quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Eventos em Cachoeira dão Início à Festa da Boa Morte


foto: divulgação
A abertura do III Simpósio: Identidades Culturais e Religosidade, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – URFB, aconteceu nessa quarta-feira, 12 de agosto, onde estiveram presentes o historiador Ubiratan Castro, o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, e representantes da Secretaria de Turismo da Bahia – Setur e Bahiatursa, Manuel Passos e o coordenador do Turismo Étnico, Billy Arquimimo. O evento, que conta com o apoio da Setur e da Bahiatursa, segue até o dia 14 de agosto, sexta-feira.

O reitor da Universidade começou o evento falando sobre a importância do Simpósio para a cidade de Cachoeira. “Esse evento tem uma grande importância para o povo de Cachoeira, já que representa a interiorização do ensino e da democracia para o Estado, além de marcar o início dos festejos da Nossa Senhora da Boa Morte”, disse. O historiador, Manuel Passos, falou sobre a importância da inclusão de novos cursos de graduação na Universidade, sobretudo os cursos de arquitetura e antropologia com ênfase na cultura negra, já que Cachoeira tem uma cultura afro muito forte e uma arquitetura rica.

Durante o evento foi aberta também a exposição “Rota dos Escravos”, que mostra com detalhes como foi a época da escravidão em diversas partes do mundo. O professor Ubiratan Castro, que na ocasião lançou seu segundo livro, “Histórias de Negro”, agradeceu o apoio do Governo do Estado, através da Setur e Bahiatursa. “O governo está mais uma vez reafirmando o compromisso com a cidade de Cachoeira, com as instituições culturais daqui, que é uma cidade intelectual. Tudo isso é muito importante para a democracia da cidade”, disse. O professor contou um pouco da história dos escravos e do surgimento de uma nova nação após a escravidão, além de ter falado sobre seu livro, que traz doze contos sobre o assunto.

Para o coordenador Billy Arquimimo, o evento contribui para movimentar mais a cidade. “Estamos em uma semana importante para a cultura de Cachoeira e para o turismo étnico, já que temos a festa da Boa Morte, que começa nessa quinta-feira, 13 de agosto e segue até dia 15. Nesses dias são discutidos diversos assuntos ligados à cultura negra, que atrai historiadores, palestrantes e turistas em geral”, declarou.

Departamento de Comunicação da Bahiatursa