terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Bahia, Réveillon sinónimo de festa!!
Lençóis, Andaraí, Porto Seguro, Ilhéus e Salvador têm festas garantidas estando os hotéis dessas localidades praticamente cheios, diz um comunicado da Bahiatursa.
Em Porto Seguro estão garantidos dois dias de festa na Passarela do Álcool a 31 e a 1, onde estará montada uma estrutura de palco, som e iluminação para os grandes espectáculos protagonizados por artistas como Marcelo Marrone, Top Love, Cheiro de Amor ou Saia Rodada. À meia-noite está previsto um fogo de artifício que promete ser o maior já visto na cidade.
Em Salvador realiza-se a tradicional festa no Farol da Barra, a partir das 20h30 que conta com atracções como Daniela Mercury, a Orquestra Rumpillez, Mariene de Castro, Beth Carvalho e a banda Motumbá e.
Em Lençóis, o largo da cidade deverá encher a partir das 20h00, com as Filarmónicas de Lençóis e a Banda do Maestro Reginaldo
Em Andaraí, na beira do Rio Paraguaçu a festa começa a partir das oito da noite e conta com a Banda Maximus para a animação.
Em Ilhéus, na Avenida Soares Lopes, Tonho Matéria é o artista convidado a partir das oito da noite.
White Coloured by You , simplesmente a melhor
O grau de satisfação dos passageiros, apurado pelo rácio entre o desempenho da empresa e as expectativas dos passageiros foi de 93.9% em 2008, acima dos 85.1% registados em 2007. Este excelente resultado foi conseguido porque:
· O atendimento a bordo atingiu plenamente (100%) as expectativas dos passageiros;
· A alimentação a bordo correspondeu a 96% das expectativas dos passageiros;
· O entretenimento a bordo correspondeu a 83% das expectativas dos passageiros.
Perguntámos aos nossos passageiros como nos comparavam em relação às melhores companhias de transporte aéreo com as quais tivessem viajado. Os resultados mostram que:
· O atendimento a bordo prestado pela White Coloured by You corresponde a 99% das melhores experiências dos passageiros;
· A alimentação a bordo corresponde a 93% das melhores experiências dos passageiros.
· O entretenimento a bordo corresponde a 80% das melhores experiências dos passageiros.
O estudo, inédito no transporte aéreo não regular, conduzido por uma empresa independente durante o mês de Agosto de 2008, analisou 4057 questionários válidos, traduzindo-se numa taxa de resposta de 53.1%, recolhidos nos voos de Lisboa para Natal, Cancun, Varadero, Recife, Fort Lauderdale, Rhodes, Heraklion e Tunis, e do Porto para Tunis, bem como no regresso.
Mais uma vez, este estudo mostra o compromisso da White Coloured by You em prestar aos seus passageiros, operadores turísticos e agências de viagens um serviço de elevada qualidade, bem como o interesse em desenvolver acções de melhoria em áreas especialmente valorizadas pelos diversos intervenientes na cadeia de valor do transporte aéreo.
Brasil e a União Europeia avançam nos vistos
Tailândia investe para recuperar imagem
Fonte: Turisver

POR EL MINISTERIO DE TURISMO Y DEPORTE DE URUGUAY
OF. PRENSA Y RELACIONES PÚBLICASTEL. 1885 INT. 123 - 124prensayrelacionespublicas@mintur.gub.uyRAMBLA 25 DE AGOSTO DE 1825 S/N ESQ. YACARÉMONTEVIDEO, URUGUAY
Rede Hotelaria Brasil atinge 85% de ocupação
Ainda durante este almoço, foi anunciada a parceria entre a Hotelaria Brasil e a Lello Condomínios com a Marca Praticis, criada para atuar no mercado de residenciais com serviço. A administração Praticis já pode ser vista no condomínio Quintas de Sauípe, localizado na Mata de São João na Bahia, com 175 casas. O plano de desenvolvimento da Marca para 2009 é bastante arrojado e conta com a administração de outros três empreendimentos, já com contrato assinado.
Galileo: crescimento constante
Fonte :Turisver
Galileo: crescimento constante
Fonte :Turisver
Empresas aéreas bloqueiam descontos
O Snea já tentara, sem sucesso, suspender o início dos descontos na 9ª Vara do Distrito Federal. Em seguida, entrou com agravo de instrumento para contestar a decisão no TRF, sendo atendido pelo desembargador, em despacho dado na tarde do dia 24. O argumento formal apresentado pelas empresas áreas é de que o ato da Anac não foi precedido pela realização de audiência pública, conforme determina a lei que criou a agência, como explica o advogado Flávio Shegering Ribeiro:
– O principal é deixar claro que o sindicato insurgiu-se contra esta resolução pela forma como ela foi feita. Não se discute o mérito em si, porque a discussão deve ser feita na audiência pública. O ato da Anac é ilegal porque não seguiu o preceito da lei que a criou, que determina a realização de audiência pública. Quando a Anac emite uma decisão dessa forma, está legislando e quem pode fazer isto é só o Congresso.
A audiência, para Ribeiro, poderia fazer com que a Anac repensasse a forma de seu ato, alterasse ou até que não emitisse a Resolução 61, se tivesse subsídios para convencê-la que isto seria prejudicial à sociedade brasileira.
– À primeira vista, pode parecer que a resolução é benéfica, porque haveria descontos. Pode ser que sim, mas pode ser também que as empresas estrangeiras passem a praticar preços aviltantes, abaixo do custo (dumping), e fazer com que empresas brasileiras deixem de operar mercados internacionais, impedindo o país de gerar divisas e empregos – especula Ribeiro.
Assessores da diretoria da Anac comunicaram que a Agência só se manifestará após ter sido oficialmente informada sobre a decisão
Fonte: JB On line
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
A Companhia Aérea WHITE satisfaz clientes
O estudo de satisfação de nove operadores turísticos, conduzido por uma empresa independente durante o mês de Setembro de 2008 a todos os responsáveis através do método de entrevista estruturada, revelou que os seus clientes:
Estão globalmente muito satisfeitos com os serviços prestados pela White Coloured by You (6.3 pontos num máximo de 7.0);
Consideram que a White Coloured by You tem melhor imagem que a concorrência (6.4);
Irão continuar a solicitar serviços à White Coloured by You (6.8);
Recomendam a White Coloured by You a outros Operadores Turísticos, Brokers ou Companhias Aéreas (6.6).
Mais uma vez, a realização deste estudo mostra o compromisso da White Coloured by You em prestar aos seus passageiros, operadores turísticos e agências de viagens um serviço de elevada qualidade, bem como o interesse em desenvolver acções de melhoria em áreas especialmente valorizadas pelos diversos intervenientes na cadeia de valor do transporte aéreo.
