sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Ministro discute flexibilização de vistos e Copa de 2014



Luiz Barretto, ministro do Turismo e a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, se reuniram nesta terça-feira (4) com o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) na Câmara dos Deputados. O objetivo do encontro foi discutir a flexibilização de vistos para entrada de turistas estrangeiros no país, aviação regional e participação do capital estrangeiro nas empresas regionais de aviação, taxas aeroportuárias e a Copa do Mundo de 2014.

Hoje (5) as deliberações da reunião serão ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer pelos deputados da Comissão de Turismo e Desporto e dos senadores da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo.

"Vamos levar ao presidente da Câmara temas que podem ter prioridade de votação já que tivemos entendimento político em todos os níveis", diz Barretto. A Copa do Mundo de 2014 também está entre as prioridades para o segundo semestre. "O mundial nos dá muitas oportunidades para o desenvolvimento do turismo no país. Precisamos construir uma matriz de responsabilidade e temos certeza que poderemos contar o Congresso Nacional".

Copa do Mundo
A partir de 13 de agosto, em Manaus, a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados inicia uma série de discussões sobre a realização da Copa do Mundo no Brasil. O debate será realizado nas 12 cidades-sede com a presença do comitê organizador da Copa, Câmara Federal e Assembléia Legislativa dos estados.

Para a presidente do Fornatur, Nilde Brum, o turismo brasileiro está entre as prioridades do governo. "Discutimos atualmente o desenvolvimento dos estados e municípios que muito almejam que o turismo seja a grande atividade econômica do país".

Para Afonso Hamm, deputado (PP-RS) e presidente da Comissão de Turismo e Desporto, como há impedimentos constitucionais para a liberação de visto de entrada no país, a comissão trabalha por uma emenda coletiva ao Projeto de Lei 3059/2008 de autoria do deputado Carlos Eduardo Cadoca (PSC-CE) que prevê a emissão do visto via online, inclusive por meio de leitura ótica.

Para o deputado Marcelo Teixeira (PR-CE), relator do projeto de lei, "este momento em que o Brasil está conquistando uma melhor posição no mercado turístico mundial, urge que façamos mudanças que facilitem o fluxo de turistas estrangeiros no país".
Fonte: HN(Aline Costa)