segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Glasgow nomeada Cidade da Música pela Unesco

A Cidade de Glasgow alcançou o estatuto de Cidade da Música por parte da UNESCO, cerca de 20 anos após ter sido nomeada a Capital Europeia da Cultura (1990).Koïchiro Matsuura, director geral da UNESCO, atribuiu esta distinção ao presidente da Câmara de Glasgow, Bob Winter, que aceitou a nomeação, salientando estar “encantado por a rica e variada herança musical de Glasgow ser reconhecida pela UNESCO”.

Em comunicado, o gabinete de turismo de Glasgow revela que a cidade se candidatou para receber este título tendo por base a sua importância a nível nacional e internacional enquanto centro musical. A relevância da música na história da cidade, a excelência dos seus músicos e a devoção, profundidade e criatividade da sua política musical, bem como a utilização da música como”ferramenta” de regeneração, melhoramento e educação social, são alguns dos aspectos que a cidade realça. Glasgow recebe cerca de 127 eventos musicais por semana, gerando cerca de 95 milhões de euros por ano.

Com esta nomeação Glasgow junta-se a um lote restrito de cidades mundiais que foram escolhidas pela UNESCO para fazer parte da sua Rede de Cidades Criativas. São elas: Aswan (artesanato e arte popular), Berlim (design), Bolonha (música), Buenos Aires (design), Edimburgo (literatura), Lyon (arte media), Montreal (design), Popayan (gastronomia), Santa Fé (artesanato e arte popular) e Sevilha (música).

Glasgow terá agora que fazer o melhor uso deste título, reportando à UNESCO a cada dois anos para dar conta do que conseguiu realizar.