sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Brasil escolhido como melhor Destino de Aventura

O Brasil é o melhor destino para aventureiros e apaixonados por esportes radicais em 2009. Esta é a opinião dos editores da revista National Geographic Adventure, com mais de 2,4 milhões de leitores no mundo, que chegou às bancas nos Estados Unidos e Canadá esta semana. Além do Brasil, apenas o Nepal recebeu o título.
"O Brasil foi selecionado por suas consistentes melhoras na infra-estrutura, que conta com transporte facilitado para o coração da Amazônia, a vida selvagem do Pantanal e outros incontáveis lugares escondidos entre praias de areia branca", explica Brian Kinkade, diretor de viagem e turismo da National Geographic Adventure.
Para este ano, o comitê executivo de editores da revista resolveu diminuir de cinco para dois o número de países que recebem o título de "melhor aventura do ano". O Brasil já havia levado o título em 2006, quando vários países eram contemplados. "A credibilidade mundial da National Geographic só reforça e consolida a imagem do Brasil como destino top de turismo de aventura", avalia a coordenadora-geral de Apoio à Comercialização da Embratur, Karem Basulto.
Em Setembro, o Brasil sediou, em São Paulo, o Adventure Travel World Summit (ATWS), um dos maiores fóruns globais de Turismo de Aventura - organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura - ABETA, em parceria com a Adventure Travel Trade Association - ATTA. Foi a primeira vez que o evento, captado com o apoio da Embratur, aconteceu fora da América do Norte.
Para o presidente da ABETA, Jean-Claude Razel tal conquista se deve principalmente aos esforços da associação, em parceria com o Ministério do Turismo e Embratur para promoção e comercialização dos destinos de aventura brasileiros no mercado internacional. "A realização do Summit no Brasil foi essencial para destacar os destinos de aventura nacionais", complementa.
Na ocasião da ATWS, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, trouxe cerca de cem profissionais especializados em Turismo de Aventura de todo o mundo, além de jornalistas especializados no segmento, para participar de viagens antes do início do encontro. O programa Caravana Brasil traz operadores estrangeiros, que vendem os roteiros brasileiros no exterior, para conhecer in loco destinos nacionais.
Com uma das maiores biodiversidades do planeta, o Brasil ocupa um território de 8,5 milhões de quilômetros quadrados em região tropical. Entre os principais roteiros de aventura do País estão: Amazônia; Chapada Diamantina; Chapada dos Veadeiros; Chapada dos Guimarães; Estrada Real; Fernando de Noronha; Florianópolis; Foz do Iguaçu; Mata Atlântica; Jalapão; Serras Gaúchas; Lençóis Maranhenses; Pantanal; entre outros destinos.
Segundo a Abeta, a indústria de Turismo de Aventura é responsável por quatro milhões de turistas (entre brasileiros e estrangeiros) no Brasil, representando um faturamento médio anual que deve superar R$ 490 milhões neste ano.
O mercado já conta com aproximadamente 1,5 mil empresas espalhadas nos principais pólos de aventura do País. Estima-se que o Turismo de Aventura apresente crescimento entre 15% e 20% ao ano. De acordo com a Demanda Turística Internacional, estudo realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para a Embratur, 19,5% dos turistas estrangeiros que visitaram o País a lazer em 2006 disseram terem escolhido o País por motivo de ‘Natureza, Ecoturismo ou Aventura’.
Fonte: Rede Brasil de Municípios Interativos