terça-feira, 9 de setembro de 2008

O Projeto bem sucedido de Benchmaiking da Braztoa

"Eu poderia ter feito esta viagem por conta própria, mas não seria a mesma coisa. Tivemos uma troca de informações desde a reunião de pactualização. O nível de observação era enorme durante os dias em que estivemos em Fernando de Noronha. O benchmarking me ensinou a ter um olhar mais crítico".

Cínthia Krause Batista, proprietária da Korubo Expedições, no Jalapão (TO), que viajou a Fernando de Noronha em 2006 para conhecer iniciativas de ecoturismo e mergulho.

"A aplicação prática do envolvimento do governo e comunidade na preservação do ambiente no Brasil pode ser feita por meio de associações, assim como acontece na África do Sul. É uma mudança cultural demorada, mas possível. Na minha cidade, já tentei contagiar os colegas e moradores com as conversas e multiplicações".

Vivian da Cunha, proprietária do Alaya, em Brotas (SP), que viajou à África do Sul em 2006 para conhecer iniciativas do segmento de ecoturismo e turismo de aventura.

Os depoimentos acima mostram o resultado do projetoBenchmarking em Turismo - Aprendendo com as Melhores Experiências Nacionais e Internacionais, operacionalizado pela Braztoa (Associação Brasileiras das Operadoras de Turismo), em parceria com Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae. A versão internacional teve início em 2005 e, com resultados mais que satisfatórios, ganhou nova versão no ano seguinte e também deu origem a uma versão nacional, o Vivências Brasil.

O projeto, que visa acelerar o processo de melhoria da qualidade dos produtos e destinos turísticos brasileiros, observando, sob os pontos de vista estratégico e operacional, experiências de destinos nacionais consolidados (Vivências Brasil) e de referência internacional (Excelência em Turismo), tem em 2008 novas viagens e um aperfeiçoamento de seu trabalho.

"A partir de agora iremos mensurar quem é o empresário participante sob o ponto de vista da gestão do seu negócio", diz uma das coordenadoras do projeto, Jaqueline Gil, juntamente com Alexandre Florio. A idéia é entender como esse empresário gerencia sua empresa e os serviços turísticos que oferece e acompanhar, ao longo da sua participação no projeto, se e como ele implantou melhorias na gestão do seu negócio. Para tanto, foi estabelecida uma parceria técnica com a FNQ (Fundação Nacional de Qualidade), que disponibiliza um software de auto-avaliação, por meio de um questionário que deve ser preenchido por todos os participantes. Nele, são auto-avaliados resultados da empresa, estratégias utilizadas, clientes atendidos e liderança, entre outros pontos. A parceria com a FNQ também permite que os empresários aprofundem-se em temas de Gestão da Excelência e preparem-se para concorrer no Prêmio Nacional da Qualidade, organizado pela Fundação.

O alvo do Benchmark são, prioritariamente, os empresários que gerenciam micro e pequenos negócios, sejam eles operadores de turismo receptivo, do setor de hospedagem ou de equipamentos com liderança no turismo receptivo local. Quando selecionados, passam por uma capacitação para conhecer conceitos e práticas de benchmarking, tornando-se preparados para buscar inovação e aprimoramento dos serviços e produtos turísticos que suas empresas oferecem. Depois das viagens, estes empresários se comprometem a multiplicar o que viram e aprenderam para profissionais de sua região. Eles também recebem apoio para implementar as boas e melhores práticas observadas, de acordo com a realidade de cada um.