
sábado, 28 de fevereiro de 2009
Travelport lança o aplicativo Panorama no Brasil
Com esta aplicação, presente na plataforma do sistema Galileo, os agentes de viagens terão acesso aos conteúdos das companhias aéreas, que incluem disponibilidades, tarifas, reservas e emissão de bilhetes, optimizando o seu tempo.
Entre as funcionalidades da aplicação destacam-se a busca inteligente das tarifas mais económicas, cadastro de clientes empresariais, gestão de clientes corporativos, aplicação das taxas de serviços e a criação de relatórios inteligentes de actividade, facilitando a gestão junto do cliente final, diz uma nota da Travelport.
Todas as transacções realizadas no Travelport Panorama, que já está disponível, são integradas nos sistemas de distribuição global Galileo e Worldspan, passando os dados a estar consolidados automaticamente no backoffice das agências, refere a mesma nota.
Fonte: PressTur
Caravana Brasil Internacional é tema de encontro
O diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso, explica que o objetivo da reunião foi reorganizar o calendário de eventos para ampliar a vinda de profissionais do turismo para conhecer o Brasil.
"A lista de eventos é extensa e acreditamos que a criação de um calendário coordenado e alinhado entre todos os organizadores poderá aumentar e diversificar a vinda de operadores internacionais", diz Pedroso.
O representante da Embratur explicou ainda que os encontros foram importantes para ouvir expectativas e planejamentos de empresas e entidades. "Já está marcado para o dia 19 de março um próximo encontro no qual iremos aprofundar o debate e discutir propostas", finaliza.
Participaram dos encontros representantes da Abav (Associação Brasileira de Agentes de Viagem), organizadores do Congresso e Feira da Abav; da Bito (Brazilian Incoming Travel Organization); promotores da Destination Brazil Showcase; da GWG Marketing e Eventos, que organizam a BNT Mercosul (Bolsa de Negócios Turísticos); da Marta Rossi e Silvia Zorzanello, responsável pelo Festival de Turismo de Gramado; da Reed Exhibitions/Alcântara Machado, responsáveis pelo Festival de Turismo; da Secretaria de Turismo de Gramado; além do Ministério do Turismo e da Embratur.
Fonte: Embratur
Programa de fidelidade da Rede IGH gera receita de U$ 14 Milhões no Brasil em 2008
O crescimento deve-se ao aumento do valor da diária média, de US$ 97 em 2007 para US$ 145 em 2008, e à adesão de mais de 27 mil novos associados. Hoje, o Priority Club Rewards tem mais de 172 mil titulares no Brasil, entre os 41 milhões no mundo.
O Priority Club Rewards é o primeiro e maior programa de fidelidade da indústria hoteleira, e oferece a mais alta facilidade de utilização, incluindo benefícios como possibilidade de transferência e compra de pontos. Além disso, os pontos não possuem data de vencimento e podem ser convertidos em centenas de produtos, certificados de compras, milhas para mais de 40 companhias aéreas ou aluguel de automóveis. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site www.priorityclub.com ou nas recepções dos hotéis das bandeiras IHG, que no Brasil são InterContinental, Crowne Plaza, Holiday Inn, Holiday Inn Express e Staybridge Suites.
Fonte: Fundamento Comunicação Empresarial
Programa Bem Receber qualifica Guarda Municipal
"São Paulo recebe milhares de visitantes por dia e qualificar os vários agentes que atuam no receptivo paulistano é uma necessidade crescente", destaca Toni Sando, diretor-superintendente do SPCVB. No ano passado, 36 servidores da guarda civil já haviam participado dos treinamentos.
Programa Bem Receber: Criado em 2006, o Bem Receber reúne uma série de ações para cativar visitantes de negócios e lazer por meio de ações de boa receptividade. O programa, que já capacitou mais de 1200 profissionais, ofereceu treinamentos para atendentes e concierges da rede hoteleira, além de policiais militares, taxistas e agentes de trânsito, orientando-os sobre como atender bem e encantar o visitante que chega à capital paulista, seja a negócios ou a lazer. O principal objetivo é convencer os turistas a esticar sua permanência na cidade por pelo menos um dia. O projeto contempla ainda a presença do Bem Receber em grandes feiras e eventos, com distribuição de cupons com descontos e benefícios em atividades culturais e de entretenimento.
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Dados internacionais da ANAC
O Relatório indica que a TAP, que tem voos directos de oito cidades brasileiras para Lisboa e Porto, transportou 298.163 passageiros no sentido Brasil – Europa e 263.605 da Europa para o Brasil, o que lhe dá um total de 561.768 passageiros nos dois sentidos.
Os voos da TAP de São Paulo e Rio de Janeiro, para Lisboa e Porto, e ainda de Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza para Lisboa, somaram, assim, 25,6% de todos os passageiros que viajaram nesse período do Brasil para a Europa, e no sentido inverso a companhia portuguesa atingiu 25,4% do total, o que lhe dá 25,5% do total de passageiros nos dois sentidos.
