sábado, 5 de setembro de 2009

GOL cresce 29% em Agosto no mercado doméstico brasileiro

A low cost brasileira GOL teve em Agosto um crescimento em 29% do tráfego de passageiros (em RPK = passageiros x quilómetros) no mercado doméstico brasileiro e melhorou a taxa de ocupação dos voos em 6,3 pontos, para 61%.
Para o conjunto das operações domésticas e internacionais, o crescimento da procura em Agosto foi de 6,9% e a taxa de ocupação melhora 1,4 pontos, para 59%.
Esta evolução para o conjunto das operações é marcada pela queda do tráfego internacional em 60,7%, que reflecte o abandono pela GOL de rotas intercontinentais.
Ainda assim, os dados mostram que a queda do tráfego é maior do que a redução de capacidade, levando a uma queda da taxa de ocupação em 24,3 pontos, para 44,3%.
No conjunto das operações, a GOL tem ainda assim um aumento médio de capacidade em 4,2% no mês de Agosto, porque nos voos domésticos colocou mais 15,6% de RPK que no ano passado.
A Administração da GOL, ao comentar a evolução do tráfego em Agosto, atribuiu o crescimento ao “aumento e optimização da distribuição da oferta de assentos com foco no mercado doméstico, devido a fusão das operações GOL e VRG no 4T08”, ao “aumento da frota de aeronaves da família B737”, à “recuperação dos yields e redução das promoções, uma vez que o mês de Agosto, o segmento de passageiros de negócios volta ser predominante após o encerramento da temporada de férias de Julho”, bem como à “continuidade do projecto de revitalização do SMILES”.
A informação da GOL diz ainda que o yield líquido médio (receita por RPK) do mês de Agosto ficou acima do mês de Julho, acima dos 19,43 centavos do real registados no segundo trimestre de 2008, mas abaixo dos 21,93 centavos registados no primeiro trimestre de 2008.
Fonte: PressTur