domingo, 21 de junho de 2009

Caiu no colo....e agora?

Pronto, a Copa do Mundo esta na nossa porta. Salvador é uma das cidades Sede, irá receber milhares de turistas. Turistas com dinheiro, ávidos por atividades, lugares, gastronomia, artesanato, enfim, procurando por coisas novas, e, simplesmente irão cair no nosso colo, de graça, a melhor oportunidade que Ilhéus tem, teve ou irá ter para se lançar no mercado internacional.

Quando vejo notícias a respeito da Copa de 2014, ou posto elas no meu Blog, fico me perguntando, será que estou ficando louco, ou se trata de alguma onda repentina de positivismo? Afinal ainda não percebi, nenhum movimento nem no Governo do Estado ou no Municipal, para nos favorecer desta ímpar oportunidade. Turistas vindo de todas as partes do Brasil, de todos os continentes. Está nos faltando dimensionar o que é ser Sede de Copa do Mundo, receber uma Copa do Mundo, estar a simplesmente meia hora de voo de uma das Sedes, a cinco horas via terrestre ou a uma maravilhosa tarde, se a escolhida for a via marítima.

Que temos condições por proximidade, atrativos naturais, históricos e culturais, por termos um povo acolhedor, mas, será que temos condições reais de receber de maneira apropriada estes turistas exigentes? Não, não temos hoje. Mais nada impede que nos capacitemos, nos organizemos para que dentro de quatro anos sejamos um Destino Turístico. O mais importante é, que vamos ter consumidores. E digo mais, consumidores qualificados, financeiramente fortes. O turista de Copa do Mundo, é um turista que planeja. Na Copa de Alemanha já colocou na cabeça que irá viajar na próxima. Ou seja, trocando isto em miúdos, viaja com uma quantia já prevista a ser gasta, quer consumir, faz questão, este é um dos motivos, porque todos os países querem sediar a Copa. É dinheiro certo em caixa.

Este é o momento de criar uma Comissão Municipal, talvez até um Consórcio de Municípios, que tenha como escopo um diagnóstico das nossas vantagens competitivas e das nossas desvantagens. Potencializar os pontos fortes é melhorar os pontos negativos. Que trabalhe de forma antecipada, para que possamos sair na frente de outros municípios que certamente se candidatarão a receber turistas quando estes estejam em Salvador. E digo mais, tem que ser criada logo, com pessoas realmente capacitadas, nas áreas de Turismo, Desenvolvimento Urbano, Planejamento Estratégico, Jornalistas e Políticos, e outros. Digo logo, porque, é preciso ir atrás de investimentos. Há um maremoto de dinheiro de PAC, Prodetur, Estadual e privado que precisa ser captado, para captar é necessário planejar, ter projetos prontos, saber realmente o que queremos, como queremos e quanto custa isso. A relação de deficiências é ampla, aeroporto, rodoviária, estradas, acessos a cidade, praias, cabanas de praia, produtos turísticos realmente prontos, iluminação urbana, praças, coleta seletiva, capacitação profissional tanto a patronal quanto a de colaboradores e por ai afora a lista vai, imensa. É imperante colocar estes anseios no papel e começar a trabalhar já!

A Copa do Mundo e nossa!


Ariel Figueroa
Colunista & Articulista