De um grande evento como a Copa do Mundo em 2014 ao fortalecimento do Programa de Regionalização do Turismo. Com recursos assegurados da ordem de R$ 280 milhões, o Sebrae, em parceria com o Ministério do Turismo e entidades do setor, vai trabalhar pela excelência deste segmento.
Essa estratégia foi detalhada pelo presidente Paulo Okamotto e pelo diretor técnico Luiz Carlos Barboza durante entrevista coletiva realizada quinta-feira (2), no 4º Salão de Turismo, em São Paulo. "A prioridade do Sebrae é facilitar a gestão dos negócios e, trabalhando de forma integrada com diferentes órgãos e entidades, vamos multiplicar os instrumentos de capacitação", afirma Okamotto.
O Sebrae Nacional e as unidades estaduais desenvolvem mais de 160 projetos com 982 parceiros e a tendência é de crescimento. A atuação se dá em diferentes frentes através de parcerias com o Ministério do Turismo, Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Para Luiz Carlos Barboza, o turismo pode ser considerado como uma grande montadora de serviços de uma empresa complexa. "Quem visita um lugar guarda uma impressão do conjunto e a qualidade dos serviços depende da integração entre os vários atores", avalia.
Como exemplo, lembrou que um projeto de recuperação de linhas férreas de pequeno percurso em lugares turísticos pode ter um enorme impacto. "Calculamos que entre 150 e 200 pequenos negócios possam ser revitalizados em cada um destes percursos", disse Barboza.
Fonte: globo.com