sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Embratur cria nova diretoria

A Embratur apresentou, nesta quarta-feira em Brasília, a criação de uma nova diretoria para atuar como catalisador das políticas do MTur, ajudar na elaboração de conteúdo da autarquia e coordenar a utilização das ferramentas de promoção do Brasil - a diretoria de Produtos e Destinos.
Liderada por Marcelo Pedroso, a diretoria foi criada de acordo com as atualizações do Plano Aquarela 2009-2010. “A idéia é complementar um espaço que tínhamos na elaboração de conteúdo da Embratur. Nós já tínhamos uma serie de ferramentas que canalizavam para o conteúdo, mas entendemos a necessidade de gerar esse conteúdo internamente”, explica.
Segundo Pedroso, os objetivos da diretoria são buscar a variação de produtos e destinos e o levantamento e a atualização permanente de informações. Tudo isso de forma integrada e conectada com o trabalho do MTur que, de fato, é o responsável pela estruturação do produto turístico brasileiro, com a secretaria nacional de políticas públicas e a secretaria nacional de programas, conforme a estrutura de atribuições da pasta.
A partir da estruturação do produto turístico, a Embratur é responsável pela promoção, com foco no exterior. “Esse trabalho depende do desenvolvimento realizado pelo MTur. Há a necessidade de sinergia na atuação e, como a Embratur está na ponta do mercado, precisamos trazer as demandas do mercado para articular internamente. A nova diretoria vem para atuar como um catalisador de todas essas políticas, fortalecendo o elo de promoção internacional”, avalia o diretor.
A presidente da Embratur, Jeanine Pires destaca que a nova diretoria irá prover ferramentas para promoção internacional. “O trabalho realizado pela diretoria de Produtos e Destinos será o ponto de partida para promoção do Brasil nos mercados internacionais”, disse.
Estrutura
A criação da nova diretoria sinaliza para uma mudança estrutural da Embratur e para a reestruturação dos processos internos. De acordo com Jeanine Pires, essas mudanças visam enfrentar a atual conjuntura econômica mundial.
A mudança principal está na forma de trabalhar das quatro diretorias da autarquia. As novas atribuições funcionam de acordo com uma nova lógica de planejamento e estratégia. “Atualmente, a Embratur trabalha por mercados, com orçamentos específicos. Há a necessidade de uma nova cadeia de procedimentos”, explica.
Com a reestruturação do organograma da Embratur, que ainda será formalizado e publicado no DOU (Diário Oficial da União), além da diretoria de Produtos e Destinos formam o quadro da autarquia a diretoria de Marketing, chefiada por Walter Vasconcelos, a diretoria de Mercados Internacionais, com José Luiz Cunha como diretor e a diretoria de Administração e Finanças, liderada por Luiz Rangel.
Plano Aquarela
Com o objetivo de ampliar as ações voltadas para o consumidor final e focar a divulgação do Brasil para mercados emissores prioritários da America do Norte, Ásia, Europa e os vizinhos da America do Sul, a Embratur atualizou recentemente o Plano Aquarela para o período 2009-2010.
A idéia segue a linha original de planejamento do MTur, por meio da Embratur, de garantir o crescimento de entrada de divisas e o aumento no número da visitantes estrangeiros, além de aumentar o tempo de estada desses turistas em solo brasileiro.
Segundo Jeanine Pires, a grade de produtos turísticos formatados para os mercados internacionais também foi atualizada, inclusive os 65 destinos indutores do MTur. “Foram quatro meses de pesquisas por todo o País para realizar essa mudança”, lembra.
A nova grade oferece roteiros diversos, com acesso também por via terrestre, contemplando diferentes destinos, regiões e segmentos. No inicio de 2009, todos os estados receberão a nova grade para validação e realização de ajustes. Com a atualização, a Embratur pretende adaptar e aperfeiçoar as ferramentas de promoção no exterior, como caravanas para operadores, relações públicas e e-learning.
A atualização do Plano foi feita com base em pesquisas quantitativas e qualitativas promovidas pela autarquia tanto no mercado nacional como internacional. “Realizamos pesquisas completas para tomar decisões acertadas em cada mercado. A analise dessas informações auxiliam a formatação da estratégia certa”, completa Jeanine Pires.
Fonte: Jornal de Turismo