sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Veleiro cumpre mesma rota de Charles Darwin e chega à Bahia na próxima segunda-feira

O veleiro de porte similar ao do “HMS Beagle”, barco em que Charles Darwin fez sua viagem ao redor do mundo, chega a Salvador na Bahia Marina, na próxima segunda-feira, 05/10, trazendo em sua tripulação diversas personalidades da televisão holandesa e será recepcionado pela Bahiatursa e Secretaria do Turismo.

A embarcação vem para finalizar as gravações de um documentário da TV PRO (http://www.vpro.nl), sobre a viagem de Charles Darwin ao redor do mundo, “The Beagle Voyage”. O trajeto está sendo feito em clipper de bandeira holandêsa “Stad Amsterdam”.

A viagem teve início em agosto (com partida de Plymouth, no Reino Unido) e duração prevista de 10 meses ou até percorrer todos os países/portos onde passou Charles Darwin. O documentário produzirá 35 episódios (45 minutos cada), dos quais 3 no Brasil (Fernando de Noronha, Salvador e Rio de Janeiro). Segundo a VPRO, o documentário terá 3 abordagens básicas: visão científica do assunto (Teoria da Evolução), fauna/ecossistema e as belezas naturais dos lugares visitados por Darwin.

Charles Darwin na Bahia

Foi ao ancorar na baía de Todos os Santos em 28/02/1832 que ele disse “A vista da cidade é magnífica!”. Dia 1º de março, portanto há 176 anos atrás, Darwin escreveu: “Ninguém seria capaz de imaginar nada tão belo quanto a antiga cidade da Bahia; ela fica docemente aconchegada num bosque exuberante de lindas árvores e, situando-se sobre uma colina íngreme, descortina as águas calmas da grande baía de Todos os Santos. As casas são brancas e altivas... Os conventos, os pórticos e os prédios públicos quebram a uniformidade das casas; a baía é repleta de grandes navios. Em suma, e o que mais se poderá dizer? Ela é uma das paisagens mais lindas dos Brasis... Creio que os afetos, assim como as coisas boas, florescem e aumentam nestas regiões tropicais... A convicção de estar andando pelo novo mundo ainda é espantosa a meus próprios olhos...”. Aqui ele coletou animais, plantas, rochas e principalmente, foi o seu primeiro contato com as florestas tropicais. Fruto das suas caminhadas pela cidade, foi que ele percebeu “É uma coisa nova e agradável para mim tomar consciência de que se dedicar a história natural é fazer o meu dever e que, se eu desdenhar este dever, estarei ao mesmo tempo negligenciando o que por alguns anos me deu tanto prazer”.

Fonte/site: http://pergaminho-cientifico.blogspot.com/2008/03/charles-darwin-1809-1882-chega-bahia-ao.html

Sugestão de entrevistada: prof. Dra. Rejâne Lira/ UFBA (71) 32836564

Contato da produtora do documentário:

Nicole Frints
tel. +31 35 - 67 12 439
Cel. +31 6 51 245 261
Email. N.Frints@vpro.nl
http://beagle.vpro.nl
http://beagle.vpro.nl/beaglenieuwsbrief

Departamento de Comunicação da Bahiatursa