quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Viaja mais Melhor Idade supera metas

O Projeto Viaja Mais Melhor Idade vendeu, ao longo de 2008, quatro vezes mais do que sua ambiciosa meta: foram 200 mil pacotes comercializados para um público que, dois anos atrás, não encontrava no mercado nenhum produto desenhado para ele. As 21 operadoras cadastradas chegaram a ofertar 800 diferentes pacotes. Para este ano, o objetivo é, diante do cenário econômico, comercializar 150 mil pacotes, o que significará ainda um número muito satisfatório.



O programa, a partir de agora, buscará oferecer pacotes ainda mais diferenciados, onde o treinamento dos agentes, operadores e de toda a cadeia de fornecedores ganha mais importância. Para a sua promoção, está se buscando preços cada vez mais competitivos. O objetivo é obter serviços cada vez mais adequados ao público da Melhor Idade com a melhor tarifa possível. “Estamos negociando com os hotéis para que eles possam, sem custo adicional, oferecer atividades específicas para este público. É um ganho para todos”, diz o coordenador do programa, Enzo Arns. Além disso, será realizada uma pesquisa qualitativa com o cliente para identificar as qualidades e os ajustes que são necessários no programa. Para tanto, também ocorrerão avaliações de atendimento das agências, das viagens e do atendimento em geral. Nas próximas semanas deverão estar definidos os destinos trabalhados em 2009. Está prevista também, a partir de março, uma campanha dirigida ao público-alvo.



De acordo com Jurema Monteiro, coordenadora geral de Apoio à Comercialização do Ministério do Turismo, “o Viaja Mais Melhor Idade tem se mostrado uma excelente ferramenta de apoio à comercialização. Conseguimos promover regiões, estimular novos consumidores e ao mesmo tempo atendemos à melhoria da qualidade dos destinos turísticos em todo país, por meio dos treinamentos com fornecedores."



Outra novidade é que, ainda no primeiro semestre, os pacotes do programa poderão ser adquiridos on line, no site do Vai Brasil, que está em processo de elaboração (leia abaixo).



No ano passado, as viagens tinham 12 cidades de partida para 36 destinos. Os destinos mais vendidos foram Fortaleza (CE) e Recife (PE). Destinos com estâncias hidrominerais como Caldas Novas (GO) e Termas do Gravatal (SC) também se destacaram. Entre os destinos de inverno, a Serra Gaúcha (RS) continua sendo a mais procurada.



O Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do MTur, em parceria com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), como parceiro operacional, a ABCMI (Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade) e conta com o apoio da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens), Ministério da Previdência, Ministério do Trabalho, INSS, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Órgãos Estaduais de Turismo das Unidades da Federação, Projeto Vai Brasil, SEBRAE e SESC.