Os dados do Relatório, divulgado na sexta-feira, indicam que nos primeiros seis meses de 2008 as ligações aéreas do Brasil para a Europa somaram 1.165.742 passageiros e os voos da Europa para o Brasil, 1.037.488, o que dá um total de 2.203.230 nos dois sentidos.
A brasileira TAM, com voos para Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido, foi a segunda companhia com mais passageiros transportados nas ligações entre o Brasil e a Europa, com 436.914 passageiros, o que equivale a 19,8% do total deste mercado.
A TAM transportou 236.626 no sentido Brasil – Europa, o que equivale a 20,3% do movimento nesse sentido, e 200.288 da Europa para o Brasil, o que equivale a 19,3% deste total.
A francesa Air France foi a nº 3, com 174.130 passageiros no sentido Brasil – Europa (14,9% deste total) e 159.826 no sentido Europa – Brasil (15,4% deste total), o que dá uma quota de 15,2% do movimento nos dois sentidos, com um total de 333.956 passageiros.
A quarta maior foi a Iberia, com 229.242 passageiros, o que representa 10,4% do movimento nos dois sentidos, e a quinta foi a Lufthansa, com 169.432 passageiros e 7,7% do total do mercado.
A Iberia transportou 120.332 passageiros do Brasil para a Europa (10,3% do movimento neste sentido) e 108.910 da Europa para o Brasil (10,5% do mercado).
A Lufthansa, por sua vez, transportou 89.342 no sentido Brasil – Europa (7,7% deste total) e 80.090 no sentido Europa – Brasil (7,75% deste total). Depois vêm a KLM, com 95.710 passageiros nos dois sentidos (4,3% do total), Alitalia, com 92.813 (4,2% do total), VRG (que operava para Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido, com 84.804 (3,8% do total), British Airways, com 73.721 (3,3% do total), Air Europa, com 54.839 (2,5% do total), Swiss, com 39.110 (1,8% do total), Condor Flugdinst, com 28.337 (1,3% do total), e Ocean Air, que operou charters para operadores portugueses na Páscoa de 2008, com 2.558 (0,1% do total).
De acordo com estes dados, a Star Alliance, de que são membros a TAP, a TAM, a Lufthansa e a Swiss, foi a aliança líder nas ligações entre o Brasil e a Europa, com 1,2 milhões de passageiros nos dois sentidos, o que equivale a 54,8% do total do mercado.
Depois vem SkyTeam, a que pertencem Air France, KLM, Alitalia e Air Europa, com 577.318 passageiros, o que equivale a 26,2% do total, e a oneworld, a que pertencem Iberia e British Airways, ocupava a terceira posição, com 302.963 passageiros (13,8% do total).
Fonte: PressTur
Pesquisa de Hotelaria internacional
De acordo com a consultora, o mercado está globalmente pessimista, com um sentimento negativo pontuado em 34.2.
Os hoteleiros da América do Norte (EUA e Canadá) apresentam um sentimento negativo de 41. Já os hoteleiros da Ásia são os mais pessimistas, com uma média de 41.2 pontos negativos, e com o Japão (-74.1), Singapura (-64.3) e Hong Kong (-52.7) a revelarem-se os países mais pessimistas.
Excepção à regra é a América Latina, que é a única região a apresentar um resultado positivo de 9.7. Na Europa, os hoteleiros hungaros são considerados os mais optimistas, enquanto que na América do Norte o mesmo título pertence aos mexicanos. Nestes três mercados o sentimento de crescimento da taxa de ocupação, preço médio e receitas são unânimes.
Resumindo, no top 5 dos mais pessimistas temos o Japão (-74.1), Eslováquia (-68.4), Singapura (-64.3), Rússia (-58.9) e os EUA (-54.8). Enquanto que no ranking dos mais positivos são de referir a Indonésia (-4,3), Coreia do Sul (-7.2), Noruega (-20.3) e África do Sul (-20.9).
Robert Hecker, presidente da Horwath HTL, comenta os resultados da seguinte forma: “Um resultado médio negativo de 34.2 indicam o quão negativos estão os hoteleiros a nível mundial. Em média, os hoteleiros esperam declínios de 5% na taxa de ocupação e de 10% no RevPAR”.
A consultora salienta o positivismo dos hoteleiros indonésios que, de acordo com o inquérito realizado, estimam um aumento no RevPAR na ordem dos 5% em 2009. De acordo com o inquérito, é esperada uma recuperação dos resultados de Jakarta, que tem experimentado uma baixa de preços nos últimos anos e está presentemente a recuperar, e um crescimento das tarifas nos resorts de Bali.
A Horwath dá ainda conta de que o segmento corporate é o menos bem cotado nas opiniões dos inquiridos (sentimento negativo de 45.7), comparativamente aos segmentos turismo, lazer e MI. A queda do mercado corporate não é vista como uma surpresa pela consultora, que lembra que “a maior parte dos mercados hoteleiros mundiais já regista um considerável declínio neste segmento, particularmente nos hotéis de cinco estrelas, nos últimos cinco meses”.
