quarta-feira, 11 de março de 2009

Dados da Anac

A TAM reforçou a liderança em Fevereiro, com um aumento do tráfego doméstico e internacional em 3,8%, quando o conjunto das companhias aéreas brasileiras teve uma queda média em 4%, com reduções de 0,6% nos voos domésticos e de 11% nos internacionais, de acordo com os dados divulgados ontem pela ANAC, autoridade aeronáutica do Brasil.
A TAM, membro da Star Alliance e que tem code-share com a TAP em várias rotas, cresceu em Fevereiro pelo aumento do tráfego (em passageiros quilómetros) internacional em 12,6%, porque no doméstico teve uma queda em 1,9%.
A queda no doméstico, superior à descida média do mercado, acarretou para a TAM uma diminuição da quota de mercado em 0,63 pontos, para 49,8%, mas que foi largamente compensada por um aumento em 17,89 pontos, para 85,1% no internacional, permitindo-lhe no conjunto das operações ter um ganho de 4,6 pontos, para 60,6% de todo o tráfego “voado” em companhias brasileiras.
O seu mais directo concorrente, o grupo GOL (companhias Gol e VRG), pelo contrário, teve uma queda da quota de mercado em 6,02 pontos, para 32,4%, com quedas de 1,95 pontos nos voos domésticos, para 40,2%, e de 16,23 pontos no internacional, para 14,7%.
Em conjunto, TAM e grupo GOL representaram 93% do tráfego transportado por companhias brasileiras em Fevereiro, menos 1,43 pontos que no mês homólogo de 2008, tendo 90% nos voos domésticos, -2,59 pontos que um ano antes, e 99,8% nos voos internacionais, mais 1,66 pontos que em 2008.
A descida da quota de mercado dos dois “gigantes” da aviação brasileira nos voos domésticos deu-se, em primeiro lugar, pela subida da Webjet, que ganhou 2,23 pontos, para 3,7%, e a entrada no mercado da nova companhia aérea, a Azul, que atingiu 1,7%.
Entre as maiores “perdedoras” no mercado doméstico conta-se a Oceanair, que baixou a quota de mercado de 3,96% para 2,67%.
De acordo com os dados da ANAC para os dois primeiros meses de 2009, a TAM tem neste período 59,9% do total de tráfego das companhias aéreas brasileiras, mais 4,79 pontos que no período homólogo de 2008, com ganhos de 0,29 pontos nos voos domésticos, para 49,64%, e de 17,63 pontos nos internacionais, para 84,8%.
A TAM cresceu 9,2% nestes dois primeiros meses de 2009, enquanto o aumento médio do tráfego do conjunto das companhias brasileiras foi de 0,4%.
O grupo GOL/VRG, com uma queda em 14,3%, foi o que mais penalizou a média e tem no conjunto das operações uma descida da quota de mercado em 5,72 pontos, para 33,2%, com quedas de 2,1 pontos, para 40,7%, nos voos domésticos e de 15,8 pontos, para 14,96%, nos internacionais.
Nestes dois meses, a Webjet, com um crescimento em 181,7% no tráfego doméstico, é a que mais quota de mercado ganha neste segmento, subindo para 4,1%, seguida na Azul, que atingiu 1,3%.
A Oceanair, depois do grupo VRG/Gol, é a que mais baixa a participação de mercado, perdendo 1,74 pontos, para 2,6%.
TAM e grupo GOL, em conjunto, têm nos primeiros dois meses deste ano 93,1% do tráfego total (-0,93 pontos que no período homólogo de 2008), com 90,3% nos voos domésticos (-1,81 pontos) e 99,7% nos internacionais (+1,83 pontos).
Fonte: PressTur