sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Janine Pires afirma que crise não afetará o Brasil

Jeanine Pires, presidente da Embratur, Sávio Neves, presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Associação Comercial e Paulo Senise, diretor executivo do Rio CVB

Depois de afirmar que o Brasil tem no exterior a melhor imagem dos últimos anos, a presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Jeanine Pires, disse hoje (15/10) que a recessão economica mundial não afetará o turismo do Brasil a curto prazo.

"Se não acontecer nenhum fato novo no cenário internacional, a nossa expectativa é de que a temporada de férias de verão seja beneficiada pela melhor cotação do dólar, que deve atrair mais o turista sul-americano. Da mesma forma que o turismo doméstico será beneficiado já que muitos brasileiros deixarão de viajar para o exterior".

Na sua opinião nem mesmo o número de turistas procedentes dos Estados Unidos deve diminuir "já que o perfil destes turistas é nas classes alta e média alta que juntos representam 75% do total deste destino emissos". Ela lembra que da Argentina o fluxo de turistas deve ser o maior das últimas temporadas beneficiados pela alta do dólar.

Jeanine ressaltou porém que uma avaliação melhor da crise só poderá ser feita a partir do início de 2009. A presidente da Embratur confirmou ainda que após o lançamento da campanha Brasil Sensacional, no próximo dia 20, em Lima, Santiago e Buenos Aires serão os próximos alvos da campanha até o final deste mês. No total serão 12 países até junho de 2009.

Para Jeanine, o número de turistas internacionais em 2009 deve sofrer um crescimento pequeno, de no máximo, 0,5%. "O importante não é o crescimento do número de turistas, mas sim aumentar o volume de receitas e divisas que o turismo internacional gera para o país e que até agosto registraram um crescimento de 14,5% em comparação a 2007", explicou.

A dirigente foi homenageada com um almoço pela Associação Comercial do Rio de Janeiro num evento para 150 convidados, entre empresários e representantes do trade. O evento aconteceu na sede da entidade sendo recepcionada pelo vice-presidente da Associação Comercial , José Luiz Alquerez, que lhe entregou um diploma pelas suas realizações no turismo e por Sávio Neves, presidente da Câmara Empresarial de Turismo Pró-Rio.

Prestigiram o evento os presidentes da ABIH Nacional, Álvaro Bezerra de Mello, da Bito, Roberto Dultra, da Abav-RJ, Luiz Strauss, da Turisrio, Nilo Sérgio Felix, do SindRio, Alexandre Sampaio, da Abeoc-RJ, Beatriz Lemgruber, do Caminho Aéreo Pão de Açúcar, Maria Ercília, além do diretor executivo do Rio Convention & Visitors Bureau, Paulo Senise, entre outros.

Fonte: Mercado e Eventos