O Global Hotel Market Sentiment Survey foi conduzido em 46 países, em 18 línguas, e recebeu 2.705 respostas.
Fonte: Publituris
IATA divulga dados de acidentes aéreos em 2008
Os dados partiram da IATA e salientam também que, tendo em conta estes números, a taxa de mortalidade diminuiu, tendo passado de 0,23 vítimas mortais em cada um milhão de passageiros, para 0,13 por cada milhão.
Os números da IATA indicam também que a taxa global de acidentes se situou nos 0,81 por cento, ou seja, em cada 1,2 milhões de voos há um acidente. No ano anterior, a taxa era de 0,75 por cento, com um acidente em cada 1,3 milhões.
Quando os números envolvem apenas as companhias-membro da IATA, a taxa de acidentes desceu dos 0,52 por cento para os 0,62 por cento. Os números de 2008 equivalem a 1 acidente por cada 1,9 milhões de voos.
Segundo a Associação, cerca de 30 por cento dos acidentes registados foram provocados por “deficiente gestão de segurança”.
Para Giovanni Bisigniani, director geral da IATA, os números e a melhoria dos mesmo provam que as companhias aéreas têm posto a segurança no topo das prioridades.
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Bom para a Bahia, será que para Ilhéus vem alguma coisa?
Um deles é a capacitação de 80 mil jovens baianos e do Estado do Rio de Janeiro, que terão aulas de inglês e espanhol para atuar no receptivo de turistas estrangeiros. Os cursos serão ministrados pela Fundação Roberto Marinho, por meio do canal Futura.
O outro é a liberação de US$ 80 milhões para obras de infraestrutura no Estado. Os recursos fazem parte de uma nova fase do Prodetur e serão viabilizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Sobre uma possível redução de 84% no orçamento da pasta, Luiz Barreto afirmou que não há motivo para preocupação no setor, pois a maior parte dos R$ 2,6 bilhões estaria somente contingenciada, “o que não quuer dizer que foi cortada”.
Já com relação a Salvador sediar a Copa de 2014, o ministro demonstrou confiança e afirmou que a cidade pode sim ser uma sub-sede.
Vale Cultura vem ai.
Projeto cria seguro ambiental obrigatório.
sábado, 21 de fevereiro de 2009
Delta Air Lines planeja vôos EUA - Angola
“Actualmente a empresa está a trabalhar com as autoridades norte-americanas e angolanas para assegurar a necessária aprovação governamental que lhe permita iniciar um serviço aéreo directo entre Luanda e Atlanta”, avançou à Lusa Katie Hulme, do departamento de comunicação da Delta Airlines para a Europa, Médio Oriente e África.
Os planos da Delta contemplam duas frequências semanais entre as duas cidades, com uma paragem na ilha do Sal, Cabo Verde.
Fonte: Publituris
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Pousada Csa de Areia...simplesmente o paraiso
CASA DE AREIA
jericoacoara preserva a sua alma de vilarejo escondido entre as dunas e o mar, integrado numa área de protecção ambiental
permanecem no tempo os caminhos de areia que percorrem a vila, as rodas de capoeira ao cair da noite na praia, e o mítico pôr do sol que se avista da duna sobre o mar
um lugar de culto para windsurfistas - dos quatros cantos do mundo - e para os amantes do easy way of life… uma pequena vila rodeada de coqueiros a abrir sobre o mar com lagoas de águas turquesa, bons restaurantes – desde a tasquinha improvisada que serve um delicioso peixe grelhado, ao estilo mais sofisticado – um clube de vela muito cool e uma noite animada… sempre de havaiana no pé e sorriso na cara…
a casa da areia não podia estar melhor localizada, entre a duna e o centro da vila, sobre o mar
com apenas quatro suites, o conceito desta guest house é o de unir o conforto de um hotel à liberdade de se sentir em casa
um projecto muito original de Verónica Sanger – ligada ao mundo da moda – e que concebeu uma casa que faz literalmente parte da paisagem… os tons de areia, os materiais naturais, o estilo rústico sem comprometer o conforto e dissimuladamente sofisticado
na sala - aberta ao exterior - sopra uma suave brisa e apetece caminhar descalço... é que o piso é de areia da praia
as suites têm terraço e janelas que se estendem do chão ao tecto para adormecer e acordar a ver o mar
subindo umas escadinhas ! em terracota acede-se à piscina e terraço, com uma vista deslumbrante sobre a duna, a vila e o mar… perfeito para as noites de jeri sob um céu coberto por milhares de estrelas
Dia a dia cresce o interesse extrangeiro pelo Nordeste Invest
Fonte: Casa Sapo
Brasil - Portugal taxa de SSA cai
Os dados do Aeroporto de Lisboa indicam que o crescimento das rotas do Brasil dependeu, aliás, da evolução dessas duas rotas e de Fortaleza, que compensaram as quedas nas linhas de Salvador, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.
