quarta-feira, 11 de março de 2009

Brasil sobe no ranking de Turismo

O Fórum Econômico Mundial divulgou nesta quarta-feira (04/03) a terceira edição do Relatório de Competitividade em Viagens & Turismo. Dos 133 países analisados, o Brasil foi classificado em 45º lugar, subindo quatro posições em relação 2008.

Segundo o estudo, no que diz respeito à competitividade e atratividade turística, o País está posicionado em primeiro lugar na América do Sul, em segundo na América Latina e em quinto no ranking das Américas, depois de Canadá, Estados Unidos, Barbados e Costa Rica.

"O resultado é animador e mostra que estamos no caminho certo. A Copa do Mundo de 2014 vai antecipar os investimentos em infra-estrutura, o que deve melhorar ainda mais a posição do Brasil no ranking nos próximos anos", afirmou o Ministro do Turismo, Luiz Barretto.

Meio ambiente e cultura também foram responsáveis pela boa performance do Brasil no ranking dos países: foi classificado em segundo lugar no que diz respeito a recursos naturais e 14º em recursos culturais. No item "Recursos Culturais, Naturais e Humanos", ocupa a quarta posição noranking geral.

Para a presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Jeanine Pires, "o resultado mostra que o Brasil se consolida como um dos países emergentes no mercado turístico global e reafirma a nossa posição de liderança na América do Sul".

O relatório, intitulado "Managing in a time of turbulence" (Gestão em tempo de turbulência), combina dados de fontes públicas, instituições e especialistas em viagens e turismo internacional, além de resultados de uma pesquisa de opinião com CEO’s e com os principais líderes econômicos dos países pesquisados.

Os itens analisados para o ranking foram:

1.Regras e regulamentações;
2. Sustentabilidade ambiental;
3. Segurança e bem-estar;
4.Saúde e higiene;
5.Prioridade dada ao setor de viagens e turismo;
6.Infra-estrutura de transporte aéreo;
7.Infra-estrutura de transporte terrestre; 8.Infra-estrutura para o turismo;
9.Infra-estrutura de tecnologia de informações e comunicações;
10.Competitividade de preços;
11. Capital humano;
12.Afinidade com viagens e turismo;
13.Recursos naturais;
14.Recursos culturais.


Fonte: Ass. Comunicação Embratur