sábado, 30 de agosto de 2008

TAM estuda adesão a uma aliança mundial

A TAM, maior companhia aérea brasileira, deverá anunciar a adesão a uma aliança mundial no prazo de 30 dias, o mais tardar até à realização da edição deste ano da ABAV – Feira das Américas, que decorre entre 24 e 28 de Outubro, no Rio de Janeiro — noticiou o “Panrotas”, parceiro do PressTUR no Brasil.
A notícia diz que “todos apostam com quase certeza que se trata da Star Alliance”, mas que o presidente da companhia, David Barioni Neto, “ainda faz suspense sobre que aliança anunciará a Tam como seu mais novo membro”.
A TAM no último ano “refez” a sua lógica de alianças, tendo começado por uma “ampla aliança” com a TAP, formalizada em Abril de 2007 (Clique para ler: TAP e TAM formalizam “ampla aliança”)
Neste processo, a TAM, que até então tinha a Air France – KLM como principais parceiros na Europa, formalizou também um acordo com a Lufthansa, o que reforça a convicção no mercado de que a sua aposta é pela integração na Star Alliance, de que a antiga Varig foi uma das companhias fundadoras.
A TAM anunciou entretanto que superou as metas de expansão internacional anunciadas no final de 2007, designadamente com a incorporação de mais dois aviões Boeing B767-300, com os quais a sua frota passou a contar com 125 aparelhos, 101 dos quais Airbus de médio curso, 16 Airbus de longo curso, quatro B767 e quatro B777.
Os seus planos de expansão apontam para que em 2012 a frota seja integrada por 149 aviões, 115 dos quais Airbus de médio curso, 22 Airbus de longo curso, quatro B767 e oito B777.
Quanto a rotas, a companhia refere que, nas ligações regionais, além da rota Brasília – Buenos Aires, vai começar este ano a voar entre São Paulo e Lima (Peru), e que nas ligações intercontinentais, além do já anunciado Belo Horizonte – Rio de Janeiro – Miami (EUA), a começar a 19 de Setembro, quer reforçar as ligações com os Estados Unidos, passando a ter voo diário entre Rio de Janeiro e Nova Iorque e entre São Paulo e Orlando.