Complexo Hoteleiro de 210 Mi de Dólares
Fonte: Ambitur
Pestana Rio Atlântica vence concurso
domingo, 28 de dezembro de 2008
sábado, 27 de dezembro de 2008
Pantanal em recuperação judicial
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Fenhavinho 2009
A partir de abril direto SP - Tel-Aviv
O presidente da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, Jayme Blay, ao anunciar a novidade, mostrou-se empolgado com a novidade: “2009 promete ser um ano de grandes mudanças no turismo entre Brasil e Israel. Esperamos que a El Al tenha seu destaque nestas mudanças”, afirmou.
No ano passado, Israel recebeu mais de 30 mil turistas e visitantes brasileiros. A expectativa é a de que, com essa nova rota, aumente ainda mais o número de brasileiros por lá. Em contrapartida, a El Al acredita que deve aumentar também o número de israelenses que virão ao Brasil para fazer turismo.
Fonte: BrasilTuris Jornal
Agentes e Guias de Turismo recebem certificado
Os formandos pertenciam aos módulos de Guia de Turismo Regional, Aperfeiçoamento de Guias de Turismo e Aperfeiçoamento de Agentes de Turismo Receptivo. O programa ainda segue para taxistas e, para o ano que vem, pretende capacitar a guardas civis metropolitanos, policiais militares e civis, tornando a cidade de São Paulo um referencial na prestação de serviços turísticos para o País.
Cerca de 150 pessoas estiveram presentes para receber o certificado das mãos do vice-presidente da São Paulo Turismo, Tasso Gadzanis, do presidente da Associação das Operadoras de Receptivo de São Paulo (Aresp), Abraham Gurvitch, e do diretor do Sindicato de Guias de Turismo do Estado de São Paulo, Carlos Silvério.
O módulo de Guias de Turismo, ministrado pelo IBEC (Instituto Bandeirante de Educação e Cultura), formou novos profissionais que já possuíam fluência em idiomas menos convencionais como mandarim, russo, chinês e árabe, atendendo a uma grande necessidade do mercado e também ofereceu o curso de aperfeiçoamento para guias já formados com um conteúdo composto por etiqueta social, turismo cultural, atendimento ao turista, técnicas de teatralização, interpretação do patrimônio, hospitalidade, primeiros socorros, ecologia urbana, ambientação de base histórica e sensibilização para inclusão da pessoa com deficiência. Esta última etapa, oferecida pela ONG Grupo Terra com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, foi um importante passo para um trabalho iniciado pela Prefeitura que visa, cada vez mais, a inclusão de pessoas com deficiência não somente no turismo, mas em todas as áreas da sociedade.
O curso para Agentes de Turismo Receptivo, ministrado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) por meio da Enturis (Escola de Altos Estudos do Negócio do Turismo), tinha como conteúdo a formatação de novos produtos, administração financeira, empreendedorismo, legislação e marketing turístico.
"Cada vez mais brasileiros e estrangeiros descobrem São Paulo como pólo de lazer, com sua grande oferta cultural. E é fundamental para qualquer destino que seu turista seja bem recebido. Por isso esse programa é tão importante, afinal mostra aos turistas de todos os cantos do mundo que estamos aptos e prontos para recebê-los", afirmou o vice-presidente da SPTuris, Tasso Gadzanis.
Fonte: Depto. Comunicação - São Paulo Turismo (SPTuris)
Brasil escolhido como melhor Destino de Aventura
"O Brasil foi selecionado por suas consistentes melhoras na infra-estrutura, que conta com transporte facilitado para o coração da Amazônia, a vida selvagem do Pantanal e outros incontáveis lugares escondidos entre praias de areia branca", explica Brian Kinkade, diretor de viagem e turismo da National Geographic Adventure.
Para este ano, o comitê executivo de editores da revista resolveu diminuir de cinco para dois o número de países que recebem o título de "melhor aventura do ano". O Brasil já havia levado o título em 2006, quando vários países eram contemplados. "A credibilidade mundial da National Geographic só reforça e consolida a imagem do Brasil como destino top de turismo de aventura", avalia a coordenadora-geral de Apoio à Comercialização da Embratur, Karem Basulto.
Em Setembro, o Brasil sediou, em São Paulo, o Adventure Travel World Summit (ATWS), um dos maiores fóruns globais de Turismo de Aventura - organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura - ABETA, em parceria com a Adventure Travel Trade Association - ATTA. Foi a primeira vez que o evento, captado com o apoio da Embratur, aconteceu fora da América do Norte.
Para o presidente da ABETA, Jean-Claude Razel tal conquista se deve principalmente aos esforços da associação, em parceria com o Ministério do Turismo e Embratur para promoção e comercialização dos destinos de aventura brasileiros no mercado internacional. "A realização do Summit no Brasil foi essencial para destacar os destinos de aventura nacionais", complementa.
Na ocasião da ATWS, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, trouxe cerca de cem profissionais especializados em Turismo de Aventura de todo o mundo, além de jornalistas especializados no segmento, para participar de viagens antes do início do encontro. O programa Caravana Brasil traz operadores estrangeiros, que vendem os roteiros brasileiros no exterior, para conhecer in loco destinos nacionais.
Com uma das maiores biodiversidades do planeta, o Brasil ocupa um território de 8,5 milhões de quilômetros quadrados em região tropical. Entre os principais roteiros de aventura do País estão: Amazônia; Chapada Diamantina; Chapada dos Veadeiros; Chapada dos Guimarães; Estrada Real; Fernando de Noronha; Florianópolis; Foz do Iguaçu; Mata Atlântica; Jalapão; Serras Gaúchas; Lençóis Maranhenses; Pantanal; entre outros destinos.
Segundo a Abeta, a indústria de Turismo de Aventura é responsável por quatro milhões de turistas (entre brasileiros e estrangeiros) no Brasil, representando um faturamento médio anual que deve superar R$ 490 milhões neste ano.
O mercado já conta com aproximadamente 1,5 mil empresas espalhadas nos principais pólos de aventura do País. Estima-se que o Turismo de Aventura apresente crescimento entre 15% e 20% ao ano. De acordo com a Demanda Turística Internacional, estudo realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para a Embratur, 19,5% dos turistas estrangeiros que visitaram o País a lazer em 2006 disseram terem escolhido o País por motivo de ‘Natureza, Ecoturismo ou Aventura’.
Fonte: Rede Brasil de Municípios Interativos
A Caixa investiu 1,3 Bi em Turismo em 2008
Ele disse que desde 2003, quando começou a participar do CNT (Conselho Nacional de Turismo), a Caixa já investiu R$ 4,4 bilhões no setor, o que lhe assegura fatia de 39% em relação ao somatório de créditos concedidos por instituições financeiras oficiais para o setor.
Balanço nesse sentido foi apresentado pela Caixa na 23ª reunião do CNT, realizada na última quarta-feira, e reafirma a estratégia do banco para se posicionar como referência no segmento, principalmente depois que lançou o cartão Turismo Caixa, que já ganhou 1,1 milhão de clientes.
