As autoridades espanholas disponibilizaram, este ano, às empresas turísticas uma linha de crédito de mil milhões de euros para renovarem as respectivas instalações.
O Plano FuturE vai disponibilizar mais 500 milhões de euros às empresas turísticas espanholas, com o objectivo de fomentar a sustentabilidade do modelo turístico.
Destes 500 milhões de euros, 127 já foram disponibilizados através de um total de 488 operações até ao dia 1 de Novembro, estando ainda reservados mais 400 milhões de euros do orçamento do próximo ano para o mesmo fim. Os projectos a financiar são todos ligados à eco eficiência e sustentabilidade: gestão das águas, energias renováveis, poupança de energia, acessibilidade e incorporação de novas tecnologias.
Nesta mesma linha, o Ministério de Indústria, Turismo e Comércio de Espanha acordou a criação do Centro de Sustentabilidade e Tecnologias Ambientais do Turismo, que irá converter-se num ponto de encontro entre representantes públicos e privados que compõem o sector do turismo, nomeadamente, transportes, saúde, segurança, etc. Um dos objectivos principais deste Centro será a observação e seguimento duma série de indicadores de sustentabilidade, fomentando a investigação e desenvolvimento de projectos para a integração de tecnologias ambientais e de sustentabilidade.
Fonte: Ambitur