segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Nordeste do Brasil despenca no gosto dos portugueses

O nordeste brasileiro é o grande ausente neste Verão tanto nos rankings do Aeroporto de Lisboa para o tráfego charter, bem como para os voos regulares. 
Os dados disponíveis não permitem quantificar evoluções com precisão, por um lado por que o facto de um destino não figurar na lista dos 30 que geraram mais passageiros isso não significar que não tenha tido tráfego e, por outro, porque ainda no ano passado havia oferta de pacotes turísticos que era quantificada em voos regulares, designadamente da BRA, que em Agosto de 2007 transportou 6,67 mil passageiros. 
Este facto, embora penalizando a contabilização de passageiros em voos regulares tenderia a provocar um aumento nos charter, mas o que se verifica é que na lista das 30 rotas charter com mais passageiros no Aeroporto de Lisboa, no mês de Agosto apenas figuram Porto Seguro, com 2,6 mil passageiros, e Natal, com 1,7 mil. 
Porto Seguro apresenta um crescimento em 125%, que reflecte o facto de este ano todos os voos de Lisboa para o destino serem classificados como charter, e Natal, apesar dessa mudança, tem uma queda em 36,6%. 
Recife e Salvador, que também tiveram charters de Lisboa não figuram na lista do Aeroporto, o que significa que tiveram menos que 1.369 passageiros (tráfego do 30º destino, Heraklion) e, por outro lado, há ainda que contar que este ano não se realizou o charter de Lisboa para Fortaleza e São Luís do Maranhão. 
Acresce que, também em voos regulares, apesar do aumento da oferta de lugares em voos da TAP ter compensado a saída da BRA, apenas Fortaleza consta na lista dos 30 destinos com mais tráfego, com 12.999 passageiros, mais 13,7% que no ano passado. 
Salvador, Recife e Natal tiveram assim menos de 11.331 passageiros, que foi o total apresentado pelo 30º destino em voos regulares no Aeroporto de Lisboa em Agosto e que, curiosamente, é Brasília, que a TAP iniciou em Julho de 2007 com cinco voos por semana e actualmente já tem voo diário, o que se reflecte num crescimento em 52,2% (de Janeiro a Agosto, inclusive, soma 73.528 passageiros, mais 545,2% que no período homólogo do ano passado, em que só operou durante dois meses e com cinco voos por semana). 
Em Agosto de 2007, Fortaleza era o 22º destino com mais tráfego e voos regulares de Lisboa, com 12.469 passageiros, em alta de 12,9%, e logo a seguir vinham Salvador (que no Verão deste ano conta apenas com seis voos de Lisboa, uma vez que a TAP colocou uma ligação semanal do Porto, quando no ano passado tinha voo diário), com 11.489, menos 15,8% que em 2006, e Recife, com 10.482, menos 13,2%. 
A evolução do tráfego em voos regulares, pelo hub da TAP, que faz de Lisboa uma placa de conexões entre a Europa e o Brasil, não reflecte por isso necessariamente queda do número de passageiros com origem em Portugal, embora seja essa a indicação que surge de diferentes fontes.