Desenvolvido especialmente para o ramo, o cartão Turismo Caixa já movimentou R$ 700 milhões para os clientes financiarem gastos com turismo. Segundo Mário Neto, a utilização do cartão é 11% superior em relação aos demais cartões do banco, que têm média de crescimento mensal de uso em torno de 10%.
A expectativa da direção da Caixa é de que as operações em turismo cresçam mais em 2009. Para isso, a instituição financeira tem celebrado convênios com hotéis, agências de viagens e empresas de turismo como Beto Carrero World e a Esfeco Administração, responsável pelo bondinho do Corcovado, no Rio de Janeiro.
Fonte: Jornal de Turismo
Hilton Salvador da Bahia
O hotel enquadra-se no projecto de reconstrução do centro histórico da cidade, classificado Património Mundial em 1985, pela UNESCO.
O Hilton de Salvador disponibilizará 170 quartos, dos quais 150 estarão localizados numa moderna torre de aço.
TAP e SAA assinam code-share.
A parceira ainda espera aprovação governamental, mas deverá entrar em vigor em Janeiro do próximo ano.
O acordo permite à TAP colocar o seu código nos voos da SAA entre Joanesburgo e os restantes destinos sul-africanos. O mesmo acontece com o código da SAA nos destinos portugueses.
“Ter a TAP como parceiro de code-share vai permitir oferecer ainda mais alternativas aos nossos clientes que queiram explorar Portugal, um destino muito procurado pelos sul-africanos”, comentou Jason Krause, responsável pela área de Desenvolvimento de Negócio da SAA.
“A South African Airways é um valioso parceiro da Star Alliance e acrescentar este novo code-share à nossa parceria bilateral constituiu uma mais-valia considerável na conectividade e na conveniência oferecidas aos nossos passageiros, através de uma mais vasta oferta de serviços e destinos”, disse por seu lado José Guedes Dias, vice-presidente de Alianças e Relações Externas da TAP.
“Queremos trabalhar cada vez mais próximos da SAA e reforçar a nossa parceria, para poder oferecer cada vez mais benefícios e melhores acessos a novas cidades em África”, acrescentou José Dias.
Turistas internacionais, queda de 20%
Kuoni compra operadora Suiça
A empresa opera desde 2003 no segmento de viagens educativas para leitores oferecidas em colaboração com jornais e revistas de topo suíças, que abrangem temas como a arte, cultura ou ciências e que são acompanhados por peritos e personalidades suíças.
A empresa cuja sede está em Basileia, actua no mercado desde 1986, gerou um volume de negócios no ano passado de 5,1 milhões de francos suíços. Actualmente trabalha com uma equipa de oito pessoas que irá manter-se, assim como a actual administração, diz uma nota da Kuoni.
A Cotravel vai manter a marca e será integrada na unidade suíça de negócios estratégicos.
Air Europa cessa vôos para Salvador
Turismo Rural na Bahia
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Produto Turístico: Amazônoa Internacional
Valor das diárias hoteleiras diminuem
A quebra nos preços globais foi gerada por quedas nos preços dos quartos na América do Norte (onde os preços desceram cinco por cento), América Latina (onde desceram um por cento) e nas Caraíbas (preços desceram quatro por cento). Os preços médios na Ásia permaneceram estagnados, enquanto na Europa subiram dois por cento, à medida que os gestores de hotéis desafiaram a tendência geral, mantendo os preços durante os meses de Verão.
O HPI do Hotels.com segue os preços reais pagos por quarto de hotel no terceiro trimestre de 2008, comparados com o período homólogo de 2007.
Através de um comunicado, David Roche, presidente do Hotels.com Worldwide, já fez saber que “os hotéis nas Américas, em particular, têm estado a sentir os efeitos da enorme queda global durante os últimos seis a nove meses, e temos observado um grande corte nos preços. Os gestores hoteleiros dos Estados Unidos talvez tenham que cortar ainda mais nos preços para manter a ocupação dos quartos nos meses que se seguem”.
“Na Europa, por outro lado, os gestores hoteleiros tiveram que cortar menos, com uma performance de Verão relativamente forte – o pico tradicional das viagens na Europa – ajudando-os a manter as suas taxas. No entanto, os preços europeus estão a começar agora a descer e é provável que surjam bons negócios nos principais destinos de viagens do continente no decorrer de 2009”, explica ainda David Roche.
América Latina atrai investidores Hoteleiros
“Enquanto que a nível mundial as expansões estão a ser muito bem pensadas neste ambiente económico, muitos grupos aceleraram os seus esforços de procurement na América Latina. Nos últimos três meses, encontrámo-nos com uma dúzia de investidores internacionais que procuram oportunidades na América Latina, sobretudo no Brasil, Colômbia e Peru”, afirmou Manuela Gorni, vice-presidente sénior da Jones Lang LaSalle Hotels, em São Paulo.
A consultora aponta que a “forte procura doméstica do Brasil está a fomentar o investimento hoteleiro e as oportunidades de desenvolvimento” e que “alguns mercados brasileiros conseguiram até crescimentos de dois dígitos no RevPAR”.
“O Brasil vai permanecer mais afastado da crise de crédito que se instalou globalmente. E embora não esteja imune a algum abrandamento em 2009, o Brasil tem a oportunidade de desenvolver os segmentos médio e económico um pouco por todo o país”, acrescenta Ricardo Mader Rodrigues, vice-presidente executivo da mesma consultora.
Fonte: Publituris
Amazônia conta com nova Agência de Desenvolvimento
Brussela Airlines entra na Star Aliance
“Juntos podemos dar vantagens aos nossos clientes”, comentou por seu lado Bernard Gustin, director geral da Brussels. A transportadora belga vai ser assistida pela companhia sua “patrocinadora”, a Lufthansa que a vai guiar no processo de integração.
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Embratur cria nova diretoria
Liderada por Marcelo Pedroso, a diretoria foi criada de acordo com as atualizações do Plano Aquarela 2009-2010. “A idéia é complementar um espaço que tínhamos na elaboração de conteúdo da Embratur. Nós já tínhamos uma serie de ferramentas que canalizavam para o conteúdo, mas entendemos a necessidade de gerar esse conteúdo internamente”, explica.
Segundo Pedroso, os objetivos da diretoria são buscar a variação de produtos e destinos e o levantamento e a atualização permanente de informações. Tudo isso de forma integrada e conectada com o trabalho do MTur que, de fato, é o responsável pela estruturação do produto turístico brasileiro, com a secretaria nacional de políticas públicas e a secretaria nacional de programas, conforme a estrutura de atribuições da pasta.
A partir da estruturação do produto turístico, a Embratur é responsável pela promoção, com foco no exterior. “Esse trabalho depende do desenvolvimento realizado pelo MTur. Há a necessidade de sinergia na atuação e, como a Embratur está na ponta do mercado, precisamos trazer as demandas do mercado para articular internamente. A nova diretoria vem para atuar como um catalisador de todas essas políticas, fortalecendo o elo de promoção internacional”, avalia o diretor.
