quarta-feira, 11 de março de 2009

CTI NOrdeste muda Diretoria

O secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, foi eleito, ontem, presidente da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE) para o biénio 2009/2011, sucedendo a Virgínio Loureiro, secretário de Turismo de Alagoas.





“Forte promoção” do nordeste brasileiro, tanto internamente como no estrangeiro, apoio aos estados integrantes na elaboração de planos e projectos a apresentar ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para contratação do Prodetur Nacional e “levar a efeito a malha aérea regional, factor fundamental para consolidação do destino turístico Nordeste”, foram as prioridades anunciadas por Bismark Maia.
A CTI – NE, fundada em 1971, “é um órgão executivo que aglutina órgãos oficiais de turismo dos nove estados do Nordeste brasileiro, além de prefeituras municipais e municípios turísticos” e tem por missão “promover e tornar ainda mais atraente o destino Nordeste”.
A eleição de Bismark Maia realizou-se ontem e como ele foram eleitos Fernando Fernandes de Oliveira, Secretário do Turismo do Rio Grande do Norte (RN), para a 1ª vice-presidência, e Rodrigo Freire de Carvalho Silva, director presidente da Empresa Paraibana de Turismo, para a 2ª vice-presidência.
Uma das acções da CTI Nordeste mais destacadas é a realização da BNTM - Brazil National Tourism Mart, que este ano se realiza precisamente em Fortaleza, capital do Ceará, entre 23 e 26 de Abril.
A estimativa avançada pela CTI Nordeste é de que a BNTM reúna este ano em Fortaleza 600 operadores internacionais (compradores), mais cerca de 43% que em 2008, e 400 fornecedores do mercado brasileiro, designadamente hotéis, operadores turísticos, rent-a-car e agências de viagens.
A CTI Nordeste antecipa ainda que o evento gere um volume de negócios de 214 milhões de dólares e que entre fornecedores e compradores que participam no evento se realizem seis mil reuniões de negócios.