sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Sahic promove investimentos na América Latina pelo segundo ano

A 2ª Conferência Sul-Americana de Investimentos em Hotelaria e Turismo (Sahic) deve reunir 400 participantes de 20 países nos dias 14 e 15 de setembro no Rio de Janeiro. Em evento hoje em São Paulo, os objetivos da conferência foram divulgados pelo presidente da Sahic, Arturo Rosa.

Os principais objetivos do encontro internacional são a troca de experiências em busca de um contínuo crescimento do setor e o desenvolvimento da indústria na região. E, para oferecer informações precisas e relevantes, foram escalados pela organização os mais altos executivos do mundo dos negócios deste mercado.

"Temos com a Sahic uma oportunidade ímpar de fazer contatos entre os países do nosso continente e de outros e mostrar o potencial de cada local", afirma Arturo Rosa. Segundo ele, a primeira conferência ano passado teve participação de 325 pessoas de 41 países. Para 2009, pelo menos 400 pessoas já são esperadas.

Uma primeira pesquisa realizada entre os participantes confirmados até o momento permite estimar que os novos investimentos na América do Sul movimentariam, aproximadamente, R$ 2,3 milhões.

¨No meio de uma das maiores crises da área hoteleira já vistas, na qual as taxas de ocupação, o preço das tarifas e o RevPAR (receita por acomodação disponível) mostram uma queda em todo o mundo, o interesse dos investidores por novos empreendimentos na região chega a surpreender e vai de encontro ao cenário visto na maioria dos países¨, acredita ele.

Participaram do encontro o Diretor de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo do Brasil, Hermano Gonçalves, Vice'Presidente Executivo de Jones Lang LaSalle Hotels, Ricardo Mader Rodrigues, e o diretor da HVS São Paulo, Diogo Canteras.

Hermano Gonçalvez de Souza Carvalho, diretor de Financiamento e Promoção de Investimentos no Ministério do Turismo, afirmou que a proposta da Sahic está de acordo com os objetivos brasileiros de estruturar o turismo. "O Ministério apóia a iniciativa de investimento no setor, que tem carência de articulação e que nos últimos anos o governo brasileiro tem estruturado", diz.

A segunda edição da conferência reafirma o caminho trilhado pela primeira, realizada no ano passado em Buenos Aires, quando 325 pessoas de 21 países participaram das discussões. Nas seções de 2009, haverá ricos debates em torno de temas como "Oportunidades de investimentos no Brasil", "O mercado de luxo – O que está acontecendo neste ciclo de contração econômica?", "Cuba – Um novo destino para a comunidade de investidores internacionais?" e "Edifícios verdes e investimentos adequados são compatíveis", entre outros.

Além destes assuntos específicos, as diversas possibilidades da América do Sul serão discutidas em painéis individuais tendo como palestrantes executivos como o presidente e diretor do Marriott Internacional, Ed Fuller; o CEO para Américas do Sul e Central da Accor Hospitality, Roland de Bonadona; o presidente da América Latina do IHG Intercontinental Hotel Group, Alvaro Diago; chairman e CEO da Meridia Capital; presidente e CEO do First South American Investment, Raúl González Neira; vice-presidente sênior de finanças e desenvolvimento hoteleiro para as Américas da Hilton Hotels Corporation; presidente do grupo latino-americano RCI, e tantos outros.

Neste ano, a conferência terá um espaço de interação que colocará cara a cara projetos e investidores. Também a partir desta edição, haverá a rotina anual de entrega de uma série de prêmios para projetos, eventos, instituições, empresas e pessoas que tenham contribuído para a indústria de hotelaria e turismo na região.

Fonte: Mercado e Eventos