quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Brasil se promove na Holanda

O Brasil está intensificando as ações de promoção turística em novos mercados. O foco desta estratégia está na Europa, mais especificamente na Holanda e nos países escandinavos, onde o Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), realizará até o fim de novembro, roadshows inéditos sobre o Brasil.

Na Holanda, país que passou a ser considerado de alta prioridade pela Embratur recentemente, quando o Plano Aquarela foi atualizado para o período 2008-2010, o 1º roadshow do Brasil começou na última segunda-feira e vai até o dia 14 de outubro. O encontro reunirá cerca de 280 agentes de viagens das cidades de Eindhoven, Nijmegen, Rotterdam, Amsterdam e Zwolle.

Para o executivo do Escritório Brasileiro de Turismo para Novos Mercados, Enzo Avezum, os roadshows trazem resultados bastante expressivos nos mercados internacionais que ainda não receberam grande divulgação do Brasil. "Durante as apresentações, ressaltamos a diversidade de segmentos turísticos encontrados no País. Com tantos detalhes, os profissionais saem mais estimulados a vender o Brasil", explica o executivo.

Dados da Embratur revelam que a Holanda ocupa o 12º lugar entre os países que mais enviaram turistas ao Brasil em 2007: foram 83.554 visitantes. De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional - 2006 a principal motivação para o turista holandês vir ao Brasil foi lazer (49,4%), seguida por visitas a amigos e parentes (23,8%). Aqueles que viajaram a lazer buscaram os segmentos de Sol e Praia (47,3%), e os destinos mais procurados foram Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu.