quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Senac SP abre inscrições para cursos gratis

O Senac São Paulo abre inscrições para os cursos gratuitos Capacitação para Cozinheiro e Capacitação para Garçom. Essa é uma das diversas ações educacionais que a instituição, comprometida com comunidade, realiza para promover o desenvolvimento social.

Voltado para pessoas de baixa renda e que não possuem formação acadêmica, as capacitações têm duração de dois a quatro meses e meio e ocorrem no Centro Universitário Senac - Campi Águas de São Pedro e Campos do Jordão. Os candidatos selecionados que não residirem nas respectivas regiões poderão morar nos alojamentos da instituição, sem custo de moradia, e ainda receber uma ajuda mensal de 80 reais durante o curso.

O programa de cada título foi elaborado prevendo situações que estimulem o participante a pensar, aprender, mobilizar e articular conhecimentos, habilidades e valores adquiridos. O curso Capacitação para Cozinheiro tem a finalidade de formar o aluno para identificar, higienizar, receber e armazenar mercadorias, além de ensiná-lo a preparar pratos básicos e clássicos, utilizando técnicas específicas de todas as áreas: garde manger, açougue, confeitaria e cozinha quente. São 64 vagas anuais e a carga horária é de 816 horas.

Já no Capacitação para Garçom, o estudante aprende a servir em bares, restaurantes e similares, assim como a identificar e respeitar as necessidades do consumidor e manter a qualidade de atendimento do estabelecimento para contribuir com a fidelização do cliente. O jovem é orientado a interagir diretamente com os consumidores, enfrentando tarefas semelhantes àquelas que vai encontrar no mercado de trabalho. A carga horária é de 500 horas e são oferecidas 78 vagas anuais.

"Com essa iniciativa, o Senac São Paulo promove competências profissionais, estimula a superação das diferentes formas de exclusão social e colabora para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que está presente", afirma Gisela Brandão, coordenadora da área de gastronomia da instituição.

Ela destaca ainda que o mercado tem recebido bem esses programas. "Um bom exemplo é o caso do aluno recém-formado no curso de Capacitação para Cozinheiro, Gabriel dos Santos Moraes, que venceu a 5ª Olimpíada do Conhecimento, na categoria cozinha, realizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul."