segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Semana de Jorge Amado, programação


A Prefeitura Municipal de Ilhéus e a Fundação Cultural realizam a Semana Jorge Amado de Cultura e Arte, no período de 10 a 16 de agosto, com a seguinte programação:

Dia 10/08 (segunda-feira) às 18 horas: solenidade de abertura, na Casa de Cultura Jorge Amado, com a presença do prefeito Newton Lima; do secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles; do presidente da FUNDACI, Maurício Corso e da família Amado, performances artísticas do Núcleo da Dança e do grupo teatral Maktub, apresentação de integrantes do projeto social do Dilazenze, lançamento em Ilhéus do livro “Coleção Jorge Amado: leilão de novembro de 2008”, de Soraia Cals.

Nesta solenidade acontecerão: a assinatura da Minuta de Lei para criação do Fundo Municipal de Cultura que será encaminhada à Câmara de Vereadores de Ilhéus para aprovação; assinatura da Minuta de Lei solicitando à Câmara a instituição do dia 10 de agosto como Dia de Jorge Amado; assinatura do convênio de cooperação técnica com a Fundação Cultural do Estado da Bahia para vinda de uma restauradora do IPAC para Ilhéus que ficará responsável pela restauração do acervo do Museu do Cacau e, finalizando, a confirmação da parceria com o Governo do Estado para a reforma da Casa de Cultura Jorge Amado em 2009.

De 11 a 14/08 (terça a sexta-feira) das 09:00 as 18:00 h e dia 15 (sábado) das 09:00 as 12:00 h, visitação gratuita aberta ao público em geral da Casa de Cultura Jorge Amado com receptivo, performances artísticas e apresentação da Palestra “Nosso Patrimônio”, por Fabíola Paes Leme, mestranda em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz, desenvolvendo um projeto com as escolas públicas da cidade objetivando a valorização dos patrimônios históricos e culturais de Ilhéus, trabalhando com questões ligadas a memória e identidade de um povo. Juntamente com a FUNDACI, a Academia de Letras de Ilhéus realiza o projeto “A Academia de Letras Leva Jorge Amado as Escolas”, onde membros da Academia como os professores Arléo Barbosa, Mara Luiza Heine e Cláudio Silveira, foram divulgar a vida e obra de Jorge nas escolas públicas municipais da cidade, entre os dias 01 e 10 de agosto.

Dia 11/08: as 18:00, no auditório Fernando Leite da Fundação Cultural, exibição gratuita do filme “Gabriela, Cravo e Canela” (Censura 18 anos).

Dia 12/08: as 18:00 h, no auditório Fernando Leite da Fundação Cultural, exibição gratuita do filme “ Dona Flor e Seus Dois Maridos” (Censura 18 anos).


Dia 13/08 : as 18:00h, em frente a Casa de Cultura Jorge Amado, o Núcleo da Dança apresenta “Crepúsculo de Jorge”.

Dia 14/08: as 18:00 h, frente a Casa de Cultura Jorge Amado, aula gratuita de dança de salão.

Nas atividades da Semana terá também um ambiente destinado a leitura de livros do escritor, através de um convênio com a Biblioteca Municipal da cidade e outro ambiente onde os visitantes poderão deixar registrado tudo o que aprenderam com as informações obtidas na Casa de Cultura Jorge Amado.

Dia 16/08 as 19:00 h: apresentação de dança, em homenagem ao escritor Jorge Amado, do Grupo Fascinarte, na praça do Teatro Municipal.

Dia 16/08 as 20:00 h: apresentação do show “Amanda Canta Jorge”, no Teatro Municipal de Ilhéus.

O projeto engloba questões ligadas a valorização da cultura e do patrimônio histórico ilheense, com a participação de artistas locais, integrando música, teatro, dança e literatura na sua realização.

O projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Rima Decorações e Nicolai Jardins.

O projeto “Semana Jorge Amado de Cultura e Arte” foi concebido pela equipe da Fundação Cultural de Ilhéus, com a participação de Maurício Corso, presidente, Pawlo Cidade, assessor cultural, Cláudia Daneu, diretora da Casa de Cultura Jorge Amado, Fabíola Paes leme, produtora cultural, Luciano de Lucas, diretor do TMI e Dida Moreno, artista plástica responsável pela concepção dos espaços do evento.