A presidente da Embratur, Jeanine Pires destaca que a nova diretoria irá prover ferramentas para promoção internacional. “O trabalho realizado pela diretoria de Produtos e Destinos será o ponto de partida para promoção do Brasil nos mercados internacionais”, disse.
Estrutura
A criação da nova diretoria sinaliza para uma mudança estrutural da Embratur e para a reestruturação dos processos internos. De acordo com Jeanine Pires, essas mudanças visam enfrentar a atual conjuntura econômica mundial.
A mudança principal está na forma de trabalhar das quatro diretorias da autarquia. As novas atribuições funcionam de acordo com uma nova lógica de planejamento e estratégia. “Atualmente, a Embratur trabalha por mercados, com orçamentos específicos. Há a necessidade de uma nova cadeia de procedimentos”, explica.
Com a reestruturação do organograma da Embratur, que ainda será formalizado e publicado no DOU (Diário Oficial da União), além da diretoria de Produtos e Destinos formam o quadro da autarquia a diretoria de Marketing, chefiada por Walter Vasconcelos, a diretoria de Mercados Internacionais, com José Luiz Cunha como diretor e a diretoria de Administração e Finanças, liderada por Luiz Rangel.
Plano Aquarela
Com o objetivo de ampliar as ações voltadas para o consumidor final e focar a divulgação do Brasil para mercados emissores prioritários da America do Norte, Ásia, Europa e os vizinhos da America do Sul, a Embratur atualizou recentemente o Plano Aquarela para o período 2009-2010.
A idéia segue a linha original de planejamento do MTur, por meio da Embratur, de garantir o crescimento de entrada de divisas e o aumento no número da visitantes estrangeiros, além de aumentar o tempo de estada desses turistas em solo brasileiro.
Segundo Jeanine Pires, a grade de produtos turísticos formatados para os mercados internacionais também foi atualizada, inclusive os 65 destinos indutores do MTur. “Foram quatro meses de pesquisas por todo o País para realizar essa mudança”, lembra.
A nova grade oferece roteiros diversos, com acesso também por via terrestre, contemplando diferentes destinos, regiões e segmentos. No inicio de 2009, todos os estados receberão a nova grade para validação e realização de ajustes. Com a atualização, a Embratur pretende adaptar e aperfeiçoar as ferramentas de promoção no exterior, como caravanas para operadores, relações públicas e e-learning.
A atualização do Plano foi feita com base em pesquisas quantitativas e qualitativas promovidas pela autarquia tanto no mercado nacional como internacional. “Realizamos pesquisas completas para tomar decisões acertadas em cada mercado. A analise dessas informações auxiliam a formatação da estratégia certa”, completa Jeanine Pires.
Fonte: Jornal de Turismo
Em busca do público americano
Durante o encontro, Jeanine Pires apresentou a agenda de promoção da Embratur para o mercado norte-americano, detalhou a veiculação da campanha publicitária "Brasil Sensacional" no País e o orçamento destinado para essas ações em 2009
Na reunião foi debatida uma linha de ação conjunta com o objetivo de incrementar a promoção destes estados junto ao mercado turístico, à imprensa e ao público final norte-americano. A idéia é que haja contrapartida dos estados em relação aos investimentos para promoção
Fonte: Mercado e Eventos
domingo, 7 de dezembro de 2008
Abeta convida
Conexão Nordeste
Ìbis abriu o 800º hotel da rede
Vinhos brasileiros recebem prémios no exterior
MTur seleciona Agências para receber turistas chineses
Brasil participa em feira de Turismo de luxo
Restaurante erótico em Algarve
sábado, 6 de dezembro de 2008
Dr. Eduardo Mielke
Acessem, ilustra o momento, com muita personalidade.
http://www.estacaopr.com.br/principal/sistemas/revista/index.html
A Azul Linhas Aéreas autorizada a vender bilhetes
domingo, 30 de novembro de 2008
Bolsa de Turismo de Lisboa - 2009
Quebra hoteleira na Europa
O mesmo relatório indica que desempenho do indicador RevPAR foi variável entre as cidades da zona Euro. Em média, a taxa de ocupação desceu para valores negativos, ao mesmo tempo que se registou uma ligeira subida no preço médio dos quartos.
No caso de Lisboa verifica-se que o global da ocupação foi de 65,1%, e que o preço médio por quarto ficou pelos 97 euros, enquanto que o RevPar ficou nos 63, registando uma variação de 0,2% face ao acumulado do ano anterior.
Nordeste na mira dos investidores internacionais
Entre eles, Keith Punler, da Kapital Corporation, revelou, durante a última reunião da Adit-Nordeste nesta segunda (17 de novembro), o interesse da companhia de investir no Brasil.
Segundo ele, a crise no setor imobiliário do Reino Unido levou a Kapital a buscar novas oportunidades e novos mercados, encontrando no Nordeste um mercado em plena expansão.
"Nossa relação com o Brasil será forte e duradoura, nós temos valiosos contatos neste mercado e podemos colaborar com as empresas brasileiras que estão interessadas em investidores europeus", garante Keith.
Flávio Fortes, superintendente da Brazillian Mortgages, destacou a importância da Resolução 472 de 31 de outubro de 2008, que deu a possibilidade dos fundos de investimentos se tornarem sócios de corporações, provendo um mercado que passa por dificuldades. "É mais uma saída para vendas e mais investidores terão acesso ao mercado", declara.
2009 WTTC no Brasil
“Durante três dias, o Brasil será o centro das mais importantes decisões do turismo mundial”, declarou o presidente do WTTC, Jean-Claude Baumgarten, durante a assinatura do memorando de intenções para a realização do evento, que ocorreu durante a World Travel Market (WTM), uma das maiores feiras de turismo do mundo, que acontece até a próxima quinta-feira (13) em Londres.
A declaração não é exagero. O WTTC reúne as maiores companhias de viagem e turismo do mundo, o que inclui empresas que não se restringem ao setor e atuam também em áreas como seguros, imóveis e finanças.
“O encontro do WTTC levará ao Brasil os principais executivos do turismo mundial, que têm condições não só de decidir onde farão investimentos nos próximos anos, como também de lançar tendências e influenciar outros investidores”, avalia o chairman do grupo hoteleiro francês Accor para a América Latina, Firmin António.
Os investidores são unânimes ao afirmar que a realização do encontro é uma vitrine para o país-sede, já que abre oportunidades para que o potencial turístico e de investimentos seja apresentado, de forma privilegiada, aos principais players do setor.
Copa 2014
“A realização da Copa do Mundo de 2014 será uma grande oportunidade de divulgar o Brasil. Para isso precisamos estar preparados e planejamento é a palavra chave do início desta preparação”, acrescentou Silva.
