segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

11 milhões visitam São Paulo em 2008

A cidade de São Paulo recebeu onze milhões de turistas em 2008, que geraram uma receita de 8,3 mil milhões de reais (cerca de 2,8 mil milhões de euros), tendo aumentos em 2,8% em visitantes e em 2,5% em receita, segundo informação da SPTuris, empresa de promoção turística e eventos da cidade.A informação indica ainda que também a ocupação da hotelaria subiu no ano passado, em 2,24% ou 1,5 pontos percentuais, para 68,5%, e que a tarifa média e a RevPAR (receita por quarto disponível) em 2008 situaram-se em 159,45 e 109,25 reais, respectivamente, o que reflecte aumentos em 12% e em 38% relativamente a 2005."Esses números representam uma grande conquista para a cidade e apontam a consolidação de São Paulo como destino, não somente de eventos e negócios, mas também de lazer, compras, saúde e conhecimento", comentou o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho.A informação divulgada pela empresa especifica que em 2008 São Paulo foi visitada por 9,3 milhões de turistas domésticos e 1,7 milhões de estrangeiros, com os principais mercados emissores a serem os Estados Unidos, Argentina, Alemanha, França, Chile, Portugal, Itália, Espanha, Inglaterra e México.Dados dos aeroportos portugueses a que o PressTUR teve acesso indicam que até ao final de Novembro de 2008 os voos regulares para São Paulo, de que a TAP é a única operadora, têm um crescimento médio de Janeiro a Novembro, inclusive, em 2,6% em Lisboa, para 211.710 passageiros, e em 1,9% no Porto, para 49.757 passageiros.Uma pesquisa efectuada para a SPTuris pela Fundação Instituto de Pesquisas Económicas (Fipe) indicou que a primeira motivação para as visitas de estrangeiros foram os negócios, com 57,2%, seguindo-se visitas a familiares e amigos, com 20,7%, lazer, com 13,6%.A pesquisa indicou ainda que o gasto médio dos visitantes estrangeiros foi de 1.172,07 reais (cerca de 400 euros).Em relação aos visitantes brasileiros, a pesquisa indicou que a primeira motivação para se deslocarem a São Paulo foi visitar familiares e amigos, com 56,5%, seguindo-se negócios, com 22,5%, compras, com 19,1%, eventos culturais e turismo cultural, com 21,9%Os maiores mercados domésticos são o próprio estado de São Paulo, com 25,7%, seguido de Minas Gerais, com 13,1%, Rio de Janeiro, com 9,3%, Santa Catarina, com 8,8%%, Paraná, com 7,8%, Rio Grande do Sul, com 5,5% e Baha, com 5,1%.O gasto médio dos visitantes domésticos foi de 951,30 reais.