço

www.salvadorconvention.com.br

CVC lança o vale-viagem para aquecer vendas no varejo

No mês que antecede as compras de Natal, operadora lança cartão-presente com créditos que podem ser trocados por viagens pelo Brasil

Presente de Casamento, Bodas, Natal, Aniversário, Dia dos Pais, das Mães, Dia das Crianças, dos Namorados. Para tornar o ato de presentear mais original e criativo, a CVC Turismo investe em uma nova ferramenta de comercialização de pacotes de viagens, que promete aquecer as vendas no varejo especialmente nesse fim de ano.

A novidade leva o nome de Vale-Viagem CVC, um produto exclusivo que chega ao mercado neste mês que antecede as compras de Natal, para trazer uma opção a mais àqueles que ficam em dúvida sobre a melhor forma de surpreender com o presente ideal.

Podendo ser adquirido em qualquer uma das lojas CVC e nos mais de 8.000 agentes de viagens credenciados em todo o Brasil, o Vale-Viagem CVC é a solução perfeita para quem pretende homenagear alguém ou mesmo para empresários que costumam oferecer viagens de incentivo a parceiros como prêmios de metas ou concursos.

As grandes empresas, com filiais espalhadas pelo País, por exemplo, poderão comprar o Vale-Viagem CVC e presentear seus colaboradores alocados em outros estados, já que o cartão pode ser trocado em qualquer loja CVC ou nos agentes de viagens credenciados em todo o território nacional.

Desenvolvido pela GP7 Comunicação + Inteligência de Mercado, agência de publicidade que atende a operadora de viagens, e pela Área de Planejamento e Estratégia em Vendas da CVC, o Vale-Viagem CVC é personalizado e composto por um kit que contém manual de instruções, cartão com número de série, sacola e caixa-presente e cartão temático de acordo com a data comemorativa escolhida (foto).

Para adquirir o Vale-Viagem CVC, o cliente e/ou a empresa pode comprar o valor total referente à viagem escolhida ou, se preferir, pode adquirir cotas com valores a partir de R$ 200, que podem ser complementados pelo beneficiado e/ou trocados por viagens nacionais e internacionais.

Se a viagem escolhida custar mais do que o crédito disponível no Vale-Viagem CVC, o ganhador pode pagar a diferença à vista ou em parcelas com cheques, cartões de crédito ou débito, entre outras formas de pagamento disponíveis nas lojas CVC ou nos agentes de viagens credenciados. Já se a viagem custar menos, o saldo do Vale-Viagem CVC poderá ser utilizado em uma próxima compra de pacotes da operadora.

Outro grande benefício é que Vale-Viagem CVC não tem prazo de validade, podendo o ganhador utilizar seus créditos para adquirir qualquer pacote de viagem, em qualquer época do ano, por tempo indeterminado.

Além disso, o cartão pode ser recarregado por diversas vezes e o presenteado poderá consultar o saldo do cartão no site www.valeviagemcvc.com.br.

“O projeto abre um novo canal de comercialização de pacotes, utilizando nossa rede de distribuição por todo o País. Trata-se de um produto ainda não existente no mercado de turismo, que oferece novas oportunidades de vendas para nossos agentes de viagens e lojas CVC”, diz Valter Patriani, presidente da CVC Turismo.

“O cliente poderá comprar o Vale-Viagem em São Paulo, por exemplo, e presentear alguém que resida em Manaus, utilizando nossas filiais e representantes no Brasil. É prático e funcional, além de ser um presente original e inesquecível”, diz Patriani.

Mais informações:
CVC Turismo
Telefone: (011)21918400
E-mail: cvc@cvc.com.br

Fonte: Comunicação Corporativa – CVC Turismo