Segundo ele, o principal desafio para o governo federal será dotar o país de infra-estrutura suficiente para sediar o campeonato. O Brasil deve receber 600 mil estrangeiros durante a Copa. A previsão é que serão necessários investimentos em mobilidade (aeroportos, estradas e terminais rodoviários), acessibilidade (sinalização, transporte de massa e infra-estrutura), hospedagem e qualificação profissional.
“O período atual é de diagnóstico e planejamento. É isso que o Ministério do Turismo está fazendo”, disse Silva. “Em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, estamos aprofundando o estudo sobre os 65 destinos indutores do turismo especificamente para as 18 cidades candidatas a sediarem jogos da Copa”.
De acordo com ele, assim que a Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciar as cidades-sede, em março de 2009, o MTur vai divulgar o resultado desse diagnóstico e os investimentos que precisarão ser feitos para a Copa em cada cidade. Até 2007, já haviam sido investidos R$ 815,7 milhões em mobilidade e R$ 309,4 milhões em acessibilidade nas 18 cidades candidatas. “Esses investimentos serão ampliados até 2014”, disse o chefe de gabinete do MTur.
sábado, 29 de novembro de 2008
Atlantica Hotels, 10 anos de admiração
O estudo, que está em sua 11ª edição, foi realizado entre junho e agosto deste ano. Foram entrevistados 1.124 executivos entre presidentes, vice-presidentes, superintendentes ou diretores de empresas nacionais e multinacionais mais importantes em cada segmento de atuação. Foram avaliados 12 quesitos chamados de "fatores-chave", como a Qualidade de Gestão, Ética, Capacidade de Competir Globalmente, Qualidade dos Produtos e Serviços, Respeito pelo Consumidor, Solidez Financeira, Compromisso com o País, Inovação, Notoriedade, Responsabilidade Social, Compromisso com Recursos Humanos e A Empresa Mais Comprometida com o Desenvolvimento Sustentável.
Brasil é apresentado como destino de golfe
Aumentar o número de turistas estrangeiros com interesse em conhecer as riquezas naturais do Brasil e apresentar os campos de golfe aos amantes da modalidade esportiva de outros países. Com estes objetivos o Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) - em parceria do Bureau Brasileiro de Golfe -, promoveu na última quarta-feira (19/11) uma apresentação sobre o País durante a IGTM (Internacional Golf Travel Market), em Marbella, na Espanha. O evento começou no dia 17 de novembro e terminou dia 20.
A apresentação sobre o Brasil contou com a presença de mais de 70 pessoas, entre eles profissionais de turismo e praticantes de golfe, e mostrou as oportunidades que o País oferece para quem deseja destinos com boa infra-estrutura para a prática do esporte, aliada a outros atrativos.
Um vídeo institucional, com a campanha Brasil Sensacional, mostrou a diversidade dos destinos brasileiros, que oferecem sol durante todos os dias do ano, além de um grande número de atrativos. O diretor de Turismo do Bureau Brasileiro de Golfe, Michael Nagy, apresentou detalhes sobre os campos de golfe existentes no Brasil, grande parte deles localizados em empreendimentos turísticos, como hotéis e resorts, em meio a paisagens deslumbrantes. Ao final do seminário, uma viagem ao Brasil foi sorteada para os participantes.
Roteirização sem a Bahia, imagina Ilhéus então
Desta vez, o Ministério do Turismo vai apoiar a formatação e a estruturação de cinco roteiros turísticos, por meio da formação de redes de cooperação.
No Sul, a idéia é desenvolver o Roteiro Aparados da Serra, que vai beneficiar os estados Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A região Sudeste pretende organizar um roteiro rodoviário entre Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
No Centro-Oeste, a previsão é estruturar o Roteiro Travessia do Pantanal, que ligará Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Norte, haverá um roteiro para integrar os estados do Amazonas e de Roraima. Pernambuco, Paraíba e Alagoas farão parte, no Nordeste, do Roteiro Civilização do Açúcar.
Durante o encontro preparatório, que termina nesta terça-feira (25), técnicos da coordenação geral de Segmentação do Ministério do Turismo vão apresentar a metodologia usada na execução do projeto e os conceitos de rede de cooperação, roteirização, regionalização e produtos turísticos. Eles também vão orientar a formulação do plano de ação e do planejamento estratégico dos novos roteiros.
Além disso, está prevista a apresentação de painéis sobre as dinâmicas de formação de redes e o funcionamento da cooperação regional. Os participantes também poderão conhecer o modelo de gestão e as inovações implementadas na primeira edição do projeto.
A Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização Turística é resultado da parceria firmada entre o MTur, o Sebrae e o Instituto Marca Brasil (IMB). A iniciativa é gerenciada pelos Sebraes regionais junto com as secretarias de Turismo estaduais.
Primeira fase - Na primeira edição, o projeto resultou na estruturação de cinco roteiros: Roteiro Integrado Jericoacoara - Delta do Parnaíba - Lençóis Maranhenses; Roteiro Turístico Caminhos da Revolução Acreana; Roteiro Integrado Iguassu Misiones; Roteiro Integrado Estrada Real - Caminho Velho; e Roteiro Integrado de Brasília - Chapada dos Veadeiros.
A roteirização turística é uma das estratégias do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil para estruturar, ordenar, qualificar, ampliar e diversificar a oferta turística brasileira.
É um processo voltado para a construção de parcerias em níveis municipal, estadual, nacional e internacional. A idéia é integrar e fortalecer o compromisso entre os agentes envolvidos com o turismo, de modo a fortalecer os negócios nas regiões.
Fonte: Ass. Comunicação MTur
O Natal dos baianos é em Portugal
Iberostar Praia do Forte em soft open
Antes mesmo de entrar em operação, o Iberostar Praia do Forte foi eleito, em outubro, o resort do ano pelo Guia Quatro Rodas 2009, o mesmo vencido no ano anterior por seu vizinho Iberostar Bahia. Orçado em US$ 80 milhões, o empreendimento faz parte do ambicioso projeto de US$ 250 milhões da Iberostar Hotels & Resorts para a Bahia, que ainda dará à Costa dos Coqueiros um terceiro resort, de categoria Grand Collection, ainda em fase de projeto.
O Iberostar Praia do Forte é um resort de categoria Premium. Possui 536 apartamentos, todos voltados para o mar, além de seis piscinas, duas delas próximas ao mar, com bordas infinitas, e diversos lagos, que formam 4.000m² de espelho d’água.
Fonte: Mercado e Eventos
Novas rotas da Gol para o Nordeste
“Oferecemos mais vôos para o cliente da região Nordeste, que procura economia de tempo e facilidade nos trajetos para outras cidades brasileiras”, afirma Wilson Maciel Ramos, vice-presidente de Planejamento e TI da GOL.