Os voos de e para Brasília transportaram em Janeiro 11.963 passageiros, mais 11,3% ou mais cerca de 2,9 mil que em 2008, as ligações com Natal tiveram um crescimento em 23,3% ou cerca de 1,6 mil, para 8.727, e no caso de Fortaleza o aumento foi em 1,3% ou cerca de 180, para 13.762.
As quedas foram em 6,9% ou cerca de 900, para 12.319, no caso de Salvador, em 7,1% ou cerca de 1,4 mil, para 18.824, no caso de São Paulo, em 11,8% ou cerca de 1,5 mil, para 11.476, no caso de Recife e em 10,7% ou cerca de 2,3 mil, para 19.574, no caso do Rio de Janeiro.
Além destas sete cidades, Lisboa tem voos regulares da TAP de e para Belo Horizonte, mas a capital mineira não figura na lista da 30 principais cidades, o que indica que os voos tiveram menos 8.647 passageiros, que foi o tráfego nos voos de e para Lyon, rota que ocupa a 30ª posição.
Apesar da queda, o Rio de Janeiro manteve-se em Janeiro na liderança das ligações regulares de Lisboa com o Brasil, com 18,5% do total de passageiros (-2,36 pontos que um ano antes), e São Paulo vem na segunda posição, com 17,8% (-1,49 pontos).
A terceira posição é ocupada por Fortaleza, com 13%, sensivelmente o mesmo que tinha em Janeiro de 2008, e depois vem Salvador, com 11,6% (-0,95 pontos).
Brasília subiu para a quinta posição, com 11,3% do total de passageiros (+2,7 pontos que um ano antes), ultrapassando recife, que tem uma descida de 1,54 pontos, para 11,8%.
Natal é o sétimo destino com 8,2% do total de passageiros, mais 1,51 pontos que um ano antes.
Em relação a 2007, a evolução do tráfego em voos regulares entre Lisboa e o nordeste brasileiro reflecte designadamente a cessação de todas as operações charter, uma vez que os operadores começaram em Setembro de 2008 a colocar os seus programas com voos TAP.
A excepção a essa “regra” são as épocas de “pico” da procura, como aconteceu com o revéillon, que Mundovip, Abreu, terraBrasil e Entremares comercializaram dois voos charter, um deles para Salvador e o outro para Natal, enquanto no Brasil operadores locais (a BIS na capital baiana e empresários liderados por Murillo Felinto de Carvalho na capital do Rio Grande do Norte) comercializavam os voos no sentido de Portugal.
Daí que em Janeiro, na lista das ligações com mais passageiros charter, Salvador surja na 10ª posição, com 467 passageiros, e Natal na 11ª, com 452, que são os regressos dos turistas portugueses que passaram o revéillon na capital baiana e dos brasileiros que fizeram o revéillon em Lisboa.
Fonte: Press Tur
Viaja mais Melhor Idade supera metas
O programa, a partir de agora, buscará oferecer pacotes ainda mais diferenciados, onde o treinamento dos agentes, operadores e de toda a cadeia de fornecedores ganha mais importância. Para a sua promoção, está se buscando preços cada vez mais competitivos. O objetivo é obter serviços cada vez mais adequados ao público da Melhor Idade com a melhor tarifa possível. “Estamos negociando com os hotéis para que eles possam, sem custo adicional, oferecer atividades específicas para este público. É um ganho para todos”, diz o coordenador do programa, Enzo Arns. Além disso, será realizada uma pesquisa qualitativa com o cliente para identificar as qualidades e os ajustes que são necessários no programa. Para tanto, também ocorrerão avaliações de atendimento das agências, das viagens e do atendimento em geral. Nas próximas semanas deverão estar definidos os destinos trabalhados em 2009. Está prevista também, a partir de março, uma campanha dirigida ao público-alvo.
De acordo com Jurema Monteiro, coordenadora geral de Apoio à Comercialização do Ministério do Turismo, “o Viaja Mais Melhor Idade tem se mostrado uma excelente ferramenta de apoio à comercialização. Conseguimos promover regiões, estimular novos consumidores e ao mesmo tempo atendemos à melhoria da qualidade dos destinos turísticos em todo país, por meio dos treinamentos com fornecedores."
Outra novidade é que, ainda no primeiro semestre, os pacotes do programa poderão ser adquiridos on line, no site do Vai Brasil, que está em processo de elaboração (leia abaixo).
No ano passado, as viagens tinham 12 cidades de partida para 36 destinos. Os destinos mais vendidos foram Fortaleza (CE) e Recife (PE). Destinos com estâncias hidrominerais como Caldas Novas (GO) e Termas do Gravatal (SC) também se destacaram. Entre os destinos de inverno, a Serra Gaúcha (RS) continua sendo a mais procurada.
O Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do MTur, em parceria com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), como parceiro operacional, a ABCMI (Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade) e conta com o apoio da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens), Ministério da Previdência, Ministério do Trabalho, INSS, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Órgãos Estaduais de Turismo das Unidades da Federação, Projeto Vai Brasil, SEBRAE e SESC.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Moção de repúdio
O projeto de construção de um aeroporto no interior de Minas Gerais pode colocar em risco a integridade do Parque Estadual do Rio Doce, uma unidade de conservação da Mata Atlântica, com 36 mil hectares. A obra ficaria na Zona de Amortecimento da reserva e teria capacidade para receber 360 mil passageiros por ano. Além disso, o aeroporto transportaria cargas, uma necessidade das empresas instaladas no Vale do Aço, e tornaria preciso uma melhora significativa na infra-estrutura da região, como a construção de vias adequadas para o transporte destas cargas, entre outras construções, aumentando o impacto nesta área de Mata Atlântica. Para evitar que o aeroporto interfira tão negativamente na fauna e flora do maior fragmento florestal contínuo de Mata Atlântica em Minas Gerais, seria necessário que o aeroporto fosse instalado a 4 km desta área. O Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica aprovou Moção de Repúdio a criação do Novo Aeroporto em Bom Jesus do Galho recomendando que os estudos de impacto ambiental sejam reanalisados. Para mais informações acesse o Portal da SOS Mata Atlântica.
Grupo Sol Meliá lança diretório digital
Em comunicado, a Sol Meliá informa que cumpre com o objectivo de distribuir informação sobre todos os seus hotéis aos quatro cantos do mundo ao mesmo tempo que respeita o seu compromisso com a natureza, ao reduzir o número de edições impressas.
O formato agora disponível é interactivo, permitindo a busca das unidades por país, nome e índice, sendo mais fácil e rápido de utilizar.
O directório inclui informação detalhada de todos os hotéis, serviços, localização e contactos, além de informação corporativa do grupo e de cada uma das marcas.
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Quarta edição do Minas Tur
O salão, considerado o principal evento profissional de turismo em Minas é dirigido exclusivamente para agentes de viagens e começa às 13 horas, contando com os apoios da Secretaria de Turismo de Belo Horizonte (SETUR), Belotur, Associação Brasileira de Produtores de Pão de Queijo (ABPQ), Belo Horizonte Convention & Visitor Bureau, Ministério do Turismo, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e CVC.
A edição de 2008 levou mais 1.300 agentes de viagens ao Minascentro onde estavam 450 expositores, sendo a expectativa deste ano alcançar sucesso igual, diz uma nota do evento.
Presidentes da Adit e da Caixa se reunem
Participaram também da reunião Luiz Otávio Gomes, secretário do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística do Estado de Alagoas, e Gilberto Magalhães, superintendente da Caixa em Alagoas. “A participação da Caixa Econômica no Nordeste Invest é de extrema importância para o desenvolvimento do Nordeste Brasileiro, pois esse banco investe em parceria com as construtoras, financiando imóveis, o que atinge diretamente o público alvo do nosso evento”, explicou o presidente da ADIT Nordeste.
Para mais informações sobre o Nordeste Invest 2009 acesse: www.nordesteinvest.com
Fonte: Assessoria de Comunicação - ADIT Nordeste
Karina Moraes
ITB Berlim 2009
Nesta edição, a ITB Supply expande o número de “fornecedores” da indústria do turismo para 35, que vão apresentar uma diversidade de produtos do segmento, como inovações de produtos nos hotéis, a nível de promoção e publicidade, e também a nível da organização de materiais e serviços. Uma indicação clara da expansão deste sector é a crescente presença de empresas que se encontram entre os principais fornecedores da indústria do turismo. Para além de apresentar diversos produtos de equipamentos de hotéis, a ITB Supply vai oferecer uma riqueza de conhecimentos especializados para o sector dos serviços.
Evento: ITB Berlin -2009
Data: De 11 a 15 de Março
Horários:
Profissionais: 11 a 13 de Março de 2009 das 10H00 às 18.00h
Público-geral: 14 a 15 de Março de 2009 das 10H00 às 18.00h .
Local: Messe Berlin, Alemanha
Mais informações em: www.itb-berlin.com
Lisboa aposta no mercado brasileiro
Entre outras acções, Brasilia e Belo Horizonte irão receber até ao final do Março responsáveis turísticos da região de Lisboa, num esforço concertado para a promoção da cidade naqueles estados brasileiros. Ainda durante o primeiro semestre a iniciativa terá seguimento em Recife e Salvador. O Turismo de Lisboa irá também apoiar uma acção que um grupo de hotéis de cinco estrelas tem em marcha, em São Paulo, no mês de Março, e a entidade espera receber ainda, este ano, uma reunião da ABAV (Associação Brasileira dos Agentes de Viagens).
Vítor Costa espera que este investimento culmine com a Feira de Turismo do Rio de Janeiro, que se realiza no último trimestre do ano, do qual espera “uma presença condigna do país”.
