quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Turismo de Saúde, artigo de Ariel Figueroa

TURISMO DE SAÚDE



Terapia em águas minerais, segmentação do turismo.


As medidas alternativas para a prevenção à saúde e ao tratamento de doenças são cada vez mais procuradas em todo o mundo. O termalismo, ou terapia em águas minerais, é praticado em algumas partes do Brasil, como nos municípios que compõem os circuitos paulista e mineiro das águas. As águas com componentes medicinais atraem muitos turistas que buscam descanso, cura de estresse e de dores musculares, dentre outros.

O assunto foi discutido nesta quarta-feira (30), em Águas de São Pedro (SP), por empresários, gestores públicos e representantes de entidades de classe. O I Simpósio Brasileiro de Crenologia e Hidrologia Médica é promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (ABINAM). Na pauta dos debates estão o termalismo na América do Sul, as experiências internacionais, o Turismo de Saúde e Lazer e as tendências atuais.

A coordenadora geral de Segmentação do Ministério do Turismo (MTur), Sáskia Lima, participante do simpósio, diz que a oferta de termalismo no Brasil pode ser mais explorada. “Destinos cujo destaque são as águas termais podem atender tanto a uma demanda de pacientes em busca de cura, como também aquele público que busca a prevenção, o bem estar”, afirma Lima, ao lembrar que o termalismo é um nicho do Turismo de Saúde. “O diferencial desse segmento é que, em geral, o turista ou o paciente-turista não viaja sozinho, e sua permanência não costuma ser de menos de 10 dias” complementa.

Para a técnica do MTur, Alessandra Lana, “o encontro contribuirá para a consolidação e para o desenvolvimento do segmento, uma vez que está provocando a discussão e a aproximação de atores importantes do Turismo de Saúde, que têm grande conhecimento sobre o assunto”.

Na última terça-feira (29), uma equipe do MTur participou de reunião com os prefeitos de Águas de São Pedro, Paulo Cesar Borges e de Águas de Lindóia, Martinho Antônio Mariano, para discutir e avaliar a situação do Termalismo no Brasil e as experiências bem sucedidas na Itália. Também estiveram presentes o diretor Administrativo do Circuito das Águas paulistas, Geraldo Tartarelli Pontes, o presidente e o vice-presidente da Organização Mundial de Termalismo (OMTh), Ennio Gori e Fábio Lazzerini, respectivamente, além de representantes do turismo local.

Durante a reunião, a coordenadora do MTur propôs a criação de uma rede de relacionamento entre representantes do poder público, privado e terceiro setor envolvidos com o termalismo. O objetivo é o debate das necessidades e entraves relativos a atividade. De acordo com Lima, a criação da rede possibilitaria a troca de experiências e informações.


Constituído por atividades turísticas decorrentes da utilização de meios e serviços para fins médicos, terapêuticos e estéticos. O segmento possui duas vertentes:

Medicinal ou Médico: São deslocamentos motivados pela realização de tratamentos e exames, diagnósticos, apanhamento de equipes médicas ou recursos humanos especializados e integrados em estruturas próprias, os quais têm como objetivo tanto a cura ou a amenização de efeitos causados por diferentes patologias, como também fins estéticos e terapêuticos. Neste caso, essa atividade engloba procedimentos médicos, odontológicos, cirúrgicos e não-cirúrgicos. Está ligado a cura de doenças e enfermidades em hospitais, clínicas e consultórios médicos e odontológicos.

Bem-estar: São atividades turísticas motivadas pela busca de tratamentos que podem ser acompanhados por equipes médicas ou profissionais especializados, que visam não só a prevenção de determinadas doenças e diminuição dos níveis de estresse, como também a aprendizagem e manutenção de uma vida saudável e equilibrada. Está ligado a prevenção da saúde em spas, estâncias hidrotermais, balneários e resorts.

Esta é a saída para Olivença, nosso maravilhoso balneário a beira-mar. As águas ferruginosas, comprovadamente saudáveis para inúmeras doenças, piscinas, mata atlântica, trilhas, cultura indígena, cultura do tempo da colónia, bons resorts, boas pousadas, restaurantes, um maravilhoso espaço de entretenimento (Batutaba Beach), tudo pronto. Só falta conhecimeno de causa, formatar este produto como sendo especial. Uma linda pérola dentro de uma maravilha de Município. Hoje não se trabalha mais o Município como um todo, e sim as facetas deste, os nichos de mercado que este apresenta. Isto é a segmentação do Turismo.

Ilhéus precisa acompanhar as tendências mundiais, acompanhar com atenção o que está acontecendo fora dos limites municipais, deixar de contemplar o próprio umbigo.

Olha que maravilhoso Produto para ser apresentado na próxima Feira das Américas, ABAV.

Ariel Figueroa
www.colunadeturismo.com.br

Fonte: Dados do MTur