A Companhia é a única empresa aérea brasileira a oferecer vôo sem escalas entre Belo Horizonte (Aeroporto de Confins) e Recife, com seis freqüências semanais, permitindo aos clientes de Recife conexões a partir da capital mineira para Uberlândia (MG), Goiânia (GO) e Campinas (SP). A partir de Recife, há possibilidade de conexões para as cidades de Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB), Fernando de Noronha (PE) e Petrolina (PE). O valor do trecho Confins–Recife sai a partir de R$ 299,00.
A GOL oferece também vôo sem escalas entre João Pessoa (PB) e Salvador (BA), com sete freqüências semanais, de segunda a domingo. A operação permite conexões para São Paulo (aeroporto internacional de Guarulhos), Rio de Janeiro (aeroporto internacional Tom Jobim–Galeão), Belo Horizonte (Confins) e Brasília (DF), além de outras capitais do Nordeste atendidas pela Companhia. O trecho pode ser encontrado a partir de R$ 159,00.
Outra novidade de João Pessoa é o novo vôo para São Paulo (Guarulhos), fazendo escala no Rio de Janeiro (Galeão). O vôo liga a capital paraibana aos principais mercados das regiões Sul e Sudeste, além dos destinos internacionais atendidos pela GOL na América do Sul. São vôos diários, de segunda a domingo, com trecho a partir de R$ 329,00.
E para melhor atender a demanda pernambucana, a GOL lançou um segundo vôo diário de Petrolina (PE) a São Paulo (Guarulhos), com escala em Recife (PE). O vôo permite maior flexibilidade aos passageiros e oferece as melhores conexões em Recife e São Paulo. Com sete freqüências semanais, de segunda a domingo, o trecho sai a partir de R$ 379,00.
Fonte: Turismo em foco
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Bahia Plaza Resort - Simplesmente Luxo!!
O evento resulta de uma parceria com a marca Simplesmente Luxo, procurando dar mais “brilho ao réveillon, rompendo paradigmas e oferecendo aos hóspedes, condóminos e visitantes, um produto de excelência e qualidade comprovada” diz uma nota do resort que cita Carlos Higgie, gerente geral do Bahia Plaza.
A área de circulação para o evento está preparado para receber 1.400 pessoas, com pista de dança, lounges, vila, quiosques, comes e bebes, sem esquecer segurança e conforto para as crianças.
Para o período festivo de ano novo, o resort criou um pacote de sete dias, com pequeno-almoço, almoço e jantar, festa do Simplesmente Luxo e bebidas durante as refeições que podem ser água, cerveja, refrigerantes, sumos ou caipirinha, com o valor de 6.300 reais por quarto para duas pessoas.O hotel que abriu em 2006, oferece 95 quartos e seis suites, todas com minibar, telefone, TV por cabo e ar-condicionado. Os clientes usufruem ainda de room service 24 horas, lavandaria e cofre e Internet banda larga gratuita.
Criada a Lufthansa Italia
Os americanos seriam os turistas mais irritantes
domingo, 23 de novembro de 2008
Melhor Setembro desde 2001 para Hotéis do Rio
sábado, 22 de novembro de 2008
Portugueses esgotam vôos para Salvador
Brasil aposta na BTL
“A aposta do Brasil neste novo stand tem como base a união da arquitectura e do design para mostrar ao mundo toda a diversidade cultural e natural do país. A parte central do projecto, com seis metros de altura, é inspirada nas linhas das montanhas do Rio de Janeiro e serve como apoio para todo o espaço”, segundo um comunicado do Turismo brasileiro.
Segundo a Presidente da EMBRATUR, Jeanine Pires, “A nossa intenção foi criar um stand que reunisse os elementos que remetem à modernidade do Brasil: sustentabilidade ambiental, diversidade natural e cultural, e criatividade”.
O stand tem uma área de 713 metros quadrados e o elemento central do espaço inclui uma área lounge, um bar, salas de reunião modulares e adaptáveis a diferentes situações (têm capacidade para quatro pessoas até pequenos auditórios).
O lounge do bar é sensorial, onde uma projecção será efectuada em frente ao bar “e onde todos presentes poderão sentir e ouvir o Brasil através de sons e imagens: o mar, um mergulho, os rios, a floresta, os pássaros”, explica a EMBRATOUR.
Existirá ainda um elemento multi-média com touch screen, com todas as informações sobre o país, onde num puff com acesso a auriculares e a um LCD possibilitam ao visitante uma ‘viagem’ ao Brasil.
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Portugal investe nos brasileiros
Investimentos em Angola
Os preços exorbitantes das propriedades da capital angolana e a falta de oportunidades que não levantem quaisquer dúvidas, adiam a possibilidade da construção de um hotel de luxo pelo grupo Amorim Turismo, “se aparecer um hotel nos próximos 6 meses que tenha licença para começar a ser construído, podemos fazer um hotel de cinco estrelas [em Luanda]", adianta o responsável.
Depois de definidas as decisões internas, o grupo deverá avançar para o território angolano, onde vai apostar, para já, em hotéis económicos, situados em cidades com algum movimento, como Benguela, Lobito, Soyo, Malange, entre outras. “Estamos a estudar mais do que um projecto”, sustenta Jorge Armindo.
Os projectos de unidades hoteleiras previstos serão de 40 quartos, os quais poderão aumentar sem nenhuma restrição. As construções serão rápidas e seguras, ajustadas a um clima tropical e com os serviços e preços adequados ao mercado local. Ainda sem parcerias definidas, o CEO da Amorim Turismo afirmou a criação de uma ‘holding’ para os hotéis económicos e de uma sociedade de serviços, que será a entidade gestora dos hotéis de topo na região.
projetos ecônomicos solidários em Turismo
As propostas devem contemplar uma das 26 regiões turísticas indicadas no edital e selecionadas entre os 65 destinos priorizados pelo Plano Nacional de Turismo 2007-2010.
Cada proposta poderá apresentar um valor igual ou superior a R$ 500 mil. Seis projetos devem receber apoio, totalizando R$ 3 milhões. O prazo de entrega termina no dia 1º de dezembro. O resultado deve ser divulgado no dia 28 de janeiro de 2009.
Podem participar do processo seletivo instituições sem fins lucrativos, entidades da administração pública direta e indireta dos estados, municípios, do Distrito Federal ou de ICT (Instituição Científica e Tecnológica).
O melhor portugués de Salvador
Italia, França Espanha são prioritários para a Embratur
Na BTC (Borsa del Turismo Congressuale ed Incentive), o Brasil apresenta-se como um destino de excelência para a realização de congressos, eventos e viagens de incentivo. A feira, uma das principais do setor de negócios e eventos da Europa, ocorre em Roma até a próxima terça-feira. O evento promove encontros pré-agendados entre expositores e compradores, além de ser uma vitrine para a avaliação das novas tendências e demandas do mercado.
No SITV (Salon Internacional du Tourisme et des Voyages) foram apresentados novos roteiros turísticos brasileiros, além produtos já consolidados. A feira ocorreu na cidade francesa de Colmar até o último domingo. O foco da SITV foi a promoção de novas idéias para as estações do ano subseqüentes ao evento.
