sexta-feira, 3 de julho de 2009

Ministro entrega a prefeitos diagnóstico turístico das sedes da Copa de 2014


Foto: Cesar Ogata/MTur


Prefeitos das 12 capitais que vão sediar os jogos da Copa do Mundo em 2014 receberam nesta quinta-feira (02) do ministro do Turismo, Luiz Barretto, a Proposta Estratégica de Organização Turística Copa do Mundo 2014.

O estudo traça um diagnóstico da infraestrutura turística nessas cidades, sob vários aspectos. “Além de orientar nossas ações nos próximos anos, contribui para o planejamento das cidades-sedes as condições, no que se refere a serviços e infraestrutura”, disse o ministro.

A pesquisa – desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido do Ministério do Turismo – foi lançada durante a cerimônia de abertura do Núcleo do Conhecimento, que acontece no 4º Salão de Turismo – Roteiros do Brasil. O evento acontece no pavilhão de Exposições do Anhembi até o próximo domingo (05).

A estratégia trabalha com quatro eixos de atuação: estruturação das cidades-sede; qualificação e capacitação profissional dos serviços turísticos; captação de investimento em turismo; e promoção da imagem do Brasil no exterior.

“Estou seguro de que todas as demandas necessárias para a Copa estarão disponíveis até 2014. No que compete ao Ministério do Turismo, vamos continuar trabalhando com afinco para cobrir os gargalos que ainda restam e cumprir as exigências da FIFA”, afirmou Barretto.

Segundo ele, a palavra-chave durante os preparativos deve ser planejamento. “Temos um prazo para apresentar tudo, e ele não será alterado. Por isso vamos manter o diálogo entre todas as esferas de governo para definirmos prazos e responsabilidades”.

O diagnóstico segue alguns parâmetros do Estudo de Competitividade Turística do Ministério do Turismo, que definiu os 65 Destinos Indutores do Turismo Regional.

“Como já fazemos no Estudo de Competitividade, esse relatório será revisto anualmente para acompanharmos a evolução dessas cidades em tudo que tiver a ver com o turismo”, acrescentou o ministro.

O coordenador geral dos levantamentos, o economista da FGV Luiz Gustavo Barbosa, ressaltou que Mundial é uma grande oportunidade promocional e de desenvolvimento de vários setores do país.

O ministro também lembrou as iniciativas realizadas pelo MTur dentro dos quatro eixos de atuação deste mapa estratégico.

E citou como exemplo a negociação com instituições financeiras, nacionais e internacionais, para criar mecanismos de crédito.

“Uma das frentes já bem adiantadas é a que estamos tratando com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Pretendemos criar uma nova linha de crédito específica para as cidades-sedes, dentro do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), no valor de US$ 1 bilhão”.

Na solenidade, o ministro também lançou o site informativo do Ministério do Turismo para a Copa do Mundo: www.copa2014.turismo.gov.br
ASCOM