quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Bahia terà 11 vôos para os EUA

Destacar a diversidade do turismo brasileiro e oferecer ao turista estrangeiro a possibilidade de vivenciar várias experiências em uma mesma viagem ao Brasil. Esses são os principais objetivos da Campanha Brasil Sensacional, que foi lançada na última segunda-feira (22) em Nova Iorque, pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por telefone, o governador Jaques Wagner anunciou que a empresa aérea TAM passará a operar quatro vôos semanais diretos para Miami, a partir de 2009. Serão 11 vôos no total, se somados aos sete de American Airlines, conectando as principais cidades norte-americanas à Bahia e vice-versa.
Além do governador da Bahia Wagner, acompanham o presidente o governador de Pernambuco Eduardo Campos, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, o presidente da Embratur, Jeanine Pires, o Secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, e seus colegas de pasta do Rio de Janeiro, Pernambuco e Amazonas.
“Nos próximos 10 a 15 anos, o Brasil será um dos expoentes do turismo no mundo. O Governo já está investindo em infra-estrutura para garantir todas as condições para o turista que vem visitar nosso país”, analisou o presidente Lula. Ele fez um convite a todos os americanos para que venham conhecer as mais belas coisas da natureza do Brasil. “Estamos de braços abertos”, disse.
Jaques Wagner destacou que a Bahia é o estado que possui mais destinos turísticos em todo o Brasil. “Agora, com esses novos vôos, a Bahia ficou mais próxima dos Estados Unidos”, disse. Ele destacou, ainda, a identidade histórica e cultural do povo baiano com a população afrodescendente norte-americana, ressaltando o forte apelo do turismo étnico.
Domingos Leonelli falou da importância econômica para a Bahia do contingente de 36 mil turistas/ano que virão somente com o vôo da American Airlines. “A opinião dos operadores da BTOA – principal associação de agentes de viagens e empresas que trabalham com o Brasil – é de que a campanha Brasil Sensacional, associada com os novos vôos, representa um novo impulso para o turismo da Bahia a partir dos Estados Unidos”, disse Leonelli. Ele informou ainda que o governador conversou com dirigentes da TAM, que lhe acenaram com a possibilidade da empresa implantar novos vôos dos Estados Unidos para Salvador.
Para o ministro do Turismo, este é o momento de promover o Brasil para o consumidor final. “Essa campanha vem em um momento especial com a entrada em operação de novos vôos dos Estados Unidos para o Brasil, inclusive para novos destinos no Nordeste, como Salvador, Recife e Fortaleza”, anunciou Barretto. Na sua avaliação, os novos vôos vão permitir uma diversificação nos portões de entrada no Brasil, ajudando a desenvolver o turismo em regiões como o Nordeste, que podem receber, agora, um turista de alta renda, como o norte-americano.
Para a presidente da Embratur, Jeanine Pires, a campanha marca o início de um novo ciclo da promoção do Brasil no exterior. “Consolidamos uma etapa em que oferecemos primeiro o Brasil como opção de viagem junto aos agentes e operadores de turismo. Agora chegamos ao público final”, analisa Jeanine Pires.
Governadores elogiam
Os governadores da Bahia e de Pernambuco elogiaram, em discurso, a iniciativa do Ministério do Turismo e ressaltaram a importância do turismo para o desenvolvimento do Nordeste. “O Brasil vive um momento mágico e sensacional porque conseguiu o equilíbrio de três coisas: crescimento econômico, inclusão social e melhoria na vida dos brasileiros”, afirmou Wagner. “Essa campanha nos deixa, principalmente sendo do Nordeste, bem animados”, completou Campos.
A campanha publicitária será veiculada, além dos Estados Unidos, em diversos países considerados prioritários para a promoção internacional do Brasil, como Reino Unido, Canadá, Argentina, Chile, Peru, Alemanha, Portugal, Espanha, França, Holanda e Itália. Cada país terá uma adaptação da campanha de acordo com suas características e conhecimento sobre o Brasil.
Todas as peças combinam cenários turísticos em pares, sendo um deles já conhecido internacionalmente com outro ainda pouco conhecido para a maior parte dos estrangeiros. A campanha, que terá várias fases, será veiculada em jornais, revistas, TV, transporte público, outdoors e, principalmente, internet.
Segundo pesquisa do Instituto Vox Populi (2006), os estrangeiros valorizam mais no Brasil a alegria e o estilo do povo brasileiro e a diversidade natural e cultural. Entre os brasileiros mais conhecidos estão o presidente Lula e Pelé. O evento contou com a presença de 300 pessoas entre operadores de turismo americanos e brasileiros, representantes das companhias aéreas que voam para o Brasil e imprensa nacional e estrangeira.
Estatística
- 85,4% dos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil tiveram suas expectativas superadas durante a viagem ao País
- 86% pretendem voltar ao Brasil
- 51% pretendem voltar para conhecer novos lugares
- 94% dos turistas recomendariam o Brasil como destino turístico
*Indicadores do Plano Aquarela - Plano de Marketing Internacional da Embratur
Fonte: Invest NE