sexta-feira, 3 de julho de 2009

2009OMT: Turismo internacional cai 8% entre Janeiro e Abril

À margem da realização da IX Conferência Ibero-Americana de Ministros do Turismo, que decorreu até ontem, no Estoril, um responsável da Organização Mundial de Turismo anunciou os dados relativos ao Barómetro Internacional de Turismo, que concluem que entre Janeiro e Abril de 2009, a actividade turística caiu cerca de 8%.

Os destinos mundiais totalizaram 247 milhões de turistas nesses quatro meses, valores inferiores aos 269 milhões registados no mesmo período em 2008. Com base nestes dados iniciais, a OMT perspectiva para o resto do ano que esta tendência negativa pode reduzir-se “com uma pequena recuperação com um decréscimo de 5%”.

A nível local, a Europa registou uma diminuição de cerca de 10% nas chegadas de turistas nos primeiros quatro meses do ano. No mesmo período, as Américas, a Ásia e o Pacífico também registaram quebras de 5 e 6%, respectivamente. O Médio Oriente foi a região que teve uma diminuição mais acentuada com menos 18%, contrariamente aos valores apresentados pelos países africanos que foram os únicos que registaram crescimento, com cerca de 3%.

O representante da OMT defendeu que “o turismo não está em crise absoluta, não é uma crise do turismo, é uma crise financeira” e que este pode ser um veículo para a reactivação económica, opinião partilhada pelos governantes dos 17 países participantes da conferência.

Fonte: Ambitur
Por Raquel Relvas Neto