sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Projeto Excelência em Turismo

Promover o aprimoramento dos serviços turísticos brasileiros oferecidos ao turista estrangeiro. Este é o objetivo do projeto "Excelência em Turismo: Aprendendo com as Melhores Experiências Internacionais" que realiza, entre os dias 11 e 20 de outubro, viagens técnicas para Portugal e Estados Unidos. O projeto é promovido pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).

Em 2008 o projeto "Excelência em Turismo", que utiliza a técnica de benchmarking, entra em sua terceira edição com o propósito de proporcionar a empresários e prestadores de serviços do setor turístico brasileiro a oportunidade de conhecer práticas internacionais reconhecidas pela excelência turística.

O objetivo é fazer com que os conhecimentos adquiridos durante a viagem sejam repassados a outros empresários e utilizados para incrementar a qualidade e eficiência dos serviços oferecidos ao turista estrangeiro no Brasil.

Portugal: De olho nas boas referências relacionadas ao turismo cultural e rural, doze profissionais brasileiros das áreas de receptivo, hospedagem e alimentação, dedicados a estes segmentos, visitam a região do Vale do Douro até o dia 20 de outubro. O grupo é formado por empresários dos Estados do Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A delegação tem como base a Cidade do Porto, no Norte do país. História, gastronomia, arquitetura medieval e, claro, as caves de vinho, são os pontos fortes do local. "A região escolhida para a viagem técnica apresenta uma característica marcante: o desenvolvimento do segmento do turismo cultural na área rural", explica a gerente de Apoio à Comercialização da Embratur, Karem Basulto.

A região desenvolve atividades e produtos que, aliados, oferecem um turismo moderno e fiel à qualidade, à busca da sustentabilidade e de novos conceitos de vivências e experiências. O roteiro prevê visitas às cidades de Ponte Lima, Pinhão, Lamego, Pocinho, Marialva, Alijo, Favaios, Mesão Frio, Régua e Guimarães.

O grupo visitará meios de hospedagem, como a pousada Poço de Calheiros, em Ponte de Lima, que guarda as características das casas dos antigos nobres da região, e a Quinta da Pacheca, localizada em Lamego, uma das primeiras propriedades a engarrafar vinhos com sua própria marca.

Boas práticas também serão conhecidas por meio da Associação dos Produtores do Vinho do Porto, que funciona como uma central de reservas, oferecendo atividades como hospedagem, refeições típicas, visitas às quintas para degustação e compra de vinhos e passeios de barco e de trem, entre outros.

Estados Unidos: Já a viagem técnica para os Estados Unidos, atualmente o terceiro país mais visitado do mundo, acontece entre 11 e 18 de outubro A delegação, formada por dez operadores brasileiros de Alagoas, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, visita empresas e entidades do turismo em Nova York, onde modelos de excelência em gestão e experiências bem-sucedidas na utilização da tecnologia como ferramenta no turismo possam ser observados.

O grupo manterá encontros com diversas entidades representativas do mercado turístico norte-americano, entre elas a TIA (Travel Industry Association), a Ustoa (US Tour Operators Association; a Asta (American Society of Travel Agents) e a NTA (The National Tour Association).

Também estão previstas visitas a operadoras de turismo como a Travelocity, pioneira na área de e-commerce para o turismo, a Apple Vacations, que oferece pacotes do tipo "all-inclusive", a Club ABC Tours que se destaca por oferecer pacotes de luxo para cerca de 125 cidades em 30 países e a Tauck World Discovery, empresa líder em pacotes acompanhados por guias.

Fonte: Ass. Com. Embratur