segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Programação de Feiras Internacionais

Neste mês, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), promove o Brasil em seis feiras internacionais de turismo, espalhadas em quatro mercados prioritários ou potenciais para o País- de acordo com o Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional.

A primeira da lista é a La Cumbre (America’s Travel Industry Summit), que teve início ontem, dia 3, e segue até sexta-feira, 5, em Miami (Estados Unidos), reunindo compradores e fornecedores de toda América. O Brasil marca presença em um estande de 90 m² com uma delegação de 10 co-expositores. Participam órgãos oficiais de turismo dos estados do Ceará, Mato Grosso do Sul (Pantanal/Bonito), Minas Gerais, Pará, Espírito Santo e da cidade de Foz do Iguaçu, além de representantes da iniciativa privada.

Para potencializar os resultados da participação, o Instituto realizou hoje o seminário "A Promoção do Brasil como destino turístico", conduzido pela executiva do Escritório Brasileiro de Turismo para a Costa Oeste dos Estados Unidos, Vilma Varga. Compareceram 80 profissionais de turismo. "O público foi bastante receptivo. Depois da apresentação, realizamos atendimentos individuais para aqueles que tinham interesse em saber mais informações sobre o País", contou Vilma.

Em sua 20ª edição, a La Cumbre também representa uma boa oportunidade de exposição dos destinos nacionais no mercado norte-americano. "Com a confirmação de novos vôos entre os países, existe uma tendência de crescimento para o Brasil nos Estados Unidos. A participação brasileira na feira vem para fortalecer este momento", avalia o diretor de Turismo de Negócios e Eventos da Embratur, Marcelo Pedroso.

Segundo maior emissor de turistas para o Brasil, os Estados Unidos passam a contar com novas rotas para o País. Partindo de Miami, a American Airlines começa a operar um vôo diário para Recife a partir de novembro. A Delta Airlines ligará Atlanta também à capital pernambucana três vezes por semana a partir dezembro. Já a TAM incluirá mais vôos ainda este ano nas rotas Orlando - São Paulo e Nova York - Rio de Janeiro.

Ao longo do mês, o Brasil também estará representado em outras duas feiras nos Estados Unidos: The Trade Show, que acontece entre 7 e 9, em Orlando, e IT&ME (Incentive Travel & Meetings Executives Show), em Chicago, entre 23 e 25.

Setembro: A Embratur ainda participa da Top Resa (Le Salon des Professionnels du Tourisme), principal feira de turismo da França, realizada entre 16 e 19, em Paris. O calendário prossegue do outro lado do mundo, em Tóquio (Japão), com a presença brasileira na JATA (Japan Association of Travel Agents), um dos mais importantes eventos do mercado asiático, entre 19 e 21.

Na seqüência, a Embratur participa da Leisure (International Trade Fair), em Moscou (Rússia), entre 23 e 26. A Rússia é um mercado emergente para o Brasil e o evento é um dos mais importantes do turismo para o mercado russo e Comunidade dos Estados Independentes.

Fonte: Ascom Embratur