sexta-feira, 3 de julho de 2009

Turismo Náutico estreia no Salão de Turismo 2009


Foto: Sérgio Amaral/MTur

O Turismo Náutico, que movimentou mais de US$ 356 milhões em 2008 somente com cruzeiros marítimos, entrou definitivamente para o Salão do Turismo – Roteiros do Brasil.

Pela primeira vez, empresas do segmento participam da Rodada de Negócios e o tema é assunto de mesas de debate no Núcleo do Conhecimento.

Modelos de embarcações de passeio, concebidos dentro de normas técnicas oficiais, também estão expostos à visitação, no estande Viaje Legal. A quarta edição do evento acontece até o próximo domingo (05), no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP).

No Núcleo do Conhecimento, o assunto entrou em pauta na mesa “Turismo Náutico e de Sol e Praia no Brasil: práticas e desafios”. Sustentabilidade, infraestrutura portuária e políticas públicas foram a base das discussões que reuniram representantes dos Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente e de entidades de certificação e empresarial.

O presidente da Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar), Ricardo Amaral, apresentou estatísticas do setor e comentou o potencial de crescimento da atividade no Brasil.

Segundo ele, aproximadamente 13 milhões de pessoas viajam de navio por ano – a América do Sul representa menos de 5% desse mercado. No Brasil, 522 mil passageiros embarcaram na temporada 2008/2009.

A importância do segmento para o turismo brasileiro levou à criação do Grupo de Trabalho do Turismo Náutico, coordenado pelo Ministério do Turismo. O grupo subsidia as políticas públicas para a atividade e a regulamentação dos dispositivos da Lei Geral do Turismo relativos ao turismo praticado em vias oceânicas e fluviais.
ASCOM