Fonte: Ambitur
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Senac SP abre inscrições para cursos gratis
Voltado para pessoas de baixa renda e que não possuem formação acadêmica, as capacitações têm duração de dois a quatro meses e meio e ocorrem no Centro Universitário Senac - Campi Águas de São Pedro e Campos do Jordão. Os candidatos selecionados que não residirem nas respectivas regiões poderão morar nos alojamentos da instituição, sem custo de moradia, e ainda receber uma ajuda mensal de 80 reais durante o curso.
O programa de cada título foi elaborado prevendo situações que estimulem o participante a pensar, aprender, mobilizar e articular conhecimentos, habilidades e valores adquiridos. O curso Capacitação para Cozinheiro tem a finalidade de formar o aluno para identificar, higienizar, receber e armazenar mercadorias, além de ensiná-lo a preparar pratos básicos e clássicos, utilizando técnicas específicas de todas as áreas: garde manger, açougue, confeitaria e cozinha quente. São 64 vagas anuais e a carga horária é de 816 horas.
Já no Capacitação para Garçom, o estudante aprende a servir em bares, restaurantes e similares, assim como a identificar e respeitar as necessidades do consumidor e manter a qualidade de atendimento do estabelecimento para contribuir com a fidelização do cliente. O jovem é orientado a interagir diretamente com os consumidores, enfrentando tarefas semelhantes àquelas que vai encontrar no mercado de trabalho. A carga horária é de 500 horas e são oferecidas 78 vagas anuais.
"Com essa iniciativa, o Senac São Paulo promove competências profissionais, estimula a superação das diferentes formas de exclusão social e colabora para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que está presente", afirma Gisela Brandão, coordenadora da área de gastronomia da instituição.
Ela destaca ainda que o mercado tem recebido bem esses programas. "Um bom exemplo é o caso do aluno recém-formado no curso de Capacitação para Cozinheiro, Gabriel dos Santos Moraes, que venceu a 5ª Olimpíada do Conhecimento, na categoria cozinha, realizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul."
BH - LIsboa 86 mil passageiros ano
Fonte: Press Tur
Quanto valem as florestas
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
CNTur recebe registro sindical.
Bonito próximo Destino do projeto Economia da Experiêcia
Balneários cristalinos, cardumes coloridos, flora silvestre do cerrado e cavernas cortadas por feixes de luz natural. Em um paraíso ecológico como Bonito (MS), turistas e aventureiros procuram algo além de contemplação: viver emoções surpreendentes do alto do rappel ao mundo subaquático.
Transformar experiências ligadas à emoção em oportunidade de negócios turísticos é o foco do projeto Economia da Experiência, que chega à cidade de Bonito (MS), nesta terça-feira (10/02). No lançamento da iniciativa na região será exposto o conceito do projeto a micro e pequenos empreendedores, norteando os empresários que têm intenção de participar.
O projeto Economia da Experiência faz parte de uma política do Ministério do Turismo dedicada a consolidar redes de cooperação regional, estimulando e inovando a oferta turística local. A iniciativa é uma cooperação técnica entre o Ministério e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sob gestão do Instituto Marca Brasil (IMB).
Fonte: Ascom
Profissionais começam a ser preparados para a Copa de 2014
O Ministério do Turismo e a Fundação Roberto Marinho lançam, nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, um programa para qualificação de profissionais ligados ao setor de Turismo nos idiomas espanhol e inglês. Trata-se da primeira ação concreta de capacitação profissional motivada pela Copa do Mundo de 2014. O programa, neste primeiro momento, será implementado em três cidades-sede da Copa, podendo atingir até 80 mil profissionais de turismo. O investimento do Governo será de 13,9 milhões e a idéia é que este programa seja ampliado para outras cidades.
A iniciativa marca também a criação de um selo de qualidade no Turismo. A proposta é instituir uma marca visual a ser concedida pelo Ministério do Turismo a todos os empreendimentos e instituições que aderirem à formação em línguas estrangeiras a fim de melhorar o atendimento aos turistas, seja facilitando a participação dos seus funcionários, seja pelo apoio direto ou indireto para viabilizá-las. Nesse sentido, o selo será também um instrumento importante para a consolidação da rede que se pretende construir para a implantação do programa.
