sexta-feira, 27 de março de 2009

Projeto Turismo de Aventura Seguro

Estimular o consumidor do Turismo de Aventura a procurar empresas sérias e mobilizar o mercado sobre a importância das normas técnicas, qualificação profissional e certificação dentro do segmento. Esse é o objetivo da Campanha do Consumo Consciente de Turismo de Aventura, uma ação do programa Aventura Segura do Ministério do Turismo (MTur), que agora contará com a parceria da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) na disseminação da prática segura de atividades de aventura entre seus associados.

A parceria entre a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), executora do programa Aventura Segura junto ao MTur, e a Braztoa será oficializada, no dia 26 de março, durante o 31° Encontro Comercial Braztoa, em São Paulo.

"Ao estimular e divulgar o consumo consciente, seguro e de qualidade, uma parceria como essa só contribui para que o Brasil se consolide como destino de aventura por meio da qualificação dos profissionais e da oferta de um produto seguro e de qualidade", declara o coordenador geral de Qualificação e Certificação do MTur, Luciano Paixão.

Segundo o presidente da Abeta, Jean-Claude Razel, as operadoras associadas à Braztoa respondem por aproximadamente 80% do fluxo turístico nacional. Para ele, "a disseminação das melhores práticas e das melhores empresas referentes ao segmento de aventura é uma grande conquista para o mercado e principalmente para o consumidor final. Queremos difundir a cultura do Turismo de Aventura com qualidade e segurança e esta parceria é essencial", comenta.

Com a parceria, as operadoras de turismo associadas à Braztoa, deverão divulgar a campanha entre seus fornecedores e utilizar as Normas Técnicas de Turismo de Aventura e os mandamentos da Campanha do Consumo Consciente como critérios de seleção de fornecedores. Assim, as operadoras poderão aprimorar seus produtos e serviços, reduzir o risco de acidentes e incidentes nas operações e, ainda, contar com fornecedores qualificados e com o reconhecimento de empresa consciente.
Fonte: BRAZTOA