quarta-feira, 11 de março de 2009

18ª BNTM

De 23 a 26 de Abril vai-se realizar, em Fortaleza, a próxima Brazil National Tourism Mart – BNTM e, segundo a Comissão de Turismo Integrado do Nordeste, “o cenário não poderia ser melhor”. Com um crescimento de 20 por cento nas viagens pelo Brasil, entre os meses de Janeiro e Fevereiro últimos, comparado ao mesmo período do ano passado, “o optimismo é veiculado nas declarações do ministro do Turismo, Luiz Barretto, que afirmou que a crise financeira não atingiu o turismo nacional e que o mercado de viagens interno beneficia do facto do Brasil estar mais competitivo, desde Outubro de 2008”, adianta a CTI Nordeste.



A comissão estima que a edição deste ano da BNTM venha a movimentar 214 milhões de dólares (perto de 170 milhões de euros) e seis mil reuniões de negócios. Segundo a CTI Nordeste, “são esperados 600 operadores internacionais, os buyers, cerca de 43 por cento a mais do que o ano passado e 400 fornecedores do mercado nacional como hotéis, operadoras, locadoras e agências de viagens, os suppliers”.



Para a presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Jeanine Pires, a BNTM é uma iniciativa ajustada com a política promocional do destino Brasil. “Com foco na diversidade, realizámos no ano passado, em parceria com a CTI/NE, uma campanha publicitária – exclusivamente com destinos nordestinos – em Portugal e na Itália. E a veiculação do Nordeste no exterior continua este ano, em 12 países, com a campanha Brasil Sensacional e em outras acções promocionais que fazem parte da extensa agenda comercial da Embratur”. E, nesse contexto, conforme Jeanine Pires, “a BNTM cumpre um papel importante, o de aproximar operadores internacionais e o trade nordestino, incentivando a conclusão de negócios e potencializando as várias acções de promoção turística no exterior coordenadas pela Embratur em parceria com os estados”.