Desenbahia tem recursos na ordem de 70 Mi
O Programa de Desenvolvimento Social e Econômico (Prodese), nova linha de crédito da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), prevê a aplicação de recursos de aproximadamente R$ 70 milhões. O programa vai possibilitar a concessão de empréstimos de até R$ 10 milhões para empresas dos setores comercial e indústrial e de serviço, principalmente de médio porte (com renda bruta anual de até R$ 35 milhões). A linha de crédito foi anunciada em 05/02, em entrevista coletiva, onde também foi divulgado o balanço das atividades da agência em 2008. Uma das ações destacadas foi a criação, em dezembro, do Credifácil Giro Especial, uma uma linha especial para capital de giro que já alocou R$ 30 milhões para financiamentos. São empréstimos de até R$ 2 milhões por empresa, com prazo de 18 meses, incluindo três de carência, e taxas de juros de 1,8 ao mês. O objetivo da iniciativa é reduzir os impactos da crise mundial, apoiando as empresas que estão sendo atingidas por restrição de créditos, especialmente as que mantêm muito empregos, como as do Pólo de Informática de Ilhéus e as dos setores de calçados, alimentos e tecidos. “Queremos minimizar, o quanto possível, os efeitos da crise financeira internacional na Bahia. Esses empréstimos não são vultuosos, mas atendem as necessidades dessas empresas. Para grandes empresas, existem outras linhas de crédito como as do BNDES e Caixa Econômica Federal”, declarou o Secretário da Fazenda, Carlos Martins. |
Acordo entre a TAP e a TAM alargado
A companhia de bandeira alargou o acordo de code-share que já tinha com a brasileira TAM. Até aqui, o acordo permitia uma ligação diária a Buenos Aires, via Rio de Janeiro - desde Setembro de 2007.Agora, a partir de 28 de Fevereiro, o acordo passa a oferecer ligações diárias também à capital argentina, mas via Rio de Janeiro.
Com estes acordos de code-share, a TAP pode vender ligações a Buenos Aires, com o seu código, mas os voos do Brasil até à Argentina são operados pela TAM.
Fonte: Publituris
Parceria entre Cabo Verde e a TAAG
Cabo Verde quer aproveitar a plataforma do aeroporto do Sal para que a TAAG se expanda para mais destinos na África Ocidental. Para isso vai precisar de uma maior cooperação do governo angolano na área dos transportes aéreos.A notícia foi avançada pelo ministro cabo-verdiano de Estado e das Infra-estruturas, Transportes Telecomunicações, Manuel Inocêncio Sousa, em declarações à agência Lusa. “Isto pode interessar à TAAG, que já tem uma cobertura da África central e do sul”, disse, lembrando que, a partir do Sal, a África Ocidental fica mais acessível.
A notícia surge na sequência de uma visita oficial do primeiro-ministro cabo-verdiano a Angola, durante a qual terá discutido com as autoridades angolanas formas de cooperação, no que diz respeito aos transportes aéreos e sector financeiro.
À Lusa, Manuel Inocêncio Sousa salientou que por enquanto ainda não há nada definido. Daí que não tenha confirmado a possibilidade da TAAG ceder um avião à cabo-verdiana TACV.
Sampa sedia o campeonato mundial de Baristas
De segunda a quarta-feira da próxima semana (16 a 18/02), baristas de todo o Brasil têm encontro marcado em São Paulo, no MuBE - Museu Brasileiro da Escultura, onde acontecerá o 8º Campeonato Brasileiro de Baristas e outros três certames do setor. Em todos serão selecionados os profissionais que representarão o Brasil em torneios mundiais. A realização é da Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB).
Dirigido a profissionais, donos de lojas e cafeterias, fornecedores de máquinas e acessórios, produtores e aos apaixonados por café, o evento tem entrada franca com visitação aberta à área de exposição e acompanhamento dos campeonatos. Apenas atividades técnicas têm taxa de participação, sendo que as inscrições devem ser feitas pelo e-mail diretoria@acbb.com.br
Dados do setor Aéreo
Dados divulgados hoje pela ANAC, autoridade aeronáutica brasileira, indicam um aumento médio do tráfego em voos domésticos em 9,6% e uma queda em 7,9% nos voos internacionais operados por companhias brasileiras.
A informação mostra que em Janeiro, face ao primeiro mês de 2008, as companhias aéreas brasileiras reforçaram a componente de voos domésticos, de 68,7% dos lugares x quilómetros (ASK, do inglês para Available Seat Km) colocados no mercado para 72,5% e que uma evolução similar ocorreu na procura, com o doméstico a representar 71,8% do total de RPK (passageiros x quilómetros percorridos) quando um ano antes representava 68,7%.
Os dados da ANAC mostram que a TAM, maior companhia aérea brasileira, reforçou a participação no mercado, tanto em termos de oferta como na procura, ganhando 5,78 pontos, para 57,6% no total de lugares quilómetros colocados no mercado, e 4,92 pontos, para 59,4% do total de passageiros quilómetros “voados” durante o mês.
No pólo oposto esteve o grupo Gol (com as companhias Gol e VRG), nº2 no Brasil, que perdeu 5,96 pontos de quota de mercado em capacidade, para 35,4%, e 5,47 pontos em tráfego, para 33,8%.
A ANAC indica que no segmento de voos domésticos a TAM reforçou em Janeiro a participação na oferta total em 1,73 pontos, para 49,08%, e na procura ganhou 0,98 pontos, para 49,51%.
No internacional, a TAM ganhou 18,4 pontos de participação na capacidade, para 80%, e subiu 17,4 pontos na procura, para 84,44%.
