sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Agentes e Guias de Turismo recebem certificado

Aconteceu ontem (16/12), no Centro de Cultura Judaica, o encerramento dos cursos para guias e agentes de viagens do "São Paulo CapaCidade - Programa de Capacitação Turística", uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo em parceria com o Ministério do Turismo e realização da São Paulo Turismo (SPTuris - empresa oficial de promoção turística e de eventos do município). A idéia é qualificar os profissionais do receptivo da cidade para receber cada vez melhor os mais de 10 milhões de turistas que a capital paulista recebe anualmente.
Os formandos pertenciam aos módulos de Guia de Turismo Regional, Aperfeiçoamento de Guias de Turismo e Aperfeiçoamento de Agentes de Turismo Receptivo. O programa ainda segue para taxistas e, para o ano que vem, pretende capacitar a guardas civis metropolitanos, policiais militares e civis, tornando a cidade de São Paulo um referencial na prestação de serviços turísticos para o País.
Cerca de 150 pessoas estiveram presentes para receber o certificado das mãos do vice-presidente da São Paulo Turismo, Tasso Gadzanis, do presidente da Associação das Operadoras de Receptivo de São Paulo (Aresp), Abraham Gurvitch, e do diretor do Sindicato de Guias de Turismo do Estado de São Paulo, Carlos Silvério.
O módulo de Guias de Turismo, ministrado pelo IBEC (Instituto Bandeirante de Educação e Cultura), formou novos profissionais que já possuíam fluência em idiomas menos convencionais como mandarim, russo, chinês e árabe, atendendo a uma grande necessidade do mercado e também ofereceu o curso de aperfeiçoamento para guias já formados com um conteúdo composto por etiqueta social, turismo cultural, atendimento ao turista, técnicas de teatralização, interpretação do patrimônio, hospitalidade, primeiros socorros, ecologia urbana, ambientação de base histórica e sensibilização para inclusão da pessoa com deficiência. Esta última etapa, oferecida pela ONG Grupo Terra com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, foi um importante passo para um trabalho iniciado pela Prefeitura que visa, cada vez mais, a inclusão de pessoas com deficiência não somente no turismo, mas em todas as áreas da sociedade.
O curso para Agentes de Turismo Receptivo, ministrado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) por meio da Enturis (Escola de Altos Estudos do Negócio do Turismo), tinha como conteúdo a formatação de novos produtos, administração financeira, empreendedorismo, legislação e marketing turístico.
"Cada vez mais brasileiros e estrangeiros descobrem São Paulo como pólo de lazer, com sua grande oferta cultural. E é fundamental para qualquer destino que seu turista seja bem recebido. Por isso esse programa é tão importante, afinal mostra aos turistas de todos os cantos do mundo que estamos aptos e prontos para recebê-los", afirmou o vice-presidente da SPTuris, Tasso Gadzanis.
Fonte: Depto. Comunicação - São Paulo Turismo (SPTuris)