terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Reta final para inscrições no Olá, Turista!


Associações, cooperativas e sindicatos de trabalhadores do setor turístico têm até 31 de dezembro para solicitar vagas no programa de qualificação a distância gratuito em inglês e espanhol: o Olá, Turista!. O programa, uma parceria com a Fundação Roberto Marinho, é a primeira ação concreta do Ministério Turismo (MTur) tendo em vista a preparação dos trabalhadores que terão contato direto com os turistas durante a Copa de 2014. São 80 mil vagas disponíveis para profissionais de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Salvador, do Recife, de Fortaleza e Manaus, cidades-sede do mundial.

Para participar do programa, as entidades devem se cadastrar no site www.olaturista.org.br até o fim deste mês e solicitar as vagas para seus associados. A inscrição efetiva dos participantes acontece a partir do dia 2 de janeiro de 2010, quando as associações repassarão as senhas de acesso dos cursos para seus associados. Empreendedores individuais do setor turístico também podem se cadastrar no Olá, Turista!. Até o momento, mais de 90 mil vagas foram solicitadas por mais de 600 associações.

O mensageiro, Pedro Umbelino, de 24 anos, está entre os 500 alunos participantes do projeto-piloto do programa implementado, desde agosto deste ano, no Rio de Janeiro (RJ) e em Salvador (BA). Umbelino, há quatro anos mensageiro de hotel na capital fluminense, conta que já consegue formular frases básicas no idioma inglês. “A noção que tinha da língua inglesa era pequena, baseada mais no dia-a-dia do trabalho e na ajuda dos colegas. O curso tem ferramentas de áudio e um dicionário no canto da página que auxiliam muito no aprendizado. Além disso, existe um telefone para esclarecer dúvidas”, explica. Três vezes por semana, após o expediente, o mensageiro se dedica às aulas, uma possibilidade de aperfeiçoamento profissional, segundo Umbelino.

Para Cláudia de Oliveira, gerente de Recursos Humanos de um hotel carioca, a experiência tem sido bastante positiva. “Os profissionais estão muito interessados e dispostos a aprender. Uns com mais habilidade que outros, mas todos bem empenhados”. Oliveira conta que o hotel disponibiliza um computador para os trabalhadores que não têm acesso à internet. “Com essa ferramenta, os profissionais podem fazer as aulas nos intervalos do trabalho e no fim do expediente”, conclui.

Os cursos de inglês e espanhol serão gratuitos, online e começam em 2010. Se você é profissional das áreas de hotelaria, gastronomia, transporte, comércio, saúde e segurança, entre outras, não perca essa oportunidade. Entre em contato com seu sindicato, associação ou cooperativa e garanta já a sua vaga!
Fonte: MTur