terça-feira, 2 de setembro de 2008

Avaliação de Vinhos Nacionais Safra 2008

Encerrou na sexta-feira (29) a degustação de seleção da XVI Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2008, promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Das 318 amostras avaliadas por 78 enólogos somente 95 serão divulgadas como representativas da safra, o que corresponde a 30% das inscrições conforme estabelece as normas internacionais indicadas pela Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e pela União Internacional de Enólogos (UIOE). Mas isso somente será anunciado no dia 27 de setembro para um público aproximado de 800 apreciadores de vinho que estarão em Bento Gonçalves e em Curitiba participando do evento, considerado o maior do gênero no mundo.

De forma simultânea, através de vídeo-conferência, os participantes das duas cidades terão a oportunidade de conhecer a relação dos 30% representativos da safra, além de degustar 16 vinhos deste ranking. Em Bento Gonçalves o evento acontece no Parque de Eventos e em Curitiba no Hotel Deville Rayon. As inscrições estão abertas desde o dia 25 de agosto

Segundo o presidente da ABE, Carlos Abarzua, o resultado será apurado e apresentado em uma degustação de confirmação com a participação de todos os enólogos envolvidos. “Realizamos esta última degustação antes do evento para confirmar o resultado do processo e garantir a honestidade e credibilidade da Avaliação”, assegura. Ele comenta, ainda, que mesmo antes da contagem e com as degustações feitas às cegas pode-se dizer que os vinhos da safra 2008 apontam um padrão de qualidade mais elevado. “O grande destaque é para o vinho base para espumante que revela o quanto as vinícolas têm investido neste produto. Isso nos sugere que teremos espumantes ainda melhores”, relata.

Para o Diretor de Degustação, Mauro Zanus, que acompanhou todo o processo, percebe-se uma maior uniformidade dos vinhos, o que contribui para a construção da identidade do vinho brasileiro. “A elevação do padrão e uma maior uniformidade reflete também uma maior unidade tecnológica das vinícolas”, destaca. Outra importante constatação é que o número de amostras de vinho base para espumante aumentou 50% em relação a edição passada.