sexta-feira, 27 de março de 2009

As melhores praias


O Brasil tem nove das 13 melhores praias da América do Sul, diz um artigo da edição de Abril da "Conde Nast Traveler" dedicado às praias daquela região, no qual destaca praias como a do Espelho, em Trancoso, na Bahia, Lagoa Azul, Praia do Dentista e Lopes Mendes, próximas de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.





Intitulado “The Great South American Beach Finder” ("o grande descobrimento das praias da América do Sul”), o artigo recomenda 13 praias na na Argentina e no Uruguai, além do Brasil.
Entre as melhores nove praias no Brasil, está a Praia de Sibaúma, próxima de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte.
“Esta não é uma praia do imaginário típico tropical”, adverte o artigo, referindo que, no entanto, a sua limpeza (só com uma mão cheia de algas saídas do mar), a ausência de turistas, a ausência de desenvolvimento turístico e a proximidade a um “santurário de tartarugas” tornam-na num paraíso diferente.
“Sibaúma é um vilarejo originado de um antigo quilombo, que guarda suas tradições e o espírito guerreiro de seu povo”, escreve o site www.pipa.com.br, que refere que a pesca “é uma das principais actividades, mas o turismo já está chegando ao local, que já tem algumas pousadas, bares e barracas de praia muito simpáticas”, que servem peixes e camarões acompanhados de água de coco ou cerveja.
A praia permite fazer surf e, na foz do rio Catú, que separa o município de Tibau do Sul do de Canguaretama, quando a maré baixa é possível estender-se ao sol e gozar da união da água doce com a salgada. Nesta altura também é possível atravessar o rio a pé.
As praias dos Nativos e do Espelho, em Trancoso, no sul da Bahia, são referências na "Conde Nast Traveler", a primeira pelo ambiente hippy em que se integra e pela excelência para a prática de desportos náuticos e a segunda pela sua beleza.
Também as praias da Lagoa Azul, do Dentista e Lopes Mendes, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, ganham referência pela sua beleza, a oferta para a prática de desportos náuticos e a oferta de animação e lazer que aí se encontra.
O estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil, também conta com referências, às praias do Siriú, da Ferrugem e do Rosa, próximas do município de Garopaba, pela sua beleza e oferta.
O estado de Santa Catarina dispõe de 561 quilómetros de costa, com enseadas, costões e inúmeras praias, algumas das quais são ponto de paragem obrigatório para surfistas e recebem provas de surf, incluindo etapas do Campeonato Mundial de Surf.
A praia da Ferrugem é uma das mais badaladas para o surf e para animação, enquanto as do Rosa e do Siriú são mais recatadas.
A praia do Rosa, que costuma receber provas de surf, é escolhida pelas baleias francas, entre Agosto e Novembro, para terem as suas crias, enquanto a do Siriú, integrada no Parque Nacional da Serra do Tabuleiro, é outro paraíso para surfar.
Na Argentina, o artigo elege as praias da Patagónia, essencialmente para observação da vida selvagem, nomeadamente a reserva de Punta Tombo, com mais de meio milhão de pinguins, Punta Ninfas, com os elefantes-marinhos e orcas, e Playa la Vicera, em Puerto Madryn, com baleias, leões-marinhos e pinguins.
No Uruguai, o artigo elege Playa Brava, próxima da cidade de Jose Ignacio, pela animação que oferece.
Fonte: PressTur