quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Record Trips, a Agência da TV Record

A Record Trips é a nova agência de viagens e turismo que está a ser lançada pela Record Internacional, veículo da TV Record brasileira para a Europa, África e Ásia, que para o novo projecto tem definido o Amadeus como GDS e parceiro tecnológico e, na área comercial, prevê, entre outras, uma parceria estratégica com o grupo Orizonia (Iberojet, Solplan, Viajes Iberia, Kiruna).
Fonte envolvida no projecto disse ao PressTUR que a Record Trips, que terá como presidente Aroldo Martins, também presidente e CEO da Record Internacional, nasce com o objectivo de aproveitar a projecção do canal em vários mercados, designadamente em Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, entre outros países.
O primeiro passo será o lançamento, previsto para Março, do seu portal, “ao estilo Rumbo [comprado no ano passado pela Orizonia] ou Submarino Viagens [agência online brasileira]”, mas que a Record Trips é um “projecto global e internacional”, “também com agências físicas” (lojas de venda de viagens).
“Parte do online para o off-line”, explicou a fonte, referindo que a Record Trips é “uma empresa transnacional baseada no Brasil”, que venderá viagens de avião, estadas na hotelaria e pacotes turísticos, assumindo-se como agência de viagens de serviço “integral”.
A mesma fonte indicou que os primeiros focos da empresa serão prover de viagens a Record Internacional, que só no ano passado comprou cerca de meio milhão de “segmentos” (percursos de voos) no Amadeus, e o mercado étnico, referindo-se à “diáspora brasileira”.
A fonte disse ainda ao PressTUR que para a fase de operacionalização do projecto, a Record Trips fez uma parceria com a All Travel – Travel Agents and Consultants, de que é responsável executivo Miguel Carvalho Marques, também CEO da Orizonia Portugal e director-geral da Orbest, companhia aérea charter que o grupo espanhol criou em Portugal.
Apesar deste envolvimento de Miguel Carvalho Marques no lançamento da Record Trips, a fonte contactada pelo PressTUR realçou que a relação com a Orizonia será “um dos parceiros comerciais”, mas não exclusivo.
A fonte sublinhou, aliás, que parcerias do mesmo género, de “fornecimento de conteúdos”, estão a ser conversadas com outros players do mercado.
A TV Record é uma das maiores redes de televisão do Brasil, fundada em 1953 e que desde 9 de Novembro de 1989 pertence ao empresário Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).
A Record Internacional apresenta-se como um canal completo que “reproduz as atracções exibidas em rede nacional pela TV Record brasileira, levando os programas de maior audiência para os brasileiros que vivem no exterior e para os estrangeiros que apreciam a cultura brasileira”.
“O sinal da Record Internacional é recebido nos Estados Unidos, Canadá, Europa e em todo o continente africano (com destaque para os países de língua portuguesa)”, diz ainda a apresentação.
Os seus principais mercados, segundo uma entrevista de Aroldo Martins publicada em Julho do ano passado, são Portugal e Inglaterra, na Europa, Angola, Cabo Verde, Moçambique, onde é conhecida como TV Miramar, e Uganda, em África, e Japão, na Ásia.