Desconfiança británica
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Rede Marriott quer investir no Brasil
Presente no Brasil há 11 anos, a Marriott (www.marriott.com.br) vê no País oportunidade para ampliar seu portfólio e contratou uma consultoria hoteleira, a HTL, especializada em identificar possíveis parceiros. Atualmente, a Marriott conta com quatro propriedades, três em São Paulo - Renaissance São Paulo Hotel, Marriott Executive Apartments e São Paulo Airport Marriott Hotel - e uma no Rio de Janeiro - JW Marriott Hotel Rio de Janeiro.
Andrew Houghton, Vice-Presidente da Marriott Internacional para Brasil e Caribe e responsável pela área de desenvolvimento no Brasil, comanda a estratégia. "O Brasil tem se mostrado um excelente mercado para a hotelaria. Com uma economia estável e figurando entre os países do BRIC, há bastante espaço para a Marriott crescer", comenta o executivo. Além de Andrew, a Marriott conta ainda com um time de Desenvolvimento em Washington, que está sempre em busca de oportunidades no Brasil e no mundo.
Seguindo a estratégia global da rede de estabelecer hotéis full service nas principais cidades e depois investir em hotéis upper moderate em cidades secundárias com a bandeira Courtyard, a maior oportunidade para a Marriott no Brasil seria com esta marca. "Hoje, a Marriott tem apenas hotéis full service no Brasil e o Courtyard inauguraria uma nova fatia para a rede", afirma o Country Manager da Marriott Brasil, Gonzalo Aguilar.
Com mais de três mil hotéis no mundo, a Marriott segue o modelo de operar hotéis de seus investidores.
Fonte: Gaspar Comunicação
Projeto Excelência em Turismo
Promover o aprimoramento dos serviços turísticos brasileiros oferecidos ao turista estrangeiro. Este é o objetivo do projeto "Excelência em Turismo: Aprendendo com as Melhores Experiências Internacionais" que realiza, entre os dias 11 e 20 de outubro, viagens técnicas para Portugal e Estados Unidos. O projeto é promovido pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).
Em 2008 o projeto "Excelência em Turismo", que utiliza a técnica de benchmarking, entra em sua terceira edição com o propósito de proporcionar a empresários e prestadores de serviços do setor turístico brasileiro a oportunidade de conhecer práticas internacionais reconhecidas pela excelência turística.
O objetivo é fazer com que os conhecimentos adquiridos durante a viagem sejam repassados a outros empresários e utilizados para incrementar a qualidade e eficiência dos serviços oferecidos ao turista estrangeiro no Brasil.
Portugal: De olho nas boas referências relacionadas ao turismo cultural e rural, doze profissionais brasileiros das áreas de receptivo, hospedagem e alimentação, dedicados a estes segmentos, visitam a região do Vale do Douro até o dia 20 de outubro. O grupo é formado por empresários dos Estados do Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A delegação tem como base a Cidade do Porto, no Norte do país. História, gastronomia, arquitetura medieval e, claro, as caves de vinho, são os pontos fortes do local. "A região escolhida para a viagem técnica apresenta uma característica marcante: o desenvolvimento do segmento do turismo cultural na área rural", explica a gerente de Apoio à Comercialização da Embratur, Karem Basulto.
A região desenvolve atividades e produtos que, aliados, oferecem um turismo moderno e fiel à qualidade, à busca da sustentabilidade e de novos conceitos de vivências e experiências. O roteiro prevê visitas às cidades de Ponte Lima, Pinhão, Lamego, Pocinho, Marialva, Alijo, Favaios, Mesão Frio, Régua e Guimarães.
O grupo visitará meios de hospedagem, como a pousada Poço de Calheiros, em Ponte de Lima, que guarda as características das casas dos antigos nobres da região, e a Quinta da Pacheca, localizada em Lamego, uma das primeiras propriedades a engarrafar vinhos com sua própria marca.
Boas práticas também serão conhecidas por meio da Associação dos Produtores do Vinho do Porto, que funciona como uma central de reservas, oferecendo atividades como hospedagem, refeições típicas, visitas às quintas para degustação e compra de vinhos e passeios de barco e de trem, entre outros.
Estados Unidos: Já a viagem técnica para os Estados Unidos, atualmente o terceiro país mais visitado do mundo, acontece entre 11 e 18 de outubro A delegação, formada por dez operadores brasileiros de Alagoas, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, visita empresas e entidades do turismo em Nova York, onde modelos de excelência em gestão e experiências bem-sucedidas na utilização da tecnologia como ferramenta no turismo possam ser observados.
O grupo manterá encontros com diversas entidades representativas do mercado turístico norte-americano, entre elas a TIA (Travel Industry Association), a Ustoa (US Tour Operators Association; a Asta (American Society of Travel Agents) e a NTA (The National Tour Association).
Também estão previstas visitas a operadoras de turismo como a Travelocity, pioneira na área de e-commerce para o turismo, a Apple Vacations, que oferece pacotes do tipo "all-inclusive", a Club ABC Tours que se destaca por oferecer pacotes de luxo para cerca de 125 cidades em 30 países e a Tauck World Discovery, empresa líder em pacotes acompanhados por guias.
Fonte: Ass. Com. Embratur
Janine Pires afirma que crise não afetará o Brasil
Jeanine Pires, presidente da Embratur, Sávio Neves, presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Associação Comercial e Paulo Senise, diretor executivo do Rio CVB
Depois de afirmar que o Brasil tem no exterior a melhor imagem dos últimos anos, a presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Jeanine Pires, disse hoje (15/10) que a recessão economica mundial não afetará o turismo do Brasil a curto prazo.
"Se não acontecer nenhum fato novo no cenário internacional, a nossa expectativa é de que a temporada de férias de verão seja beneficiada pela melhor cotação do dólar, que deve atrair mais o turista sul-americano. Da mesma forma que o turismo doméstico será beneficiado já que muitos brasileiros deixarão de viajar para o exterior".
Na sua opinião nem mesmo o número de turistas procedentes dos Estados Unidos deve diminuir "já que o perfil destes turistas é nas classes alta e média alta que juntos representam 75% do total deste destino emissos". Ela lembra que da Argentina o fluxo de turistas deve ser o maior das últimas temporadas beneficiados pela alta do dólar.
Jeanine ressaltou porém que uma avaliação melhor da crise só poderá ser feita a partir do início de 2009. A presidente da Embratur confirmou ainda que após o lançamento da campanha Brasil Sensacional, no próximo dia 20, em Lima, Santiago e Buenos Aires serão os próximos alvos da campanha até o final deste mês. No total serão 12 países até junho de 2009.
Para Jeanine, o número de turistas internacionais em 2009 deve sofrer um crescimento pequeno, de no máximo, 0,5%. "O importante não é o crescimento do número de turistas, mas sim aumentar o volume de receitas e divisas que o turismo internacional gera para o país e que até agosto registraram um crescimento de 14,5% em comparação a 2007", explicou.
