segunda-feira, 18 de maio de 2009

M´wxico anuncia um aporte de 1 Bilhão de dólares na promoção turística.

Um fundo especial com mil milhões de dólares para a promoção do turismo, 50% de redução nos impostos em cruzeiros internacionais para o México e redução dos impostos sobre as companhias são algumas das medidas que o Executivo mexicano tem já em curso para ajudar a economia a recuperar do impacto do surto de gripe A(H1N1).
A informação foi divulgada ontem em nota à imprensa da Embaixada do México em Lisboa e da ProMéxico, na qual é anunciado que foi lançado “um plano de estímulo fiscal de 1,3 mil milhões de dólares para induzir una rápida recuperação da economia” e é afirmado que “o Governo do México compromete-se a tomar todas as medidas necessárias para reactivar a actividade económica nos sectores afectados e em prevenir o decréscimo de outros”.
O turismo, incluindo as companhias aéreas e os operadores turísticos, é um dos sectores que, segundo a comunicação, foi dos mais afectados pelo surto do vírus da influenza A(H1N1), que “alcançou o seu nível máximo na semana de 23 a 28 de Abril” e actualmente “está sob controlo e numa fase decrescente”.
As medidas tomadas pelo Governo mexicano e a OMS “foram efectivas na contenção do vírus [da gripe A(H1N1)] e para tratar a população afectada”, diz a informação, que assinala que “toda a actividade económica foi totalmente restaurada ao seu status normal a partir de 6 de Maio e as actividades escolares foram reiniciadas no dia 7 de Maio”.
“O regresso às actividades impactou positivamente a economia na bolsa, com uma subida de 5%, e o valor do peso contra o dólar já se encontra estabilizado”, acrescenta, avançando a previsão de que a economia entre em recuperação no terceiro quadrimestre.
A estimativa indicada é de que “o impacto na economia mexicana possa oscilar entre 0,3% e 0,5% do PIB, com um declive que durará através do segundo quadrimestre de 2009”.
Fonte: PressTur