quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Primeiro hotel CINCO ESTRELAS do mundo procura comprador



O prédio, conhecido de muitos brasileiros, é o número 10 na parte norte da praça de La Concorde, início da Champs Elysées, um dos pontos mais caros deParis. O Hotel Crillon, considerado o primeiro cinco estrelas da hotelaria mundial, encontra-se à venda. Continua como um dos mais luxuosos hotéis do mundo e daí o preço especulado está em torno de 300 a 450 milhões de euros. Mas a negociação não é tão simples assim, pois existe uma batalha judicial entre a JJW Hotels & Resorts, propriedade do sheik saudita Mohamed Al Jaber, e a rede americana Starwood, proprietária do Crillon desde 2005. O impasse persiste e não parece nada fácil uma solução.



Construído em 1758 pelo arquiteto Louis François Trouard, por determinação do rei Luiz XV, o prédio onde está o Crilllon foi sede da marinha francesa e também teve outras funções, como local das aulas de piano da princesa Maria Antonieta. Como ironia, muitas personagens do governo assistiram à sua execução em praça pública das janelas e sacadas do prédio. Comprado pelo Conde de Crillon – François Félix Dorothee Berton dês Balbes – em 1788, constituiu-se em um clássico estabelecimento a partir da primeira década do século passado.



O hotel tem um conjunto arquitetônico como poucos: mármores, colunas, lustres e decoração em grande estilo. São 130 apartamentos, 39 suites e cinco apartamentos especiais. A suíte mais cara chama-se Bernstein, em homenagem ao famoso maestro (Leonard) e custa acima de 8 mil euros a diária. Cada quarto é mobiliado de forma individual, nas cores e móveis. Cada pessoa é tratada com distinção; ninguém ali é um mero hóspede.
Fonte: Brasilturis