A taxa de ocupação da TAM nos voos domésticos foi de 72%, menos cerca de um ponto que no ano passado, mas ainda cerca de um ponto acima da média do mercado (71%), e nos voos internacionais a companhia teve 78%, menos dois pontos que um ano antes, mas cerca de quatro pontos acima da média do mercado, que foi de 74%%.
Gol/VRG, embora perdendo quota de mercado, melhorou a taxa de ocupação nos voos domésticos em cerca de um ponto, para 71%, mas no internacional teve uma queda acentuada, em cerca de sete pontos, para 57%.
As outras quinze companhias que operam no mercado de voos domésticos com dados divulgados pela ANAC representaram em Janeiro 9,6% da capacidade aérea, mais 1,11 pontos que um ano antes, e 9,4% da procura, mais 1,23 pontos que em Janeiro de 2008.
A maior contribuição para estes crescimentos veio da Webjet, que reforçou a capacidade em 253,8% e teve um aumento da procura em 210%.
A Webjet representou em Janeiro 4,07% da capacidade disponibilizada e obteve 4,33% do total da procura, reforçando as quotas de mercado em, respectivamente, 2,74 e 2,8 pontos.
Outra contribuição veio da nova companhia aérea Azul, que em Janeiro representou 1,17% da capacidade em voos domésticos e 0,96% da procura total destas ligações.
Nordeste Invest a todo vapor
A quarta edição do Nordeste Invest, entre 31 de março e 2 de abril, em Maceió confirma a presença de investidores portugueses. Miguel Simões Almeida, administrador da Aquapura Hotels, e Pedro Viriato e Luís Varandas, do grupo Imocom, são nomes assegurados, com a Aquapura Hotels estreando no evento.
Na edição que vai colocar em destaque o cenário do turismo imobiliário e de segunda residência da região, através conferências, salão de exposições e rodada de negócios, o temário contará com o “Cenário econômico e a disponibilidade de recursos para empreendimentos: qual é a situação do Brasil em meio à crise de credito global?”, e mais.
“O que falta para o Brasil se tornar um destino turístico de classe mundial: oportunidades e desafios ?”, “Avaliação do mercado imobiliário internacional: presente e futuro”, “Como conseguir recursos de em fundos de investimentos?” e “Como entrar no Brasil: Parceiros locais ou não?”.
A programação e todas as informações já estão viabilizadas através da página de Internet do Nordest Invest.
Fonte: Brasilturis Jornal
Sampa lança novo Site
Fonte: Publituris
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
BNTM em Abril
A 18ª BNTM tem o apoio do Ministério do Turismo / Embratur e patrocínio: Infraero, Sebrae, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Chesf e as companhias aéreas TAP, TAM, Gol/Varig, Ocean Air, Webjet e TAF.
Tívoli Praia do Forte recebe prémio
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Bonito cada dia mais Bonito

|
| |
Festa de Iemanjá
Uma informação da Bahiatursa, empresa de promoção turística da Bahia, indica que os festejos se iniciam pelas 5h00 (locais), assinalados por Alvorada com Fogos e “pescadores e fiéis preparando as oferendas para a grande festa”.
Pelas 16h00, ocorre o cortejo principal, formado por barcos que rumam ao mar, “levando os presentes — perfumes, sabonetes, águas de cheiro, flores... — para Iemanjá”, tendo à frente o saveiro que leva “o presente principal dos pescadores, que pedem águas tranquilas e melhores pescarias”, seguido por embarcações que levam “outros balaios”.
“O cortejo toma conta do Rio Vermelho ao som de batucadas e apresentações de artistas locais em "arrastões" pelas ruas, nos palcos montados nas esquinas e por muitas casas do bairro. Barracas enfeitadas comercializam quitutes regionais e pratos tradicionais como a feijoada e o mocotó, bebidas e drinks variados, além das baianas de acarajé e ambulantes munidos de isopor com cerveja. Os festejos seguem animados noite adentro. Os grandes hotéis do bairro também participam da folia, com festas privadas ao som das estrelas da música baiana e regados ao tempero das chamadas Feijoadas VIP”, diz a descrição da Bahiatursa, que refere ainda que “conta a lenda que, se a Mãe d’Água não aceitar as oferendas, os balaios flutuam, o que é mau sinal”.
A informação assinala que o culto a Iemanjá foi levado para a Bahia pelos escravos africanos no século XVI e “ganhou força entre os negros que sobreviviam como pescadores no litoral da Bahia”.
“A devoção masculina foi seguida por suas esposas, que, durante as tempestades, corriam para a praia pedindo à orixá que não levasse seus maridos para o seu reino das águas”, acrescenta a informação, na qual se refere que a santa, que no catolicismo a santa é representada por Nossa Senhora da Conceição, é objecto de culto por parte dos “soteropolitanos (naturais de Salvador) “e reina absoluta no bairro do Rio Vermelho. Odô Yá, Iemanjá!”.