sábado, 5 de setembro de 2009

Programa Próximo Passo

Aprender uma profissão é o próximo passo para os beneficiários do Bolsa Família. E esse passo foi dado nesta terça-feira (1) por 2043 alunos fluminenses do programa de qualificação profissional do Bolsa Família nas áreas de Turismo e Construção Civil, o Próximo Passo.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, participou da formatura dos beneficiários do programa no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ). O evento contou com a presença do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, que entregou o certificado aos alunos.

“As pessoas mais pobres deste país estão tendo a oportunidade de conseguir um emprego. Agora, elas já têm um diploma, querem e precisam trabalhar”, enfatizou o presidente.

O presidente brincou, ainda, que para “quem se formou na área de turismo é melhor ainda, porque vai ganhar 1200 reais e ainda pode encontrar um artista”. Essa foi uma referência a uma aluna do curso de camareira, Margareth do Nascimento, moradora da Comunidade de Vigário Geral, contratada pelo Hotel Copa Sul. A carteira de trabalho de Margareth foi assinada pelo presidente da SindRio e representante do Copa Sul, Alexandre Sampaio. “Vai ser bacana trabalhar com turismo e mostrar na prática o que eu aprendi. Com qualificação, poderei exercer melhor a minha profissão”, diz Margareth.

Com o Próximo Passo, até o final deste ano, 172,5 mil beneficiários do Programa Bolsa Família participarão de cursos de qualificação em turismo e construção civil nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Distrito Federal, São Paulo, Campinas, Santos, Curitiba e Porto Alegre. E nas capitais: Vitória, Goiânia, Palmas, São Luís, Aracaju, Maceió e Campo Grande.

Em Turismo, são oferecidas 25,9 mil vagas, sendo 4,2 mil no estado do Rio de Janeiro. Os cursos disponíveis são: garçom, cozinheiro, padeiro, barman, mensageiro, camareiro, atendente de agência de viagens e auxiliar de eventos.

Nesta terça-feira, 84 alunos do estado do Rio de Janeiro se formaram e outros 720 já estão nas salas de aula. Outros alunos beneficiários também já foram qualificados em turismo nas cidades de Fortaleza e Goiânia.

Participaram também do evento o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, o ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Edson Santos, secretários estaduais e municipais e prefeitos dos 10 municípios contemplados no Rio de Janeiro.

O Programa Próximo Passo é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República e está sob a responsabilidade dos Ministérios: do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Trabalho e Emprego (MTE) e do Turismo (MTur).
Fonte: Ascom MTur