quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Operadsoras espanholas boicotam a FITUR 2009

Teve início na manhã de hoje, dia 28, em Madri, a 29ª Feira Internacional de Turismo – Fitur 2009. O evento deste ano que segue até o próximo dimingo, dia 1º de fevereiro, já está marcado pelo boicote das principais operadoras da Espanha, que consideram o valor cobrado pela empresa organizadora elevado demais para o momento de crise na economia mundial. Ainda não foi divulgado quantas nem quais operadoras deixaram de paraticipar da Fitur.

Apesar da ausência das operadoras espanholas, estão presentes à Fitur mais de 11,1 mil empresas em 727 estandes espalhados pelos 12 pavilhões da Feria de Madrid, ocupando todos os 200 mil metros quadrados do local – 87,5 mil somente com os estandes dos expositores. Mais de 170 países estão representados.

No novo estande do Brasil – localizado no Pavilhão 8 – estão presentes 66 empresas co-expositoras. O ministro do Turismo, Luiz Barretto, e a presidente da Embratur, Jeanine Pires, estão presentes. Ambos estão empenhados no objetivo de investir na promoção e comercialização de novos destinos brasileiros para atrair os espanhóis.

Para tanto já participaram, dia 26, de um workshop em parceria com a Associação Brasileira do Turismo Receptivo Internacional (Bito) e as empresas aéreas TAP e TAM, no hotel Meliá Princês; e de um jantar na noite de ontem, dia 27, com representantes do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), na Embaixada do Brasil. O jantar celebrou a realização do 9º Fórum Mundial de Turismo no Brasil – em Florianópolis, nos dias 15 e 16 de maio. Antes do jantar, houve reunião do Comitê Descubra o Brasil com a presença do embaixador brasileiro na Espanha, José Viegas.

A executiva do Escritório Brasileiro de Turismo na Espanha, Fernanda Hummel, explica que a promoção de novos destinos turísticos do Brasil é o foco principal do novo estande brasileiro que estreia na Fitur. “Há alguns anos, a Embratur apresenta ao turista espanhol um Brasil diferente com destinos não só de praia, mas também de cultura, aventura e ecoturismo, negócios e incentivos e esportes, desde o golfe até o kitesurf”, afirmou.

Ainda com o objetivo de orientar os profissionais espanhóis, a Embratur está disponibilizando no estande do Brasil o novo Manual de Vendas produzido pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur. O material, construído com base no Plano Aquarela, apresenta um portfólio das atrações brasileiras de forma ilustrada e organizada para auxiliar operadores e agentes internacionais. Mais que belezas brasileiras, o guia disponibiliza informações gerais do País com dicas sobre clima, câmbio, pedido de visto e duração de voos para o Brasil entre os principais países emissores, além de listas de embaixadas, consulados e secretarias de turismo.

A Espanha é um mercado de alta prioridade para a promoção turística do Brasil. O país é o nono maior emissor de turistas para o Brasil. Entre 2002 e 2007, o número de visitantes espanhóis em território brasileiro teve um aumento de 89,7%. A frequência aérea entre os dois países também cresceu. O número de voos entre Brasil e Espanha aumentou 19,6% de 2007 para 2008 com a criação de 68 novos voos semanais.

Fonte: Brasilturis Jornal