sexta-feira, 26 de junho de 2009
Brasil promove o São João no exterior, menos o baiano.
São João de Campina Grande(foto-flickr.com)
A Embratur intensificou a divulgação das festas juninas no mercado internacional. Estão inclusos no projeto Portugal, Reino Unido e Espanha, nos quais agentes de viagens e operadores que vendem o Brasil receberam por e-mail as informações sobre as Festas de São João de Campina Grande (PB) e de Caruaru (PE), além do Festival de Paritins (AM) e o Bumba Meu Boi, em São Luis (MA).
Para tanto, a entidade realizou uma pesquisa com cooperação técnica da Unesco, perguntando ao turista cultural estrangeiro o que se destaca como a característica mais expressivas do Brasil. O resultado apontou as danças e a hospitalidade, seguida de manifestações populares (47%) e artesanato e gastronomia (30%). Os festejos juninos foram considerados manifestações autênticas, representando a diversidade cultural brasileira.
Só não consigo entender a ausencia da Bahia no contexto da promoção do São João. Afinal a parceria entre o Governo do Estado e o Federal, funciona? Mistério.....