Imagine se o seu celular fosse seu cartão de embarque. Sem mais papéis e filas demoradas para a conferência dos dados. E tudo isso porque, simplesmente, há uma etiqueta colada na parte de trás do seu aparelho. Inacreditável, não? Não!
A Amadeus, em iniciativa conjunta com a Air France, aeroporto de Nice e a IER, empresa especializada em softwares de mobilidade, deu início ao projeto piloto Pass&Fly, que utiliza pela primeira vez a tecnologia de NFC (conectividade sem fio para curtas distâncias) em aeroportos.
Como funciona? O passageiro faz o check-in em qualquer canal da Air France – Internet, loja ou central de atendimento. Ao se apresentar no aeroporto, ele precisa estar munido apenas de seu aparelho celular habilitado na tecnologia NFC - o que pode ser feito previamente no próprio aeroporto. O acesso à sala de embarque é liberado aproximando o celular habilitado do leitor Pass&Fly – os pontos de milhagem são imediatamente computados e o cartão de embarque baixado. O reconhecimento do leitor funciona até mesmo se o celular estiver sem bateria. Simples assim. No portão de embarque, basta que o staff da companhia aérea confira os documentos do passageiro e voilá: economia de tempo, dinheiro e passageiro mais satisfeito.
Fonte: RMA Comunicação/Cecilia Ferrarezzi