A dirigente foi homenageada com um almoço pela Associação Comercial do Rio de Janeiro num evento para 150 convidados, entre empresários e representantes do trade. O evento aconteceu na sede da entidade sendo recepcionada pelo vice-presidente da Associação Comercial , José Luiz Alquerez, que lhe entregou um diploma pelas suas realizações no turismo e por Sávio Neves, presidente da Câmara Empresarial de Turismo Pró-Rio.
Prestigiram o evento os presidentes da ABIH Nacional, Álvaro Bezerra de Mello, da Bito, Roberto Dultra, da Abav-RJ, Luiz Strauss, da Turisrio, Nilo Sérgio Felix, do SindRio, Alexandre Sampaio, da Abeoc-RJ, Beatriz Lemgruber, do Caminho Aéreo Pão de Açúcar, Maria Ercília, além do diretor executivo do Rio Convention & Visitors Bureau, Paulo Senise, entre outros.
Fonte: Mercado e Eventos
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Angola investe em Turismo
Pedro Mutindi, ministro da Hotelaria e Turismo de Angola, reivindicou maior empenho por parte dos quadros do sector que dirige para que o governo possa atingir os objectivos a que se propôs na área.O novo ministro declarou na primeira reunião do Conselho de Direcção do Ministério da Hotelaria e Turismo (Minhotur), que o turismo, que actualmente proporciona mais de setenta e dois mil postos de trabalho, é um dos sectores que o governo pretende dinamizar para gerar maiores receitas para o país, tendo em conta que o sector hoteleiro e turístico apresentou proveitos de cerca de 250 milhões de euros em 2007.
Actualmente, já estão em fase de construção cerca de 2000 quartos de hotel em Luanda e mais 800 e um novo hotel em Benguela. A isto não será alheio o facto de em 2010 se realizar em Angola o Campeonato Africano das Nações, que se espera que aumente o volume de turistas a acorrer ao país.
Além disto, está também projectado um novo hotel para o distrito de Kambambe, gerando 100 empregos na região. A nova unidade hoteleira, de 40 quartos, num investimento privado de cerca de 1,5 milhões de euros, ficará situada no Alto Dondo e espera-se a sua conclusão no segundo semestre de 2010.
Os turistas não se preocupam com o Meio Ambiente
O director da TUI Travel no Reino Unido e Irlanda, Dermot Blastland, também falou da questão ambiental, assentindo que é importante a cooperação entre empresas e que as políticas ambientais também são boas para o negócio, pois a sua empresa “poupou centenas de milhares de euros” em recursos por ter poupado energia.
Fonte: Publituris
A Bahia em Lisboa e Porto
IMB organizará a Conferéncia Brasileira de Investimentos em Hospitalidadde em 2009
A Conferência Brasileira de Investimentos em Hospitalidade ganhará novo organizador no ano que vem. O Instituto Marca Brasil (www.marcabrasil.org.br), uma OSCIP que atua junto a empresas privadas e órgãos públicos na geração do reconhecimento e valorização do potencial turístico, cultural e econômico do Brasil, será a entidade responsável pela organização do evento em 2009. O anúncio foi feito na última quarta-feira (dia 8 de outubro) durante a décima segunda edição da conferência que terminou ontem, em São Paulo, pelo presidente da BSH Internacional, o realizador do evento, José Ernesto Marino. Marino também agradeceu pela parceria do IMB que, neste ano, concretizou a ação de vinda dos investidores internacionais espanhóis.
O evento, que é considerado a maior conferência de negócios de imobiliário turístico, hotéis e resorts da América do Sul, reúne representantes governamentais de diversos estados brasileiros, empreendedores do mercado imobiliário turístico, e mais de 30 investidores da Espanha interessados em oportunidades do setor no País. O presidente do Instituto Marca Brasil, José Zuquim, agradeceu pela parceria do Ministério do Turismo para consolidar essa ação e afirma que o mercado imobiliário turístico cresce cada vez mais no Brasil e vem atraindo muitos investimentos nacionais e estrangeiros. "À medida que o turismo bate recordes de crescimento, o interesse pelo mercado de imobiliário turístico também aumenta. Há investimentos de alguns grupos na casa de bilhões, o que mostra que o País vai se tornar cada vez mais procurado pelos turistas de outros países", explica. De acordo com Zuquim, nos próximos anos, os investimentos no setor chegarão a 5 bilhões de reais.
Daniela Bitencourt, diretora-superintendente do IMB, explica que os portugueses e espanhóis já vêm desenvolvendo projetos à beira-mar nas praias nordestinas para atender os turistas europeus com seus hotéis, condo-hotéis, resorts e residências para segunda moradia. "A tendência é que esse tipo de investimento cresça ainda mais e o IMB certamente tem as ferramentas e o conhecimento para promover uma aproximação ainda maior entre representantes governamentais dos Estados, empreendedores do mercado imobiliário turístico e investidores estrangeiros por meio da organização da Conferência no ano que vem", conclui.
A Conferência Brasileira de Investimentos em Hospitalidade foi criada em 1997 e organizada em todas as suas edições pela BSH International, consultoria de investimentos especializada em hotelaria e imobiliário turístico na América do Sul.
Mais informações:
Marca Brasil
Telefone: (51) 3330-6927
Fonte: Ass. Imprensa Instituto Marca Brasil |
Brasil se promove na Holanda
O Brasil está intensificando as ações de promoção turística em novos mercados. O foco desta estratégia está na Europa, mais especificamente na Holanda e nos países escandinavos, onde o Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), realizará até o fim de novembro, roadshows inéditos sobre o Brasil.
Na Holanda, país que passou a ser considerado de alta prioridade pela Embratur recentemente, quando o Plano Aquarela foi atualizado para o período 2008-2010, o 1º roadshow do Brasil começou na última segunda-feira e vai até o dia 14 de outubro. O encontro reunirá cerca de 280 agentes de viagens das cidades de Eindhoven, Nijmegen, Rotterdam, Amsterdam e Zwolle.
Para o executivo do Escritório Brasileiro de Turismo para Novos Mercados, Enzo Avezum, os roadshows trazem resultados bastante expressivos nos mercados internacionais que ainda não receberam grande divulgação do Brasil. "Durante as apresentações, ressaltamos a diversidade de segmentos turísticos encontrados no País. Com tantos detalhes, os profissionais saem mais estimulados a vender o Brasil", explica o executivo.
Dados da Embratur revelam que a Holanda ocupa o 12º lugar entre os países que mais enviaram turistas ao Brasil em 2007: foram 83.554 visitantes. De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional - 2006 a principal motivação para o turista holandês vir ao Brasil foi lazer (49,4%), seguida por visitas a amigos e parentes (23,8%). Aqueles que viajaram a lazer buscaram os segmentos de Sol e Praia (47,3%), e os destinos mais procurados foram Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu.