quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Pesquisa de Hotelaria internacional

A última análise da Horwath HTL confirma a expectativa generalizada dos hoteleiros a nível mundial, no que respeita a um declínio acentuado no negócio em 2009.

De acordo com a consultora, o mercado está globalmente pessimista, com um sentimento negativo pontuado em 34.2.
Os hoteleiros da América do Norte (EUA e Canadá) apresentam um sentimento negativo de 41. Já os hoteleiros da Ásia são os mais pessimistas, com uma média de 41.2 pontos negativos, e com o Japão (-74.1), Singapura (-64.3) e Hong Kong (-52.7) a revelarem-se os países mais pessimistas.

Excepção à regra é a América Latina, que é a única região a apresentar um resultado positivo de 9.7. Na Europa, os hoteleiros hungaros são considerados os mais optimistas, enquanto que na América do Norte o mesmo título pertence aos mexicanos. Nestes três mercados o sentimento de crescimento da taxa de ocupação, preço médio e receitas são unânimes.

Resumindo, no top 5 dos mais pessimistas temos o Japão (-74.1), Eslováquia (-68.4), Singapura (-64.3), Rússia (-58.9) e os EUA (-54.8). Enquanto que no ranking dos mais positivos são de referir a Indonésia (-4,3), Coreia do Sul (-7.2), Noruega (-20.3) e África do Sul (-20.9).

Robert Hecker, presidente da Horwath HTL, comenta os resultados da seguinte forma: “Um resultado médio negativo de 34.2 indicam o quão negativos estão os hoteleiros a nível mundial. Em média, os hoteleiros esperam declínios de 5% na taxa de ocupação e de 10% no RevPAR”.

A consultora salienta o positivismo dos hoteleiros indonésios que, de acordo com o inquérito realizado, estimam um aumento no RevPAR na ordem dos 5% em 2009. De acordo com o inquérito, é esperada uma recuperação dos resultados de Jakarta, que tem experimentado uma baixa de preços nos últimos anos e está presentemente a recuperar, e um crescimento das tarifas nos resorts de Bali.

A Horwath dá ainda conta de que o segmento corporate é o menos bem cotado nas opiniões dos inquiridos (sentimento negativo de 45.7), comparativamente aos segmentos turismo, lazer e MI. A queda do mercado corporate não é vista como uma surpresa pela consultora, que lembra que “a maior parte dos mercados hoteleiros mundiais já regista um considerável declínio neste segmento, particularmente nos hotéis de cinco estrelas, nos últimos cinco meses”.

O Global Hotel Market Sentiment Survey foi conduzido em 46 países, em 18 línguas, e recebeu 2.705 respostas.
Fonte: Publituris