segunda-feira, 8 de setembro de 2008

40% do PIB brasileiro se reúne em Portugal

Quatro ministros, o presidente do Congresso, vários senadores e deputados e 160 CEO de grandes empresas brasileiras e multinacionais, que em conjunto formam “40% do PIB brasileiro”, segundo descrição ao PressTUR por fonte ligada à sua recepção, vão viajar para Lisboa num voo especial da TAP e terão em exclusivo o hotel Pestana Palace entre 8 e 12 de Outubro, pela realização do 13º Meeting Internacional, que é apresentado como o “evento corporativo mais importante do Brasil”.

A iniciativa “tem a cara” do empresário João Dória, que entre outras funções públicas foi presidente da Embratur e do Conselho Nacional do Turismo, durante a presidência de João Sarney, e que é fundador e presidente do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, que é a entidade que promove o Meeting Internacional, estando a organização a cargo da Dória e Associados.

A informação já disponibilizada sobre o Meeting Internacional, que reúne anualmente num país diferente “líderes de grandes organizações nacionais e multinacionais para discutir temas económicos e empresariais e promover o relacionamento e o pensamento ético entre as empresas”, assinala que este ano, porém, é a primeira vez que decorrerá na Europa e que a escolha da capital portuguesa é uma homenagem aos 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Brasil.

Lisboa é “uma cidade cosmopolita, que preserva seus traços de antiguidade e valoriza sua nova faceta de vanguarda e modernidade”, salienta a organização na apresentação do Meeting, na qual anuncia ainda que a abertura será feita pelo primeiro-ministro português, José Sócrates, e que também está prevista a presença do ministro Manuel Pinho, bem como de 80 empresários e investidores portugueses.

Entre as presenças do Brasil confirmadas, segundo a organização, contam-se o presidente do Congresso Nacional, Garibaldi Alves, os ministros das Comunicações, Hélio Costa, Minas e Energia, Edison Lobão, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro.

A organização indica ainda que estão confirmadas as presenças de quatro senadores e dez deputados federais. A informação refere que o 13º Meeting Internacional terá dois temas no seu Seminário, dia 10 de Outubro, “Telecomunicação – Factor de Desenvolvimento e Integração Social” e “Bioenergia e a Redução da Poluição Ambiental”.

Uma mensagem de João Dória, que segundo a imprensa brasileira tem o “dom de reunir convidados famosos em festas e eventos empresariais”, destaca que a 13ª edição do Meeting Internacional terá como sede o Pestana Palace, “um palácio do séc. XIX com jardins esplêndidos que são classificados como Monumento Nacional", que “vai surpreender os convidados”.

Fonte: Press tur