sábado, 29 de novembro de 2008

Roteirização sem a Bahia, imagina Ilhéus então

Técnicos do Sebrae, consultores especializados em roteiros e representantes de órgãos oficiais de turismo das cinco regiões brasileiras participam, em São Paulo, de um treinamento preparatório para a segunda edição do projeto Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização Turística.
Desta vez, o Ministério do Turismo vai apoiar a formatação e a estruturação de cinco roteiros turísticos, por meio da formação de redes de cooperação.
No Sul, a idéia é desenvolver o Roteiro Aparados da Serra, que vai beneficiar os estados Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A região Sudeste pretende organizar um roteiro rodoviário entre Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
No Centro-Oeste, a previsão é estruturar o Roteiro Travessia do Pantanal, que ligará Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Norte, haverá um roteiro para integrar os estados do Amazonas e de Roraima. Pernambuco, Paraíba e Alagoas farão parte, no Nordeste, do Roteiro Civilização do Açúcar.
Durante o encontro preparatório, que termina nesta terça-feira (25), técnicos da coordenação geral de Segmentação do Ministério do Turismo vão apresentar a metodologia usada na execução do projeto e os conceitos de rede de cooperação, roteirização, regionalização e produtos turísticos. Eles também vão orientar a formulação do plano de ação e do planejamento estratégico dos novos roteiros.
Além disso, está prevista a apresentação de painéis sobre as dinâmicas de formação de redes e o funcionamento da cooperação regional. Os participantes também poderão conhecer o modelo de gestão e as inovações implementadas na primeira edição do projeto.
A Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização Turística é resultado da parceria firmada entre o MTur, o Sebrae e o Instituto Marca Brasil (IMB). A iniciativa é gerenciada pelos Sebraes regionais junto com as secretarias de Turismo estaduais.
Primeira fase - Na primeira edição, o projeto resultou na estruturação de cinco roteiros: Roteiro Integrado Jericoacoara - Delta do Parnaíba - Lençóis Maranhenses; Roteiro Turístico Caminhos da Revolução Acreana; Roteiro Integrado Iguassu Misiones; Roteiro Integrado Estrada Real - Caminho Velho; e Roteiro Integrado de Brasília - Chapada dos Veadeiros.
A roteirização turística é uma das estratégias do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil para estruturar, ordenar, qualificar, ampliar e diversificar a oferta turística brasileira.
É um processo voltado para a construção de parcerias em níveis municipal, estadual, nacional e internacional. A idéia é integrar e fortalecer o compromisso entre os agentes envolvidos com o turismo, de modo a fortalecer os negócios nas regiões.
Fonte: Ass. Comunicação MTur