quarta-feira, 13 de maio de 2009

Baixada Santista vai virar Destino Indutor

Em visita às cidades paulistas de Santos, São Vicente e Cubatão na segunda-feira (11/05), o ministro do Turismo, Luiz Barretto, anunciou a inclusão da Baixada Santista na lista dos 65 Destinos Indutores. A revisão do estudo, que vem sendo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) desde 2008, deve permitir a inclusão de outras regiões paulistas, como as de Brotas e Campos do Jordão.



O diagnóstico elaborado pela FGV serve de base para as ações por meio das quais o Ministério do Turismo pretende dotar os destinos indutores de padrão internacional de qualidade até a Copa de 2014. Ao entrar nesse rol, os municípios – a exemplo dos atuais 65 - passarão a ser avaliados anualmente para que se saiba se a infraestrutura e a qualidade dos serviços turísticos evoluiu ou não.



“A Baixada Santista é uma importante porta de entrada do turismo paulista, onde o Ministério do Turismo investiu R$ 15 milhões nos últimos anos. É preciso avançar e permitir aos prefeitos da região medir o retorno dos investimentos”, disse o ministro. Além dos prefeitos João Paulo Papa, de Santos, e Márcia Rosa, de Cubatão, e do vice-prefeito Rogério Barreto, de São Vicente, o ministro Luiz Barretto reuniu-se com os prefeitas do Guarujá, Maria Antonieta de Brito, de Peruíbe, Milena Bargieri, e de Registro, Sandra Kennedy, durante um almoço, em Santos.



Para o ministro, as cidades da Baixada Santista devem se preparar para tirar o melhor proveito possível da Copa de 2014. Caso a cidade de São Paulo seja confirmada como sede, os municípios do entorno devem ter a capacidade de atrair os turistas no intervalo dos jogos. “Santos pode pensar até em hospedar uma seleção. Que time não ia querer treinar no mesmo campo onde Pelé fez sua carreira?”, disse o ministro, referindo-se à Vila Belmiro, sede do Santos Futebol Clube.
Fonte: Ascom MTur