sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Espanha reforça apoio na sustentabilidade de modelo turístico

As autoridades espanholas disponibilizaram, este ano, às empresas turísticas uma linha de crédito de mil milhões de euros para renovarem as respectivas instalações.

O Plano FuturE vai disponibilizar mais 500 milhões de euros às empresas turísticas espanholas, com o objectivo de fomentar a sustentabilidade do modelo turístico.

Destes 500 milhões de euros, 127 já foram disponibilizados através de um total de 488 operações até ao dia 1 de Novembro, estando ainda reservados mais 400 milhões de euros do orçamento do próximo ano para o mesmo fim. Os projectos a financiar são todos ligados à eco eficiência e sustentabilidade: gestão das águas, energias renováveis, poupança de energia, acessibilidade e incorporação de novas tecnologias.

Nesta mesma linha, o Ministério de Indústria, Turismo e Comércio de Espanha acordou a criação do Centro de Sustentabilidade e Tecnologias Ambientais do Turismo, que irá converter-se num ponto de encontro entre representantes públicos e privados que compõem o sector do turismo, nomeadamente, transportes, saúde, segurança, etc. Um dos objectivos principais deste Centro será a observação e seguimento duma série de indicadores de sustentabilidade, fomentando a investigação e desenvolvimento de projectos para a integração de tecnologias ambientais e de sustentabilidade.
Fonte: Ambitur